Importações e Exportações 2017 Janela única portuária é um factor de diferenciação

Janela única portuária é um factor de diferenciação

A plataforma é mais do que uma ferramenta de gestão dos fluxos informacionais, uma vez que sustenta toda a cadeia logística associada à entrada e à saída de mercadorias nos portos.
Janela única portuária é um factor de diferenciação

A Janela Única Portuária (JUP), que está em funcionamento nos portos portugueses há mais de 10 anos, tem sido de facto um factor de diferenciação dos portos portugueses, e das restantes autoridades ligadas à mesma, como sejam a Autoridade Aduaneira, o que tem facilitado, com grandes ganhos de eficiência, não só a componente ligada às operações portuárias dos navios que escalam os portos, como também a tramitação subsequente das mercadorias.

 

A plataforma electrónica JUP serve o seu objectivo de ser um ponto único de contacto entre portos, promovendo a normalização, simplificação e harmonização dos processos e procedimentos dos portos ao mesmo tempo que facilita o tráfego e o transporte marítimo.

 

A JUP é, assim, um caso de sucesso reconhecido um pouco por todo o mundo, sendo considerada uma vantagem competitiva e um caso de boas práticas no contexto do sistema portuário mundial, sendo já utilizada noutros países como é o caso de Cabo Verde.

 

A aposta estratégica de investimento nos sistemas de informação continua a ser uma das prioridades do sector portuário nacional, designadamente com o alargamento à Janela Única Logística (em curso), que permitirá a ligação a outros modos de transporte (ferrovia e rodovia) e às plataformas logísticas e portos secos que servem e são servidos pelos portos.




pub
pub
pub
pub