Ensino Superior 2017 Um jurista com a marca da Católica

Um jurista com a marca da Católica

Interdisciplinaridade e “soft skills” são levados muito a sério num curso que garante 94% de emprego.
Um jurista com a marca da Católica
Manuel Fontaine, director da Faculdade de Direito da Universidade Católica Porto

Quais são os aspectos diferenciadores do vosso programa de licenciatura?

São vários: em primeiro lugar, a exigência e a valorização do mérito, que sempre foram a nossa marca. Depois, o acompanhamento personalizado de cada estudante pelos professores, um programa de transição para o ensino superior e uma avaliação contínua em cada disciplina.

 

De seguida, a aposta na internacionalização, através do International Law Programme e da promoção da mobilidade académica. De salientar, ainda, a possibilidade de realização de uma pré-especialização no 4.º ano (em Direito Privado, Criminal ou Público), bem como o empenho na vertente prática do Direito, através de disciplinas de prática processual e substantiva, da colaboração de práticos do Direito na leccionação e da realização de estágios curriculares em escritórios de advogados e outras organizações.

 

A interdisciplinaridade é levada a sério, com a oferta abundante de disciplinas opcionais de áreas científicas diversas, como a Economia, a Psicologia, a Ciência Política, e, sobretudo, a oferta de uma Dupla Licenciatura em Direito e Gestão. Finalmente é de salientar ainda o desenvolvimento das competências transversais dos estudantes.

 

De que forma é que a Faculdade trabalha a questão do desenvolvimento de competências transversais, fundamental hoje-em-dia?

Desde há vários anos que a Faculdade oferece aos estudantes de licenciatura o programa ADN do Jurista, que permite o desenvolvimento dessas "soft skills" através da frequência de disciplinas como Argumentação e Retórica ou Negociação e Tomada de Decisão e de módulos como Expressão Dramática, Comunicação Escrita ou Oficinas de Empregabilidade.

 

Um jovem licenciado em Direito arranja emprego na área em que estudou? Quanto tempo é que isso demora?

A taxa de empregabilidade dos nossos licenciados situa-se nos 94%, sendo que mais de 90% exerce actividade na área de formação. De acordo com os estudos efectuados, a maioria (70%) obtém colocação até dois meses após o início da procura.

 

A Faculdade também prepara alunos para o mercado internacional?

Sim, de facto: oferecemos, em conjunto com a licenciatura em Direito, o International Law Programme, que implica a frequência em língua inglesa de um conjunto de disciplinas ligadas ao Direito Internacional e Europeu. No fim do programa, os estudantes dominam o inglês jurídico e são capazes de enfrentar os desafios do mercado de trabalho europeu e internacional com outra confiança. Além disso, a Faculdade também promove e facilita efectivamente a frequência de programas de mobilidade académica, como o Erasmus, por um semestre ou um ano, em universidades europeias, americanas ou asiáticas.




pub