Importações e Exportações 2017 Porto de Aveiro em maré competitiva

Porto de Aveiro em maré competitiva

No centro nevrálgico do tráfego marítimo nacional, o presidente da APA está comprometido com o crescimento do porto e com a abertura dos cais a mais e maiores navios.
Porto de Aveiro em maré competitiva
Braga da Cruz, presidente da Administração do Porto de Aveiro

Que o porto de Aveiro é uma importante âncora da actividade económica da região em que se insere não há dúvidas. Braga da Cruz, presidente da Administração do Porto de Aveiro, sublinha que a geografia é um dos principais trunfos da plataforma que dá um apoio estruturante às cadeias logísticas ibéricas através da congregação de várias ligações, marítima, rodoviária e ferroviária. A atracção de novos negócios e novas empresas é uma das ambições da administração, não só para sustentar o crescimento do porto, como também o da própria economia.

 

Qual o papel diferenciador do porto de Aveiro na comunidade portuária nacional e internacional?

O porto de Aveiro distingue-se pela sua localização e pelas acessibilidades terrestres de que dispõe. Situado na região do Baixo Vouga, o ramal ferroviário do porto de Aveiro liga-o à Linha do Norte e tem acesso directo à rede de auto-estradas. Estas acessibilidades permitem uma intermodalidade com pouco "atrito" para as cadeias logísticas do noroeste peninsular. Por outro lado, as diversas empresas que asseguram a operação portuária disponibilizam aos clientes do porto uma oferta de serviços muito competitiva.

 

No ecossistema portuário nacional, o porto de Aveiro pode ser considerado um porto exportador? Ou terá outra designação?

O porto de Aveiro é, essencialmente, um porto industrial, que apoia as cadeias logísticas de grandes empresas, quer à importação quer à exportação.

 

Qual o tráfego médio anual do porto?

O ano médio do porto de Aveiro representa 4,5 milhões de toneladas de mercadorias e 1.000 escalas de navios.

 

Qual o volume de carga movimentada no primeiro trimestre de 2017? Notam alterações significativas em relação ao ano anterior?

No primeiro trimestre de 2017, foram movimentadas 1,2 milhões de toneladas, em 249 escalas de navios. A principal alteração consiste no aumento da dimensão dos navios e no crescimento do tráfego de cereais e de granéis líquidos.

 

Qual o volume de carga desembarcada e embarcada?

Em 2016, desembarcaram no porto cerca de 2,8 milhões de toneladas de mercadorias e embarcaram 1,8 milhões. No primeiro trimestre de 2017, registámos 0,4 milhões de toneladas carregadas e 0,8 milhões de descargas.

 

Quais as cargas mais movimentadas no porto de Aveiro?

As principais cargas movimentadas no porto de Aveiro pertencem à fileira florestal (pasta de papel; pellets e madeira densificada); produtos para a construção civil (cimento, clínquer e argila expandida); aços; produtos químicos com estreita ligação ao pólo químico de Estarreja; combustíveis; cereais; aços e componentes do "cluster" de produção de equipamentos de produção de energia eólica.

 

Como está a evoluir a operação do porto?

O movimento tem vindo a crescer, suportado nos granéis líquidos e nos agro-alimentares. No ano passado, foram construídos novos armazéns e foi reforçada a capacidade de trem de reboque, o que nos posicionou na rota de navios de maior dimensão.

 

Que projectos de inovação e modernização estão a ser desenvolvidos no porto de Aveiro?

O porto de Aveiro dispõe de sistemas de controlo ambiental que monitorizam a actividade desenvolvida na área portuária e asseguram uma vigilância permanente. O porto está também a investir num sistema de informação geográfico que apoie a gestão através da disponibilização de dados sobre o movimento portuário, as infra-estruturas existentes e o cadastro da área de jurisdição, associando a informação geográfica "open source" à base de dados da Autoridade Portuária, e ao sinal disponibilizado pelo Centro de Controlo de Tráfego Portuário. O porto de Aveiro está a investir num sistema de controlo de acessos, de pessoas e de viaturas, aos terminais portuários permitindo aumentar a fluidez do tráfego nas portarias da área portuária e o controlo, a cada momento, sobre quem se encontra no interior do porto.

 

Quantas pessoas emprega o porto de Aveiro?

Na APA – Administração do Porto de Aveiro trabalham cerca de 100 pessoas, metade das quais ligadas às operações portuárias e as restantes com funções de "backoffice". A estas devemos acrescentar as das empresas de estiva, agentes de navegação, rebocadores e bem assim as das autoridades marítimas e aduaneiras. No perímetro do porto, encontramos ainda os estaleiros navais e a pesca e o processamento de pescado. A simples enumeração dos sectores evidencia a importância do emprego gerado directamente pelo porto de Aveiro.




pub