MBA Profissionais com um MBA podem ser agentes activos na evolução das empresas
MBA

Profissionais com um MBA podem ser agentes activos na evolução das empresas

Celso Santos, “business unit manager” da Randstad Professionals, acredita que os trabalhadores com um MBA podem melhorar as respectivas empresas. Estes profissionais não auferem automaticamente um ordenado mais elevado, contudo, têm competências que os fazem subir profissionalmente, esperando-se assim um salário mais alto.
Profissionais com um MBA podem ser agentes activos na evolução das empresas

De que forma um profissional com MBA pode ajudar a melhorar uma empresa?

 

Aquilo que se espera de um profissional com MBA é que este tenha adquirido um pensamento estratégico, capacidades para gerir pessoas, capacidade de utilizar eficazmente ferramentas e técnicas que suportem a tomada de decisão e solução de problemas e ser capaz de actuar como agente de mudança dentro da organização. Por isto, acredito que os profissionais com um MBA podem ser agentes activos na evolução e na melhoria da produtividade das respectivas empresas.

 

Os recursos humanos das empresas procuram hoje mais profissionais com MBA?

 

Os recursos humanos das empresas procuram profissionais com qualidades como o compromisso, a responsabilidade, o envolvimento, a adaptabilidade, a proactividade e o interesse. Ter um MBA pode significar que o profissional está mais bem preparado para os desafios das organizações, assim como ter desenvolvido mais as qualidades referidas.

 

Quais os sectores de actividade que mais procuram este tipo de profissional?

 

Considero que não podemos dizer que existem sectores de actividade que procuram mais este tipo de profissional. Julgo que a procura deste profissional normalmente está associada a empresas com uma gestão eficiente e com a preocupação de estarem preparadas para os desafios complexos, competitivos e globais dos dias de hoje. Com isto, o nível de exigência em relação aos talentos que atraem e desenvolvem tem vindo também a crescer.

 

Quem tem um MBA tem um salário mais alto do que um licenciado, por exemplo?

 

Possuir um MBA não significa ter um incremento salarial directo. No entanto, quem faz um MBA procura dotar-se de competências que lhe permitam ascender na carreira profissional, associando um salário mais elevado.

 

Pela sua experiência, recomendaria um MBA? Porquê?

 

Pela minha experiência recomendaria um MBA para quem pretende ou tem como objectivo evoluir na organização. Iniciar um MBA significa que o profissional tem de estar preparado para uma grande mudança ao nível pessoal, mas também profissional. Do lado dos profissionais, a competitividade no acesso a projectos aliciantes tem vindo a aumentar pelo que é necessário certificar ou apresentar qualidades, qualificação e vivências que os possam tornar distintos. É neste contexto que um MBA poderá fazer todo o sentido.