O programa do Congresso Empresarial da Beira Baixa

O congresso realiza-se entre 26 (sexta) e 27 de Maio (sábado) na Associação Empresarial da Beira Baixa, em Castelo Branco.
O programa do Congresso Empresarial da Beira Baixa
Filipe S. Fernandes 25 de maio de 2017 às 11:08
26 de Maio

As boas-vindas serão dadas por José Gameiro, presidente da AEBB, Luís Correia, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, e Raul Vaz, director de Jornal de Negócios. Segue-se o discurso de Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infra-estruturas.

10h00
O que é a Beira Baixa hoje? Que futuro e desafios? A Região vista de dentro
Contextualização Bernardo Gaivão, director da Academia Pordata.
Debate António Grangeia da Centauro Internacional-Trocadores de Calor; António Trigueiros de Aragão da Fábricas Lusitana-Produtos Alimentares; Carlos Coelho da Celtejo, José Tomaz Castello Branco da Cerfundão e Nuno Santos, administrador executivo da CCAM Beira Baixa Sul
Moderação Raul Vaz, director do Jornal de Negócios.

11h45
O que é a Beira Baixa hoje? A Região vista de fora
Debate Alberto Castro, economista e professor da UCP Porto; Helder Oliveira, economista, Augusto Mateus & Associados; José Carlos Caldeira, Presidente, ANI - Agência Nacional de Inovação*, e José Manuel Félix Ribeiro, economista.
Moderação Rui Neves, coordenador Porto do Jornal de Negócios.

14h30
O que é a Beira Baixa hoje? Que futuro e desafios? A Região vista de dentro
Debate Ana Paula Rafael da Dielmar; João Carvalho da Fitecom; Luís Veiga do Grupo Natura IMB HOTELS; Ricardo Araújo da Outsystems e Nelson Silva, director do Centro de Empresas da Beira Interior do Banco BPI.
Moderação Rui Neves, coordenador Porto do Jornal de Negócios.

15h30
Estratégias e Melhores Práticas Internacionais
Olivier Bagarri, Fundador, UESS - Université Européenne des Senteurs et Saveurs.

16h30
Que futuro e desafios para a Beira Baixa? A Região vista de fora
Abertura Valentín Cabero Diéguez, Catedrático, Universidade de Salamanca
Debate António José Seguro, professor de Relações Internacionais, UAL; António Nogueira Leite, economista; Luís Cipriano, maestro titular da Orquestra Clássica da Beira Interior; Sofia Santos, secretária-geral, BCSD Portugal - Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.
Moderação Rui Neves, coordenador Porto do Jornal de Negócios.

18h00
Showroom dos Municípios da Região e das Empresas Locais

19h30
Jantar de Gala Empresarial
Com a presença João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria.


27 de Maio

10h35
Keynote Speech
António Fernandes, vice-presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco,
Mário Lino Raposo, vice-reitor da Universidade da Beira Interior.

11h00
Debate de Encerramento do I Congresso da AEBB
Com Ana Abrunhosa, presidente da CCDR Centro; Helena Freitas, coordenadora da UMVI; Luís Correia, presidente da CIMBB; Maria do Céu Albuquerque, presidente da CIMT, e Paulo Fernandes, presidente da CIMBSE.
Moderação Rui Neves, coordenador Porto do Jornal de Negócios.


________________________________________________________________________________________________________

A reflexão de uma região à procura do futuro

O I Congresso Empresarial da Beira Baixa começa amanhã, e prolonga-se pela manhã de sábado, nas instalações da AEBB (Associação Empresarial da Beira Baixa), em Castelo Branco. Quer que a voz da região e das suas forças vivas se ouça, e que o desenvolvimento, o emprego, o ambiente e a coesão territorial se afirmem.

A Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) comemora este ano os seus trinta anos de existência, e uma das formas de o festejar é organizar o I Congresso Empresarial da Beira Baixa. Este evento pretende dar voz à região da Beira Baixa, promovendo a coesão territorial, por via da promoção estratégica de forças vivas destes territórios, nos diversos eixos de desenvolvimento territorial.

José Adelino Gameiro, presidente da Associação Empresarial da Beira Baixa, refere que "esta é uma iniciativa que queremos que mobilize a região", explicando que "o primeiro dia terá duas grandes conferências, uma sobre o que é hoje a Beira Baixa e os desafios para o seu desenvolvimento e outra sobre o que existe na região que possa potenciar o seu futuro", tendo em atenção sectores como o agro-alimentar, o frio industrial, a floresta/fileira, o turismo, as TIC/sector emergente, o têxtil/fiação e a metalomecânica/indústria.

"A reflexão destes temas será da maior importância, porque a abordagem da matéria exposta, será efectuada por agentes do território, empresários e outros, conhecedores de causa, do panorama regional, empresarial e social, capazes também de apontar caminhos desenhados por cada um, a partir da sua própria experiência, de envolvimento sectorial. Teremos também, a participação de intervenientes de fora do território, que analisando-o do exterior, nos apresentarão as diversas visões técnicas e sociais" explica José Gameiro.

De referir que AEBB está a encetar diligências para contar com a presença de altas figuras do Estado, nomeadamente do Governo, na sessão de abertura, e da Presidência da República, no encerramento do congresso, e ainda oradores com conhecimento profundo da região para debater questões estruturantes relacionadas com os desafios e as potencialidades para o seu desenvolvimento. Do programa constam ainda a realização de um showroom dos municípios da região e empresas locais e um jantar de gala empresarial.

Como refere José Gameiro, "a realização de uma iniciativa desta natureza, se todos os agentes de desenvolvimento do território se empenharem, pode proporcionar um agigantar desta região, para patamares que lhe são mais condizentes, em face das oportunidades que a mesma proporciona. Um evento desta natureza permitirá perceber, no exterior, o conjunto de oportunidades que este território aporta, em detrimento de alguns outros, aparentemente similares".

A região

Os concelhos do Congresso Comunidade Intermunicipal Beira Baixa
• Castelo Branco
• Idanha-a-Nova
• Oleiros
• Penamacor
• Proença-a-Nova
• Vila Velha de Ródão

Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela
• Belmonte
• Covilhã
• Fundão

Comunidade Intermunicipal Médio Tejo
• Sertã
• Vila de Rei





A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub