Ensino Superior 2017 Como escolher um curso?

Como escolher um curso?

Rita Oliveira Pelica, fundadora e Chief Energy Officer da ONYOU – Empowering & Learning Experiences dá algumas ideias.
Como escolher um curso?
Rita Oliveira Pelica, fundadora e Chief Energy Officer da ONYOU – Empowering & Learning Experiences

É um dos momentos mais críticos na vida de um jovem. O da escolha do curso superior. Não é uma decisão fácil mas que pode ser facilitada, através da utilização de estratégias de "descomplicação e foco":



1. Reflexão: O que é que me move?

Que recursos tenho à partida e que fazem de mim quem sou. Pensar quais são as minhas áreas de interesse, as minhas habilidades naturais (por ex. ter uma vertente mais artística ou matemática), as minhas competências (skills pessoais e sociais) e a minha personalidade (ser mais ou menos extrovertido).

 

2. Informação é poder! Google it…

Pesquisar sobre as áreas de interesse, ou seja "googlar" sobre esse mercado/setor, quais as tendências, enfim, perceber quais os desafios e as oportunidades existentes.

 

3. Rankings e reputação

Escolhida a área de estudo, importa definir onde. Quais são as melhores universidades? Qual é a sua imagem de marca? Como estão os rankings?

 

4. Economia da partilha e da experiência

Quem já passou pelo processo e pode contar a sua experiência? Muito simples. É perguntar ao amigo do amigo que está agora a estudar nessa universidade ou visitando as universidades e fazendo perguntas! Ir observar e ouvir os inputs de quem está "por dentro".




pub