Microsoft Tecnologia: Alliance Healthcare recorre a soluções na cloud para promover mobilidade

Tecnologia: Alliance Healthcare recorre a soluções na cloud para promover mobilidade

Num negócio marcado pelos tempos de resposta às encomendas dos clientes, a mobilidade é um factor chave, mas é também um desafio em termos de segurança. Esta combinação deu o mote a um novo investimento da Alliance Healthcare.
Tecnologia: Alliance Healthcare recorre a soluções na cloud para promover mobilidade
Sérgio Trindade, director de TI da Alliance Healthcare em Portugal, explica que o objectivo foi casar mobilidade com segurança.


Promover a mobilidade dos recursos humanos e o acesso à informação em qualquer lugar já se tornaram condições essenciais à agilidade de muitos negócios. Num ambiente empresarial dinâmico, como o da distribuição de medicamentos, a regra também se aplica. A automatização de processos é a chave para conseguir responder aos pedidos dos clientes num curto espaço de tempo e a capacidade de criar condições para fazer a informação fluir rapidamente e de forma segura é igualmente importante.

Sérgio Trindade, director de TI da Alliance Healthcare em Portugal, explica que foi com este cenário como pano de fundo que no último ano a empresa decidiu dar um salto importante na reorganização da forma como utiliza e dá acesso às ferramentas de produtividade usadas pelos colaboradores no dia-a-dia.

A prioridade passava por criar condições para usar estas ferramentas de forma segura e sem limitações ao nível do dispositivo de acesso, permitindo que os colaboradores pudessem ir além do perímetro tradicional de segurança da rede empresarial, sem que isso significasse um risco para a organização.

"O que pretendemos foi transpor as políticas empresariais para qualquer ambiente em que as pessoas se ligassem", explica Sérgio Trindade. "E procurámos fazê-lo salvaguardando a informação da empresa num formato simples e transparente para o utilizador e apostando numa solução que não nos impusesse mais custos de implementação ou licenciamento", acrescenta.

Para dar suporte às tarefas de produtividade a Alliance Healthcare já usava o Office, mas passou a explorar o pacote de ferramentas da Microsoft de forma mais abrangente, tirando partido dos vários elementos que integram o produto na fórmula Office 365 - como o armazenamento de informação na nuvem do OneDrive, ou as comunicações do Skype - ligando-o a outras soluções cloud da Microsoft, como o Intune.

A ferramenta de monitorização e gestão remota de dispositivos, que também assegura protecção contra malware, deu à empresa os meios para forçar políticas através da Internet e estender a todos os dispositivos da organização um conjunto de parâmetros e definições, sem ter de mexer no hardware.

Em simultâneo, a Alliance Healthcare avançou com a actualização do Windows e com o upgrade para a versão mais recente pôde tirar partido de funcionalidades do sistema operativo, como a encriptação de dados no disco ou a autenticação por impressão digital, implementada nos dispositivos corporativos, atributos que também ajudaram a levar ao terreno uma nova política de gestão de dispositivos.


____________________________

Bilhete de Identidade

A Alliance Healthcare em Portugal opera através de uma joint-venture com a Associação Nacional de Farmácias. Emprega quase 500 pessoas, que estão sobretudo concentradas em Lisboa e Porto, mas que também se distribuem pelas restantes localizações do grupo em Portugal, fixadas em Almancil, Castelo Branco, Sintra e Açores. A actividade principal é a distribuição de medicamentos às farmácias e laboratórios. Em Portugal a companhia facturou mais de 600 milhões de euros no ano passado e é líder no seu segmento de mercado, uma posição que o grupo Walgreens Boots Alliance, em que se integra, também garante na Europa.


____________________________

Três objectivos para alcançar

A Alliance Healthcare identificou três objectivos principais para o projecto que potenciou a utilização do Microsoft Office 365 na empresa, em articulação com o Intune: encontrar uma forma eficaz de proteger a informação num ambiente de crescente mobilidade; salvaguardar a integridade dos dados que circulam entre os utilizadores; ter uma monitorização proactiva, capaz de notificar para situações de malware, riscos iminentes e de desencadear acções em caso de perda ou danos nos dispositivos.

Um ano decorrido, Sérgio Trindade, responsável pelas TI da Alliance Healthcare, faz um balanço positivo: "neste momento temos um relatório muito exacto de eventos de segurança e dos seus efeitos reais sobre a informação". "Quando existe alguma falha mecânica, ou perda de equipamento, conseguimos recuperar os dados e as próprias pessoas sentem-se próximas da informação sem os limites que antes tinham de existir", em relação ao tamanho dos emails ou do espaço para armazenamento, por exemplo.

A Alliance Healthcare mostra-se satisfeita com o investimento efectuado em soluções cloud e garante que no futuro a opção será considerada sempre que o grupo tiver de analisar novos investimentos em tecnologia. Com uma política alargada de distribuição de equipamentos entre os seus colaboradores, a Alliance Healthcare dá acesso ao Office 365 a 390 colaboradores.