MBA Fazer evoluir as empresas
MBA

Fazer evoluir as empresas

Formação obtida nas universidades permite pensar de forma diferente o que leva a uma melhor adaptação e gestão das organizações.
Fazer evoluir as empresas

Os programas de MBA fazem evoluir gestores e por consequência as respectivas empresas, melhorando as mesmas. Os MBA das melhores escolas viabilizam o desenvolvimento de um pensamento "estratégico e inovador", garante Rita Marques, directora executiva da área de MBA e Executive Masters da Porto Business School, dado que permitem a aquisição de um conjunto de competências interpessoais, de comunicação eficaz e de trabalho em equipa, "‘skills’ essenciais para quem precisa estar preparado para enfrentar a mudança, e os desafios que dela advêm".

 

Os programas de MBA da Porto Business School foram desenhados, no entanto, para ir mais longe, assegura a professora instigando os alunos a explorar o "desconhecido e o incerto". "Esta é também a razão pela qual a Porto Business School não conta com um corpo docente fixo, estando sempre atenta a quem melhor comunica as tendências de amanhã", conta.

 

Indagada sobre de que forma prática se aproxima na Católica Porto Business School o mundo académico do empresarial, Ana Côrte-Real responde que fundamental é "contribuir para melhorar a qualidade da gestão nestas empresas", especialmente do Norte e Centro de Portugal – consequência da parceria que a escola tem com a Associação Empresarial de Portugal, centrada nos problemas das empresas da região –, mas sem excluir o tecido empresarial do resto do país.

 

Segundo a "associate dean" da Católica Porto Business School, a escola proporciona uma formação "de nível internacional que prepare os respectivos gestores para actuarem nos mercados globais". Neste sentido, a Católica Porto Business School procura reflectir nos seus programas "os problemas e desafios que este tipo de empresas enfrenta, através dos casos utilizados, dos formatos dos programas e dos seus conteúdos programáticos".

 

Especificamente na formação de executivos da Católica Porto Business School o Strategic Leadership Hub (SLH) propõe um serviço "customizado e inovador" a todos os alunos da escola, e inseridos em todos os programas executivos: CEO – Coaching, Events and Opportunities.

 

Assim: o Career Coaching tem como principal objectivo apoiar os profissionais a pensar estrategicamente a sua carreira e o seu posicionamento no mercado de trabalho; no âmbito do Career Events, procura-se aproximar os alunos do mercado de trabalho e proporcionar o contacto directo com recrutadores, organizando-se eventos como "workshops", seminários, apresentações de empresas e momentos de recrutamento; por fim, no âmbito do Career Opportunities, o SLH assegura a divulgação personalizada de oportunidades de emprego no seio das suas empresas parceiras.