Recursos Humanos e Coaching 2017 “Especialização na formação profissional garante-nos vantagem competitiva”

“Especialização na formação profissional garante-nos vantagem competitiva”

Brain Power – Sapphire tem qualidade reconhecida pelos clientes e sectores de mercado onde opera.
“Especialização na formação profissional garante-nos vantagem competitiva”

Entrevistámos Sandra Soares, CEO Brain Power – Sapphire, que é a nova designação da empresa Knowledge Paradise S.A. Um novo nome para os mesmos serviços, a mesma qualidade, o mesmo compromisso. A empresa opera agora sob o "franchising" da Brain Power, uma marca europeia especializada na gestão de carreiras de consultoria comercial. A experiência na área da formação profissional é uma das grandes mais-valias que partilha com colaboradores e clientes. A visão sobre os desafios futuros do mercado laboral global é única e assenta numa análise profunda de tendências, metodologias e soluções adequadas a cada contexto.

 

 

 

O que procuram as empresas nos seus recursos humanos?

 

Os nossos clientes procuram sobretudo - e encontram - nos nossos serviços de recursos humanos uma base de candidatos de excelência, mas também um sistema de gestão de carreiras a longo prazo. A conjuntura económica actual é de uma volatilidade tal e está sujeita a influências inovadoras de tal ordem que a estabilidade e a confiança estão lado a lado com a qualidade técnica dos nossos colaboradores. Profissionais capazes de fazer a diferença acrescentando valor humano, mas também um sistema de apoio e de gestão que garanta uma aprendizagem contínua e uma evolução na carreira.

 

 

Qual é o objectivo de um gestor de recursos humanos?

 

Os nossos gestores de recursos humanos são constantemente desafiados a manterem uma visão humana dos seus colaboradores - uma atenção específica a cada carreira e projecto, de forma a oferecer aquilo que cada vez mais se perde com a escala e a autonomização técnica.

O maior objectivo dos nossos gestores é, por isso, duplo: garantir que a excelência profissional é sempre apoiada numa relação estável e de longo prazo.

 

 

De que maneira a Brain Power - Sapphire pode dar resposta ao que todas as empresas pretendem hoje dos seus recursos humanos?

 

Como referido, a nossa especialização na formação profissional garante-nos uma vantagem competitiva que é amplamente reconhecida pelos nossos clientes e os sectores de mercado onde operamos. É de realçar que a nossa aposta é em programas contínuos e multidisciplinares, cujo foco é sempre uma análise contemporânea e actualizada das competências-chave de cada sector. Esse processo contínuo de formação acelera um círculo virtuoso na relação entre colaboradores, equipas de recursos humanos e clientes finais.

 

 

Que empresas procuram os vossos serviços?

 

Os nossos clientes são sobretudo do sector imobiliário e das tecnologias de informação. São obviamente dois sectores simbólicos, pela sua influência nas dinâmicas de transformação urbana ao nível da habitação, do investimento e das infra-estruturas digitais.

 

 

De que forma a vossa empresa, com o vosso "know-how", procede à selecção de candidatos?

 

A nossa metodologia de selecção assenta em três critérios fundamentais: em primeiro, na análise dos tipos de formação e competências técnicas dos candidatos - com uma grande atenção prestada à experiência prática e conhecimentos informais. Para nós é um sinal muito positivo quando encontramos valências complementares no perfil de um candidato pois tal demonstra que às aprendizagens formais houve uma adição de conhecimentos baseados em situações reais e potencialmente muito enriquecedoras. Em segundo lugar, procuramos candidatos que demonstram possuir competências relacionais e intuitivas de elevado grau. Privilegiamos não só obviamente as capacidades de relacionamento interpessoal e de equipa, mas também um potencial de diferenciação face a sistemas técnicos. As capacidades de escuta, de atenção personalizada, de intuição e aconselhamento, de previsão e de dúvida informada são actualmente vantagens competitivas em qualquer profissão - e claramente algo que influencia o nosso processo de selecção.

 

 

E o terceiro critério…

 

Finalmente, procuramos compreender o contexto específico de cada candidato e o potencial que existe em cada um para edificar ou cimentar uma carreira estável de longo prazo.

 

 

O que diferencia a vossa empresa?

 

Justamente esta metodologia personalizada, atenta, assente numa visão muito clara sobre as transformações que já alteram o mundo laboral e que vão reconfigurar drasticamente as relações profissionais nos próximos anos e ao longo deste século. A evolução tecnológica vai permitir às empresas uma optimização quase inacreditável de processos e de serviços e muito do que hoje é feito será sem dúvida transformado por operações digitais. A nossa missão e o nosso compromisso com colaboradores e clientes deve ser manter e superar as suas exigências, as suas expectativas, e garantir que aquilo que é singular na mente humana permanece o recurso mais valioso.

 

 




pub