Inovação e Produtividade Comissão Europeia atribuiu quatro Cátedras do Espaço Europeu da Investigação a Portugal

Comissão Europeia atribuiu quatro Cátedras do Espaço Europeu da Investigação a Portugal

A Comissão Europeia anunciou a atribuição de 13 novas Cátedras do Espaço Europeu da Investigação. Quatro serão atribuídas a Portugal, sendo que três dos projectos são no âmbito das ciências da vida e da medicina e um na área do ambiente.
Comissão Europeia atribuiu quatro Cátedras do Espaço Europeu da Investigação a Portugal

A Comissão Europeia anunciou esta sexta-feira, 13 de Fevereiro, a atribuição de 13 novas Cátedras do Espaço Europeu da Investigação (Cátedras EEI) – apoio financeiro - no valor máximo de 2,5 milhões de euros cada. De acordo com o comunicado enviado às redacções, são 13 universidades, institutos técnicos e organizações privadas da União Europeia que foram seleccionadas, quatro delas são portuguesas.

 

Os projectos portugueses seleccionados, avança Bruxelas, são coordenados pela Universidade do Minho (FoReCaSt – Modelos Oncológicos 3D in vitro), pelo Instituto de Ciências e Tecnologia (EnvMetaGen – Metagenómica Ambiental), pela Universidade de Coimbra (ERA@UC – Investigação no domínio do Envelhecimento) e pelo Instituto de Medicina Molecular (EXCELLtoINNOV - Investigação Biomédica Translacional em Imunidade e Infecção).

 

Este financiamento - proveniente do Programa Horizonte 2020 – vai "permitir que estas instituições atraiam os melhores elementos do meio académico e possam ter melhores condições para concorrer com centros de excelência noutras partes do Espaço Europeu da Investigação".

 

Carlos Moedas (na foto), Comissário Europeu responsável pela Investigação, Ciência e Inovação,  defende que para "tornarmos a investigação europeia a melhor do mundo, temos de desbloquear o seu potencial por toda a Europa".

 

"Com as novas Cátedras do Espaço Europeu da Investigação, estamos a ajudar regiões prometedoras a atrair os melhores talentos em matéria de investigação e a reforçar a respectiva posição como centros de excelência neste domínio", acrescentou em comunicado.

 

 




pub