Microsoft Sogrape: Novo sistema de gestão da força vendas trouxe mais negócio

Sogrape: Novo sistema de gestão da força vendas trouxe mais negócio

Uma melhor organização do dia-a-dia da força de vendas e o acesso em tempo real e informação e dados da actividade traduziram-se em mais vendas na unidade de distribuição do grupo Sogrape.
Sogrape: Novo sistema de gestão da força vendas trouxe mais negócio

Carlos Alves: a utilização do Surface permitiu à Sogrape reduzir para metade os tempos de entrega dos produtos.

 


Reduzir para metade os tempos de entrega dos produtos e aumentar em 30% a taxa de sucesso das visitas aos pontos de vendas estão entre os argumentos com maior peso no balanço positivo que Carlos Alves, CIO da Sogrape, faz do investimento realizado pela empresa há cerca de um ano no apoio à mobilidade da força de vendas.


O grupo aproveitou a chegada do Surface a Portugal para desenvolver um sistema de gestão da força de vendas, assente no tablet da Microsoft. O projecto é da Sogrape Distribuição e foi aplicado ao canal de negócio (On Trade), que liga a empresa a uma rede de operadores que, juntamente com equipas comerciais internas, se encarregam das vendas junto de pontos de consumo como bares, restaurantes e outros.


O sistema gere as equipas, organizando o dia de cada vendedor nas visitas a clientes existentes e potenciais, mapeando informação e optimizando trajectos, para cobrir mais oportunidades de negócio. Também recolhe encomendas, enviando-as directamente para o respectivo operador, para além de fornecer acesso a informação técnica actualizada sobre os produtos comercializados pela empresa, o que pode ser relevante para o sucesso de cada visita, destaca Carlos Alves.

 

Conhecer melhor o universo dos pontos de consumo deu-nos a oportunidade de aumentar essa base.
Carlos Alves, CIO da Sogrape


"Conhecer melhor o universo dos pontos de consumo deu-nos a oportunidade de aumentar essa base", admite o responsável, explicando que dessa forma a empresa também conseguiu direccionar melhor as acções promocionais que realiza: o acesso a informação sobre que produtos do grupo eram vendidos por cada operador e em diferentes pontos de consumo foi uma ajuda precisa para definir estratégias mais direccionadas e para aumentar o número de referências em cada ponto de consumo.


Neste momento tiram partido da nova solução tecnológica implementada pela Sogrape Distribuição uma equipa comercial de 22 pessoas, que registam em tempo real no sistema implementado sobre o Surface os resultados de cada visita e têm ainda acesso a dashboards para monitorizar a actividade.

 

 

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Números a reter


28%
Graças ao suporte do novo sistema, as equipas da Sogrape Distribuição conseguiram aumentar em 28% o número de produtos comercializados por ponto de venda.


20%
O número de pontos de vendas visitados também melhorou. Graças a uma gestão mais optimizada das pessoas e das tarefas cresceu 20%.


3%
Ganhar visibilidade sobre o universo coberto também permitiu ao grupo a chegar a novos pontos de consumo: mais 3%.

 

 

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Georreferemciação é a próxima aposta


A Sogrape está no mercado há 25 anos. O grupo tem hoje uma forte vocação internacional, embora Portugal continue a ser o seu maior mercado, assegurando 20% das vendas. Produz e distribui vinhos através da Sogrape Distribuição, por onde passam marcas como Casa Ferreirinha, Gazela, Mateus, Sandeman, entre outras, a par de marcas noutros segmentos representadas também pela empresa. O canal On Trade, por onde o grupo decidiu iniciar este projecto, representa 55% do negócio da Sogrape Distribuição e continuará a beneficiar de investimentos para optimizar o novo sistema de gestão da força de vendas. As funcionalidades de georreferenciação são uma das próximas apostas previstas. Vão permitir identificar pontos de venda numa área e dar visibilidade a potenciais novos clientes.