Mestrados e Pós-graduações 2018 Adaptar a oferta a um mercado em constante mudança

Adaptar a oferta a um mercado em constante mudança

As diferentes escolas de negócio fazem um trabalho exemplar de adaptação dos temas dos seus cursos e respectivas modalidades de acesso, para proporcionar uma educação académica adequada aos diferentes níveis de conhecimento dos formandos.
Adaptar a oferta a um mercado em constante mudança

Fornecer uma formação de excelência obriga a uma constante revisão formativa para responder aos novos desafios que surgem no mercado. A "associate dean" para a formação executiva da Católica Porto Business School, Ana Côrte-Real, diz estarem permanentemente centrados na gestão do portefólio de cursos e de actividades paralelas, "de forma a reforçar o estatuto diferenciador enquanto escola de negócios". Esse toque diferenciador é alcançado no entender desta responsável graças a uma fórmula de sucesso que consiste "na união das sinergias geradas a partir do universo Católica, à exigência e rigor oferecidos aos formandos, à integração territorial e à promoção de valores cívicos e humanos".

 

 

Importa ainda salientar que a Católica Porto Business School define o seu portefólio assente em duas lógicas distintas: um conjunto de ofertas formativas de maior estabilidade, na medida em que é o fundamental (e, até teórico) não estando preso a oportunidades momentâneas. Esta oferta é a que consideram como recorrente e que tem de estar sempre no portefólio da escola. Ela serve para preparar os "gestores de empresas". Depois, existe um portefólio que tende a ser mais técnico e conjuntural, que está muito ligado às circunstâncias e aos condicionalismos do momento e à mecânica do saber-fazer.

Nesse sentido, a Católica Porto Business School atesta que as suas pós-graduações preparam os seus participantes para os desafios do mercado actual, quer pelo tipo de cursos oferecidos quer pela actualização permanente dos seus conteúdos e ligação ao mercado.

Existe ainda uma outra preocupação relacionada com o formato das pós-graduações, no sentido de fazer um maior "match" com as necessidades das empresas, e consequentemente dos seus colaboradores.

 

 

Em resposta a um contexto em permanente mutação, a Católica Porto Business School apresenta uma oferta formativa com carácter modular. Os programas executivos que propõem oferecem uma solução à medida de cada profissional, garantindo "a flexibilidade de cada um na construção do seu próprio plano de formação". Esta característica da oferta formativa da Católica Porto Business School permite ir ao encontro das necessidades específicas do mercado e de cada um dos formandos, sem comprometer a efectividade académica, uma vez que "o sistema de acumulação de créditos garante ao formando a possibilidade de completar o grau de formação que desejar e de acordo com a sua disponibilidade", diz Ana Côrte-Real.

 

 

Se o candidato procura uma formação mais específica numa determinada matéria, pode sempre optar por frequentar um curso executivo de curta duração. Se o seu objectivo é uma especialização numa determinada área de saber, poderá optar por frequentar entre dois a três cursos executivos e completar uma pós-graduação. Da mesma maneira, a conclusão com sucesso de uma pós-graduação num prazo temporal de três anos coloca o aluno em condições privilegiadas de admissão ao MBA, beneficiando de um plano de equivalências.

 

 

Neste sentido, todos os cursos executivos de todas as áreas do saber podem ser frequentados isoladamente e permitem o aceso a uma pós-graduação. O sistema de acumulação de créditos garante assim a flexibilidade de completar o grau de formação que desejar.

 

 

Mestrados pensados para grandes empresas e PME

 

 

O portefólio de mestrados da Católica Porto Business School está construído de forma a termos uma oferta consistente, abrangente e adaptada às necessidades de mercado. Esta oferta é pensada para o mercado nacional e internacional, para grandes empresas ou para PME.

 

 

"Os nossos programas são sistematicamente revistos e reajustados", conta Francisca Oliveira, "associate dean" para os mestrados da Católica Porto Business School, sublinhando que possuem a clara noção da dinâmica crescente do mercado de trabalho e da versatilidade das necessidades das empresas. "Uma resposta adequada a esta dinâmica exige uma flexibilidade grande, quer da estrutura de cada programa, do tipo de competências transversais trabalhadas (desde competências comportamentais e relacionais a competências digitais) e do portefólio integrado de mestrados oferecido pela Católica Porto Business School".


Responder às oportunidades

Luís Cardoso, director da Católica-Lisbon Executive Education, explica o trabalho inovador que estão a desenvolver nesta escola de negócios, dando como exemplos os recentes cursos que lançaram com grande sucesso. São os casos do Programa de Regulamentação Geral de Protecção de Dados; do Programa de Design Thinking for Business Innovation e do Programa Leading HR in to the Future, destinado a directores de recursos humanos, estando centrado nos grandes desafios estratégicos que enfrentam. O director da Católica-Lisbon Executive Education diz que vão lançar mais novidades, que terão reflexo no ano lectivo de 2018/2019.




pub