Dia Mundial do Ambiente 2017 BASF: energia e protecção climática

BASF: energia e protecção climática

Eficiência energética é a chave para conjugar a protecção do clima, a conservação dos recursos e as vantagens económicas.
BASF: energia e protecção climática

A alteração climática é um dos maiores desafios que a sociedade enfrenta na actualidade. A BASF está comprometida com a protecção do clima global economicamente eficiente e ecologicamente eficaz. A eficiência energética é a chave para conjugar a protecção do clima, a conservação dos recursos e as vantagens económicas. Os produtos de protecção climática da empresa vendidos em 2016 permitem que os seus clientes reduzam as emissões de gases com efeito de estufa em 540 milhões de toneladas métricas equivalentes de CO2. Os produtos da BASF estão contidos em inúmeras tecnologias para a protecção climática. Com isso, possibilitamos a eficiência energética e a protecção do clima em diversos sectores, como na indústria da construção e agrícola.

 

Isolamento de fachadas com poupança energética

 

A BASF tem várias soluções para o sector da construção: materiais de isolamento eficazes e amigos do ambiente. Há mais de 50 anos, a BASF inventou um produto clássico para isolamento eficiente, conhecido mundialmente pelo nome comercial Styropor. Com o Neopor, a BASF desenvolveu este clássico. A nova característica deste produto é a adição de partículas de grafite preto que melhoram o desempenho de isolamento até 20%. Para isolar um edifício antigo, de modo que a exigência de energia de aquecimento de 21 litros de óleo combustível por metro quadrado por ano se reduza a sete litros, é necessário menos material de isolamento do que utilizando o tradicional Styropor.

 

Poliuretanos – eficiência energética versátil

 

Graças às suas excepcionais propriedades de isolamento, os sistemas de espuma rígida de poliuretano (PU) são usados numa série de aplicações de frio e calor. Além de economizar energia e custos, a espuma rígida de PU oferece aos arquitectos liberdade criativa e espaço adicional, devido a opções de construção mais finas. Como consequência, o PU é utilizado na construção de casas em várias aplicações para telhados, paredes e pavimentos. As espumas rígidas Elastopor e Elastopir também são utilizadas como matéria-chave nos painéis sanduíche, por exemplo, como elementos de fachada e telhado, em câmaras frigoríficas e pavilhões. A espuma rígida de PU não é só uma opção ideal para frigoríficos e congeladores e para reservatórios de água quente, mas também para isolamento de tubos de aquecimento urbano.

 

Styrodur – placa de isolamento de energia eficiente

 

Foi em 1964 que a BASF começou a produzir esta placa verde isoladora Styrodur. Actualmente, o Styrodur é sinónimo para espuma rígida de poliestireno extrudido (XPS) em toda a Europa e distingue-se pela sua diversidade, robustez, menor absorção de água e maior resistência à compressão. Em 2015, nasceu a nova geração: Styrodur termicamente soldado com um único valor Lambda em toda a gama de espessuras.

 

Soluções para o sector agrícola

 

O uso de fertilizantes liberta enormes quantidades de óxido nitroso por meio da decomposição de compostos de azoto no solo. O inibidor de nitrificação da BASF assegura que os compostos de amónio, contidos nos fertilizantes, são metabolizados mais lentamente pelas bactérias no solo, resultando numa diminuição de óxido nitroso. O fertilizante fornece eficientemente nutrientes para as culturas e elas requerem fertilização com muito menos regularidade. Por isto, as soluções da empresa diminuem as emissões dos gases com efeito de estufa. O impacto nas águas subterrâneas é reduzido também pelo inibidor de nitrificação.

 

Missão

 

O objectivo da BASF é aumentar continuamente a contribuição dos seus produtos actuais para a protecção do ambiente, bem como desenvolver novos produtos e soluções. Metade dos investimentos anuais da empresa em Pesquisa e Desenvolvimento (R&D) são aplicados em inovações de produtos e processos que contribuem para a protecção do ambiente, uma vez que a BASF está profundamente comprometida com o aumento da eficiência de energia e de recursos e com a redução da emissão de gases.