Prémio EDP Energia Eléctrica e Ambiente: A partilha das boas práticas

Nesta 10ª edição do Prémio EDP Energia Eléctrica e Ambiente foram apresentadas 267 candidaturas, que mostram como se pode fazer uma utilização inteligente da energia.
Prémio EDP Energia Eléctrica e Ambiente: A partilha das boas práticas
As onze empresas galardoadas receberam os prémios da autoria do artista plástico Pedro Calapez.
David Martins
Filipe S. Fernandes 28 de dezembro de 2017 às 17:06
Nesta 10ª edição do Prémio EDP Energia Eléctrica e Ambiente candidataram-se 267 projectos, provenientes de todos dos distritos de Portugal Continental, com destaque para o Porto com 23,3% das candidaturas, Lisboa, 16,1%, Braga, 12%, e Aveiro, 12%. Como referiu António Martins da Costa, administrador da holding EDP, este dinamismo "representa bem aquilo que é o envolvimento das empresas naquilo que se pretende que seja uma economia mais sustentável para os cidadãos, as indústrias e os serviços produtivos deste país".

Por sua vez, João Torres, presidente da EDP Distribuição, salientou que as quase três centenas de candidaturas das empresas são "de grande qualidade, motivadas por esta utilização inteligente da energia". Na sua opinião, resultam da proximidade que a EDP Distribuição tem com os seus clientes e é esta, muitas vezes, que desafia e insiste "para que as empresas mostrem o que fazem de bom neste tema e o partilhem".

Este aspecto de emulação através do conhecimento das boas práticas em eficiência energética e em ambiente é um dos elementos principais na filosofia do prémio. Salientou João Torres que a distribuição sempre teve um papel central no sector eléctrico em Portugal, mas terá ainda mais neste tempo de transformação do sector, "com a mobilidade eléctrica, a microgeração, as renováveis, as funções de armazenamento, as figuras novas que estão a ser definidas como os agregadores, novos actores neste sector e que estão a emergir nesta transformação que vai marcando a Europa".

A energia inteligente

Durante a cerimónia de entrega dos prémios, que se realizou no Convento do Beato em Lisboa, João Torres fez ainda uma análise ao historial de dez edições do Prémio EDP Energia Eléctrica e Ambiente. "Inicialmente este prémio tinha um conceito de utilização racional de energia, que não perdeu, mas as palavras foram-se ajustando, juntou-se depois o tema do ambiente na designação deste prémio" afirmou. Acrescentou que "não tarda, haveremos de falar da utilização inteligente de energia. E é deste tempo da smart grid que vamos vivendo agora e fazendo a sua implementação" disse João Torres.

Prémios para diferentes negócios

Este ano os prémios galardoaram empresas de vários pontos do país, como Águeda, Coimbra, Porto, Braga, Lisboa, Vagos, e de capitais portuguesas, indianos, suíços, alemães. Contam-se entre os vencedores a fundição branca da Sakhti, a produção de bacalhau da Lugrade, o armazém funcional de medicamentos feito com base na consultoria kaizen da Alliance-Healthcare, ou o estádio do Dragão do Futebol Clube do Porto ou ainda o Centro Cultural de Belém em Lisboa.

Estes são alguns dos exemplos de bem fazer entre os 60 mil consumidores industriais e de serviços, que representam um grupo de clientes relevante em termos como a qualidade de serviço, do investimento, das ligações para a EDP Distribuição.

Por isso esta procura acompanhar de uma forma próxima, através da estrutura comercial, a que depois se somam também as direcções de redes e de clientes para fazer a concretização no terreno. Por que é aqui que está o centro nevrálgico da empresa, o cliente final.

Quem elege os melhores

Os membros do júri deste prémio são personalidades de reconhecido mérito nos meios académico e empresarial, especialistas em eficiência energética, qualidade ambiental e inovação tecnológica.

Prof. Dr. Eduardo Oliveira Fernandes
Presidente do Júri

Prof. Dr. Aníbal Traça de Almeida
Em representação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Eng. João Paulo Calau
Em representação da ADENE - Agência para a Energia

Prof. Dr. Luís Marcelino Ferreira
Em representação do IST- Instituto Superior Técnico Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores

Prof. Dr. João Abel Peças Lopes
Em representação da FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores

Eng. Pedro Geraldes Martins Verdelho
Em representação da ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Elétricos

Eng. António Vidigal
Em representação do Grupo EDP


Os Vencedores

Foram muitas as empresas que participaram na 10a edição do Prémio EDP Energia Elétrica e Ambiente, apresentando as suas iniciativas no âmbito da eficiência e da qualidade ambiental.

Categoria Indústria: (Consumo anual > 1,5 GWh)
Vencedor Absoluto
Sakthi Portugal Sp21

Vencedor
Inapal Plásticos

Categoria Indústria: (Consumo anual < 1,5 GWh)
Vencedor Absoluto
Grestel

Vencedor
Lugrade - Bacalhau De Coimbra

Categoria Serviços: (Consumo anual > 1,25 GWh)
Vencedor Absoluto
Hospital de Braga

Vencedor
Futebol Clube do Porto - Estádio

Categoria Serviços: (Consumo anual < 1,25 GWh)
Vencedor Absoluto
Alliance Healthcare

Menções Honrosas - "Edifícios Públicos"
Alron - Produção de Jantes em Alumínio
Fundação Inatel - Unidade Hoteleira de Albufeira

Menções Honrosas - "Qualidade de energia"
Filkemp - Indústria de Filamentos
CCB - Centro Cultural de Belém






A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Camponio da beira Há 2 semanas

Com 34% de aumento no aluguer de contador (agora com outro nome) que rico premio para a Edp.

Anónimo Há 2 semanas

Eu também tive um prémio.
EDP Comercial aumenta preço da luz em 2,5% em 2018

pub