Best Digital Platform: MB WAY faz 14 mil operações por dia

Lançada em Outubro de 2015, a aplicação MB WAY da SIBS pode ser usada para transferências, compras e levantamentos de dinheiro. São realizadas 14 mil operações diárias.
Best Digital Platform: MB WAY faz 14 mil operações por dia
Maria Antónia Saldanha é directora de comunicação da SIBS.
Bruno Simão
Ana Laranjeiro 18 de outubro de 2017 às 11:22
Há dois anos nasceu o MB WAY, uma solução da SIBS que permite fazer transferências e compras imediatas e o levantamento de dinheiro sem que seja necessário o cartão bancário e com recurso a dispositivos móveis, como é o caso do smartphone. Esta aplicação móvel - que conta já com 350 mil utilizadores activos e com a qual são realizadas cerca de 14 mil operações por dia, recebeu este ano o prémio Best Digital Platform.

Este serviço da gestora da rede Multibanco nasceu "por um lado, de uma necessidade que antecipámos que o mercado ia ter"."Há cada vez mais pessoas a usarem smartphones, há cada vez mais pessoas a querem usar os seus serviços financeiros e bancários no telemóvel ou nos dispositivos móveis. Era uma necessidade que, apesar de não ser absoluta, já sentíamos que ia existir", explica Maria Antónia Saldanha, directora de comunicação da SIBS.

Por outro lado, refere, a empresa tem estado sempre em evolução, tendo começado com a rede Multibanco na rua, tendo depois passado para os terminais de pagamento, "homebanking "e "mobile banking". "Era óbvio que evoluir para uma solução de pagamentos no telemóvel tinha de ser feito. Talvez não fosse óbvio há 30 anos quando a empresa foi criada. Mas, à medida que tudo se foi precipitando, e hoje as tecnologias acabam por ser quase um motor desta inovação" fazia todo o sentido, acrescenta.


350
Mil utilizadores
O MB WAY da SIBS conta com 350 mil utilizadores activos.


A SIBS não era especialista no desenvolvimento de aplicações. Mas, garante a responsável, essa realidade está em transformação. Por isso, "a própria casa aprender o que é ter uma aplicação" foi um dos desafios que a companhia enfrentou com o lançamento desta solução. "Por outro lado, o desafio está relacionado com a maneira de ser da SIBS e dos serviços da SIBS. Criámos sempre serviços que partem da premissa de serem universais, absolutamente seguros e muito fáceis de usar. Com estas três características o que nós tivemos de perceber foi: como é que incorporamos o universal, o facto de ter de ser extremamente seguro e ser muito fácil de usar. Estes foram o conjunto de características que nos puseram a reflectir para criar o MB WAY", disse ainda.

Maria Antónia Saldanha admite que em termos de novidades não há muitas "além daquelas que são óbvias". A SIBS tem um programa de aceleração de start-ups, o SIBS Payforward, acabando por este ser um meio da empresa para inovar. "Temos uma [start-up] em particular [do programa de aceleração] que está connosco a trabalhar em soluções relacionadas com o MB WAY, mas que ainda são segredo. São soluções que já tinham desenvolvido e que vão ao encontro do que ainda falta, que é onde podemos usar o MB WAY e como é que podemos usar o MB WAY. Depois temos mais duas que, apesar de não terem passado no programa de aceleração, continuaram a trabalhar connosco", sublinha a responsável.


Da ideia à concretização

O MB WAY foi lançado pela SIBS em Outubro de 2015, com o objectivo de permitir transferências e compras imediatas, bem como levantamentos sem o cartão bancário.

O desafio
O próprio desenvolvimento desta aplicação foi um desafio para a SIBS, uma vez que é uma área na qual não é especialista. Outro desafio que tiveram de enfrentar está relacionado com o facto de este serviço ter de ser universal, ser extremamente seguro e fácil de usar. Um desafio que está "relacionado com a maneira de ser da SIBS e dos serviços da SIBS".

A concepção
A SIBS decidiu lançar esta solução porque percebeu que o MB WAY ia responder a uma necessidade crescente do mercado. Além disso, as pessoas usam cada vez mais os seus smartphones e querem também ter acessos aos serviços financeiros no smartphone.

A implementação
O MB WAY nasceu em Outubro de 2015 e actualmente tem 350 mil utilizadores activos. Através desta aplicação móvel são realizadas 14 mil operações por dia. De acordo com a SIBS, o MB WAY está a crescer cerca de 20% ao mês em número de operações.





A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar