Empresas Gazela 2017 Coimbra na liderança

Coimbra na liderança

Concelho coimbrense é o que mais se destaca, com dez empresas gazela.
Coimbra na liderança

As 87 empresas gazela na região Centro estão disseminadas pelo território, repartindo-se por 45 dos 100 municípios da região, sendo o concelho de Coimbra o que tem um maior número, com dez empresas gazela. Adicionalmente verifica-se que existem sete municípios que no seu conjunto agregam mais de um terço das empresas gazela da região centro: Marinha Grande (5), Torres Vedras (5), Viseu (5), Caldas da Rainha (4), Guarda (4), Leiria (4) e Ovar (4). Em termos sub-regionais, destacam-se os territórios correspondentes às NUTS III das regiões de Coimbra, Oeste e Aveiro com 18, 16 e 13 empresas, respectivamente.

 

Tendo em conta a classificação por agrupamentos sectoriais, verifica-se que cerca de 30% das empresas gazela desenvolvem as suas actividades no comércio e na construção, seguidas de outras actividades relacionadas com a indústria, de que são exemplo a indústria metálica, alimentar ou mecânica e electrónica. Esta estrutura era semelhante nas empresas gazela identificadas nos dois anos anteriores.

Agregando as empresas gazela por actividade económica, as conclusões são idênticas, destacando-se a indústria transformadora, o comércio e a construção. Quase um terço destas empresas desenvolve as suas actividades na indústria transformadora e, em conjunto com as actividades do comércio e da construção (14,9% em ambos os casos), representam cerca de 62% das empresas gazela da região.








pub