Mestrados e Pós-graduações 2018 Os cursos mais atractivos

Os cursos mais atractivos

IDEFE tem pós-graduações desde o início da década de 90. Oferta não falta, mas há preferências.
Os cursos mais atractivos

As pós-graduações mais procuradas pelos alunos são as mais transversais no mercado de trabalho. O motivo é simples: acabam por ser as mais valorizadas e as que existem em todas as empresas. Não obstante, as pós-graduações mais especializadas também têm uma palavra a dizer, sendo até bastante peculiares.

 

José Manuel Veríssimo, associate professor of Marketing & Strategy, Marketing & External Relations advisor to the dean’s office no ISEG, esclarece que existem dois "tipos" de pós-graduações. As mais funcionais, como por exemplo Finanças, Marketing ou Recursos Humanos, são as que geram mais atractividade. "Há gestão financeira em qualquer empresa. Contabilidade, igualmente. Ou seja, os temas que são mais transversais são os mais atractivos."

 

Depois existem pós-graduações mais especializadas. "Um exemplo concreto é a pós-graduação que temos em Agribusiness. Quem procura esta pós-graduação tem objectivos muito concretos." Segundo o professor do ISEG, estas pós-graduações mais sectoriais têm inclusive tendência a ter grupos mais pequenos. "Mas são alunos que não fariam outra pós-graduação, pois é uma área em que querem trabalhar. Não necessariamente uma área funcional, mas sim um sector. Essas pós-graduações são mais curtas, mas mais coesas. Alguns dos alunos, quando as iniciam já se conhecem", explica.

 

A rica história do IDEFE

 

No que diz respeito ao que distingue estes cursos na sua escola, José Manuel Veríssimo relembra que "existem pós-graduações no IDEFE desde o início dos anos 90". A pós-graduação em Análise Financeira tem 30 edições. Todavia, há muitas pós-graduações que têm 20 edições, 30 edições ou 42 edições, sublinha. "Estão bem estabelecidas no mercado. Ao longo deste tempo foram feitos ajustamentos, corrigiram-se programas e adaptaram-se conteúdos para que sejam relevantes e actuais."

 

O docente salienta que existem dois aspectos diferenciadores nas pós-graduações do IDEFE: "O número de pós-graduações e o âmbito das mesmas." "Ou seja, há poucos temas que não estejam a ser trabalhados nas áreas da economia e gestão. Das cerca de 30 pós-graduações disponíveis, alguma será relevante para o aluno. Por outro lado, é diferenciador o saber acumulado ao longo destes quase 30 anos."