É Para Exportar SISCOG exporta 97% das vendas

SISCOG exporta 97% das vendas

A SISCOG foi a primeira empresa portuguesa a exportar software. O sistema otimiza a gestão de empresas transportes. Entre os clientes internacionais incluem-se os caminhos-de-ferro do Canadá e o metro de Londres.
SISCOG exporta 97% das vendas

A SISCOG, Sistemas Cognitivos, S.A. é uma empresa que desenvolve software para otimizar a gestão de empresas de transporte ferroviário e metropolitano. Fundada em 1986, a SISCOG foi a primeira empresa portuguesa exportar a software.

O primeiro cliente foram os caminhos-de-ferro holandeses, seguidos dos noruegueses, dinamarqueses e finlandeses. Mais tarde, conquistaram os suburbanos de Copenhaga e o metro de Londres e, recentemente, a Via Rail do Canadá.

O processo de internacionalização atravessou algumas dificuldades. Após experiências falhadas com fornecedores ingleses e americanos, os caminhos-de-ferro finlandeses e o metro de londres não acreditavam que a SISCOG conseguisse, por exemplo, incorporar as regras laborais no sistema ou fornecer um protótipo em apenas três meses.

Os fatores críticos de sucesso são a capacidade de otimização e a flexibilidade do software. O produto é capaz de se adaptar às necessidades do cliente e não força o cliente a adaptar-se às necessidades do produto. Por exemplo, na Noruega os maquinistas recebem um pagamento extra quando viajam contra o sol ou acima de determinada altitude, enquanto na Holanda a distribuição de trabalhos mais e menos arriscados tem de ser realizada de forma igualitária. Assim como, na Holanda o sistema é capaz de maximizar o número de lugares sentados.

Com base na informação que é recolhida da venda de bilhetes o software calcula o número de carruagens necessário. Operações complexas que seriam impossíveis de realizar manualmente. O sistema SISCOG garante ainda o planeamento dos veículos e monitoriza as operações constantemente. Em caso de atraso ou acidente, o software propõe soluções alternativas. Um trabalho exigente que obriga a SISCOG a trabalhar por turnos, 24 horas por dia, 365 dias por ano. O software é desenvolvido em inglês mas adapta-se a todas as línguas.

Futuro – exportação

O objetivo da SISCOG é entrar nos mercados norte-americano e japonês até 2019. Os produtos que vão ser vendidos nesses países são o ‘Ontime’ para a criação de horários, o ‘Fleet’ para o planeamento e gestão de veículos e o ‘Crews’ para o planeamento e gestão do trabalho de pessoas.

Adicionalmente, a SISCOG vai alargar a oferta a outros tipos de transporte, nomeadamente, ao transporte ferroviário de mercadorias e ao transporte público em autocarros. A tecnologia desenvolvida é aplicável a diferentes domínios na área de transportes.

Perguntas a… João Pavão Martins, sócio fundador e administrador 

Planear e gerir toda a rede


O que diferencia os produtos?

Os otimizadores são os únicos no mundo que conseguem, por exemplo, planear e gerir toda a complexa rede de atividades ferroviárias.

Como é desenvolvido o software?
Utilizamos várias técnicas que ampliam a capacidade de resolução de problemas como a matemática e a inteligência artificial.

Como entram nos mercados?
Respondemos a concursos internacionais e demonstramos os produtos em feiras e conferências no exterior.

Como fidelizam os clientes?
Através de uma política de proximidade, trabalhamos na obtenção de soluções em parceria com o cliente que nos premeia comprando novos módulos.

Qual o trabalho recente mais exigente?
A rede de comboios do Canadá porque atravessa vários fusos horários.

Que desafios do futuro antecipa?
A condução ‘driverless’ ou sem condutor porque implica repensar os produtos de planeamento de veículos e pessoal.


BI da empresa

Nome e fundação: SISCOG, 1986
Produto: Software para planeamento de transportes
N.º trabalhadores: 140
Localização: Lisboa (sede) e Porto
Vendas (2016): 8 milhões €
Exportação: 97% vendas
Principais mercados: Holanda, Noruega e Dinamarca