Mestrados e Pós-graduações 2018 Qualidade do ensino sobressai

Qualidade do ensino sobressai

Mestrados da Faculdade de Economia da Universidade do Porto são motivo de distinção.
Qualidade do ensino sobressai

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) oferece mestrados de continuidade, dirigidos a recém-licenciados em Economia, Gestão ou áreas afins, e mestrados especializados, mais vocacionados para estudantes com formação de base noutras áreas que procurem uma diferenciação nas áreas da economia, finanças ou gestão. Ou então, explica José Varejão, director da FEP, oferece estes cursos a estudantes que, independentemente da sua formação anterior, procurem uma especialização em subáreas destas disciplinas.

 

Para José Varejão, o que diferencia os mestrados da FEP é "a qualidade do ensino, ancorada no seu corpo docente e nos seus estudantes – os melhores que ingressam no ensino superior nas áreas da economia e da gestão". Também distingue estes cursos a "atenção às expectativas da sociedade em geral e dos empregadores em particular, as oportunidades de mobilidade internacional, no que beneficia quer das parcerias directas que estabelece, quer das que a universidade do Porto proporciona. A "longa ligação aos Alumni", o investimento cada vez maior em "actividades de formação curricular" – com uma forte componente de "learning-by-doing", assente na actividade dos muitos e muito bem-sucedidos grupos de estudantes – e as múltiplas parcerias com o exterior também são também motivo de distinção. Sem esquecer que a FEP "é também subscritora do PRME – uma plataforma das Nações Unidas associada aos objectivos do desenvolvimento sustentável – e, por essa via, assume o compromisso de formar economistas e gestores socialmente responsáveis".

 

O triplo dos candidatos

 

Questionado sobre qual dos programas de mestrados disponibilizados pela FEP têm mais procura, José Varejão responde que habitualmente todos os mestrados da instituição "têm uma procura muito elevada, registando, em média, o triplo de candidatos face ao número de vagas existentes".

 

Indagado sobre se a procura de alunos aos programas está a crescer ou a diminuir, diz que "as candidaturas aos mestrados da FEP para o ano lectivo 2018/19 estão abertas até ao dia 30 de Março. Desta forma, os últimos dados que temos são os do ano passado, que davam conta de um aumento de 16,3% nas candidaturas aos mestrados. Em média, os mestrados registaram três candidatos por vaga.