Software de Gestão 2018 ICG Software ganha terreno nas aplicações de retalho, restauração e hotéis

ICG Software ganha terreno nas aplicações de retalho, restauração e hotéis

A tecnológica está presente em Portugal há 14 anos com soluções de facturação e gestão. A ICG Software é uma empresa global e está presente em mais de 50 países desde 1985. Este ano vai lançar novas soluções de “cloud” e mobilidade com upgrades de última geração no SaaS.
ICG Software ganha terreno nas aplicações de retalho, restauração e hotéis
David Baltazar e Jorge Teixeira, CEO e director técnico da ICG Portugal

A ICG Portugal teve dois projectos iniciais que serviram para consolidar "a motivação e o entusiasmo do desafio assumido em 2003", explica David Baltazar, "founder" e CEO da ICG Portugal. O primeiro cliente foi a cadeia de lojas de marroquinaria Paco Martinez que conta com cerca de uma centena de superfícies entre Portugal e Espanha, empresa que ainda hoje é cliente da ICG. O segundo cliente foram as padarias Ribeiro, uma cadeia do Porto, com espaços emblemáticos na Invicta.

 

A empresa foi conquistando projectos e ampliou o seu raio de acção a outras latitudes como Angola, Cabo Verde e Moçambique. Empresas como a Samsonite Portugal, Skechers, Parfois, Grupo Áreas ou a Casa das Peles são alguns dos muitos clientes que utilizam as soluções da ICG. Apesar de a base tecnológica dos produtos ser espanhola, toda a parametrização, desenvolvimentos específicos, consultoria e expansão internacional nos PALOP é feita pela filial portuguesa, investindo anualmente cerca de 10% das suas receitas em I&D. Ao todo, trabalham cerca de 18 pessoas na estrutura da ICG Portugal. A empresa complementa a sua acção no mercado com um canal de parceiros certificados.

Diferenciação num mercado competitivo

Há quatro distinções nas soluções da ICG que, de acordo com David Baltazar, diferenciam das ferramentas da concorrência. A primeira, é o sistema de comunicações bidireccional, que possibilita a dispersão geográfica nacional e internacional com muita simplicidade a um baixo custo, garantindo sempre a operacionalidade de venda mesmo sem a existência de comunicações. A segunda, é a quantidade de operações que cobrem e que advém dos mais de 30 anos a incorporar "inputs" de necessidades de clientes satisfeitos. A terceira, é a estabilidade técnica do produto e, por último, a capacidade de desenvolvimento e "know-how" do negócio que a equipa tem como o activo mais valioso.

 

A ICG Software tem quatro produtos base: FrontHotel, Front-Retail, FrontRest e ICG Manager. O produto mais procurado no mercado nacional é o ICG FrontRetail. A explicação dada para este facto prende-se com este ter sido o primeiro segmento de mercado no qual se posicionou a empresa, o que acabou por influenciar o negócio. O caminho de evolução está a ser feito para dar maior visibilidade aos outros produtos e os resultados começam a surgir. Daí este projecto com a restauração "gourmet" do El Corte Ingles em Lisboa, "no qual desenvolvemos uma ligação directa entre os nossos sistemas e os sistemas desta importante marca."

 

Em termos de funcionalidades, as soluções da ICG cobrem todas as operações com sistemas de comunicações próprias, de uma forma verticalizável, com grande capacidade de gerir sistemas de fidelização de clientes, campanhas, "e-mail marketing" ou "Mobile Marketing", além de toda a operação típica de venda e de exploração das organizações, tudo num contexto multi-idioma, multimoeda, multifiscalidade e multiárea de negócio, com conceitos bastante simples e grande estabilidade técnica.



Novidades para 2018:

Produtos cloud e soluções baixo custo

As novidades de destaque da ICG Software para este ano prendem-se com as plataformas ICG Cloud, uma versão completa de "Software as a Service" das principais soluções, com uma ferramenta de exploração no mesmo modelo, ICG Analytics.


Do mesmo modo, a empresa está a apostar no lançamento de uma gama de produtos com menos requisitos com a marca MOB YOUZIT. Esta solução, além de complementar as soluções ICG tradicionais, destina-se a operações de menor exigência operacional, apostando na simplicidade, mobilidade e preço, com novas tecnologias associadas às novas ferramentas de utilização global, como os smartphones ou os tablets. Todos estes desenvolvimentos ou são multiplataforma, em "browser", ou desenvolvimento Android.


Operadores do novo espaço do El Corte Ingles Lisboa recorrem à ICG

O mais recente espaço do El Corte Ingles em Lisboa consiste num novo piso completamente dedicado à restauração gourmet. Conta com nomes importantes da gastronomia como José Avillez, chef Kiko ou o Asador Imanol, entre outros.

A problemática que a ICG teve de resolver para a nova área de restauração esteve relacionada com o facto de, dentro dos espaços El Corte Ingles, toda a facturação ser feita pelo sistema informático desta casa. Isto implicava uma de duas escolhas possíveis para estes operadores até esta altura: abdicar de algumas funcionalidades verticais próprias da restauração, usando os terminais disponibilizados pelo El Corte Ingles para a operação, e que não estão disponíveis para outras operações fora deste espaço; ou utilizar o seu próprio sistema de facturação e gestão, tendo de replicar toda a facturação no sistema do El Corte Ingles.

"O que desenvolvemos, com o apoio do El Corte Ingles, passando ser a ICG, a solução de restauração recomendada por esta prestigiada marca nos seus espaços, foi uma ligação dentro do ICG FrontRest que permite ao operador ter uma solução de vanguarda completamente verticalizada para a restauração e disponível para ser estendida a outras operações que tenha fora do espaço, centralizando toda a operação, mas que na altura do pagamento invoca o sistema do El Corte Ingles para a respectiva facturação aos clientes", explica David Baltazar, "founder" e CEO da ICG Portugal.







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