Formação de executivos Transformação digital tem um papel relevante em todas as áreas

Transformação digital tem um papel relevante em todas as áreas

A opinião de André Novais de Paula, Director de Estratégia Criativa na Directimedia Docente da pós-graduação de Marketing Digital do IPAM
A transformação digital continua a ter um grande impacto na vida das empresas e assim vai continuar. Esse impacto é positivo ou negativo de acordo com a capacidade de adaptação das empresas e dos seus profissionais. A transformação digital tem um papel relevante em todas as áreas e processos de uma empresa, permitindo que as empresas se tornem mais céleres e eficientes, ao mesmo tempo que diminuem os custos envolvidos nesses processos.

A formação contínua é por isso vital. Vejamos a área do marketing, por exemplo. Hoje em dia é difícil ver um anúncio de emprego para a área do marketing que não peça competências específicas em marketing digital. A evolução nesta área tem sido notória e cada vez há mais necessidade de profissionais bem formados e com competências em digital. À medida que o mercado amadurece e ganha experiência, vai havendo uma maior especialização em relação aos meios e ferramentas utilizadas. Quando falamos em marketing digital, na realidade estamos a generalizar. Hoje em dia há profissionais dedicados a áreas específicas (ou mesmo muito específicas) tais como angariação, conversão, e-mail marketing, gestão de comunidade, SEO, SEM, "inbound" marketing, marketing de vídeo, e-commerce, etc. O marketing digital vai muito para lá das redes sociais e de ter uma página de Facebook para partilhar vídeos de gatinhos.
cotacao O marketing digital vai muito para lá das redes sociais e de ter uma página de Facebook para partilhar vídeos de gatinhos.
Felizmente, em Portugal contamos com uma oferta formativa crescente e muito interessante nesta área e todos os dias há novos profissionais de marketing a ganhar competências em marketing digital. Resta às empresas conseguir fazer a assimilação e a transição para este novo mundo. Quer isso dizer que as empresas devem esquecer todas as formas promocionais não digitais que usaram com sucesso até hoje? Não. Significa sim que devem explorar e integrar os novos meios e plataformas de modo a desenvolver novos processos de promoção que envolvam meios digitais. Além disso, cada vez faz mais sentido falar em campanhas "cross-media" à medida que as barreiras entre o mundo físico e o virtual se vão desvanecendo com as melhorias nos campos de reconhecimento de imagem, realidade aumentada e realidade virtual. Exemplo disso mesmo é o Pokémon Go e a forma como pessoas de todas as idades, géneros e origens adoptaram rapidamente um jogo que explorava uma nova realidade que misturava o físico e o virtual.

Temos também a sorte de viver numa época mágica, na qual contamos com teras de informação à distância do pressionar de uma tecla. Um bom profissional tem tudo o que necessita para se manter actualizado na internet. Não faltam artigos, e-books, "case studies" sobre tudo e mais alguma coisa relacionado com marketing digital. O espírito de partilha aliado às vantagens inerentes de compartilhar conhecimento para firmar credibilidade e angariar Clientes, faz com que somente não evolua quem não está interessado em aprender. Para se manter relevante, um profissional mais do que nunca tem de se manter actualizado.








pub