Mestrados e Pós-graduações 2018 Pós-graduação prepara executivos; mestrado é para recém-licenciados

Pós-graduação prepara executivos; mestrado é para recém-licenciados

Católica Porto Business School explica as diferenças.
Pós-graduação prepara executivos; mestrado é para recém-licenciados

Existem diferenças entre um mestrado e uma pós-graduação. Uma pós-graduação é uma formação mais especializada que implica que o candidato tenha no mínimo três anos de experiência profissional, e não é conferente de grau académico. Qualquer que seja a formação pós-graduada há um objectivo comum de auxiliar a preparação dos executivos para os negócios e decisões de grande escala, integrando em cada curso, a par de um conjunto científico de conhecimentos, um conjunto de experiências que reflictam o papel do gestor na actualidade, referem Ana Côrte-Real, "associate dean" para a formação executiva, e Francisca Oliveira, "associate dean" para os mestrados da Católica Porto Business School, acrescentando que depois há os objectivos de cada curso de acordo com a sua área do saber, mas que estão cada vez mais voltados para uma definição de "outcomes": o que o gestor fica apto a fazer após a realização da formação.

 

Os mestrados da Católica Porto Business School, prosseguem as docentes, são tipicamente dirigidos a alunos recém-licenciados ou com pouca experiência profissional. "Têm uma vertente profissionalizante numa tentativa de aproximação ao mercado de trabalho. O grande objectivo é garantir uma melhor adequação entre as competências técnicas profundas, assentes numa base teórica sólida, e as competências transferíveis adequadas aos empregos exigentes e multifacetados dos dias de hoje."

 

Tal como na formação executiva, cada mestrado tem "o seu campo teórico de eleição e a ambição de garantir uma excelente formação teórica no campo de especialização escolhido", mas existe uma vertente "transversal" a todos os cursos que se foca numa "preparação global do profissional muito além dos saberes técnicos".

 

"O nosso objectivo enquanto escola é que os nossos futuros formados estejam nos negócios como na vida: com criatividade, verticalidade, ética e humanidade", sublinham.




pub