YourStyle: Ex-modelo põe a consultoria de imagem no bolso

Cláudia Camacho criou uma app que lê o formato do corpo da mulher a partir de uma fotografia, para sugerir o “look” mais adequado. A Loja das Meias e o El Corte Inglés já mostraram interesse nesta tecnologia.
YourStyle: Ex-modelo põe a consultoria de imagem no bolso
Cláudia Camacho trocou a decoração de interiores pela consultoria de imagem, regressando à área da moda, em que começou a trabalhar com 16 anos.
Paulo Duarte
António Larguesa 07 de junho de 2017 às 10:16
É como se fosse uma consultora de imagem de bolso, como se houvesse alguém a tempo inteiro a dar dicas e sugestões" de moda. Cláudia Camacho apresenta desta forma a aplicação móvel (app) da YourStyle, que lê o formato do corpo a partir de uma fotografia para sugerir o estilo mais adequado para aquela silhueta, numa determinada época do ano e para diferentes ocasiões, com possibilidade de compra directa na loja online.

Ainda em fase final de aprovação até poder ser descarregada, a primeira versão desta app, em português e em inglês, é dirigida ao público feminino - "se tiver sucesso será lançada também para homens" - e arranca apenas com vestuário. Cláudia Camacho, 46 anos, detalha que estão previstas actualizações para adicionar sugestões de acessórios, malas, sapatos, coloração ou maquilhagem. E a ideia, acrescenta, "é que seja sempre gratuita porque o interesse é o negócio que possa fazer com as peças das marcas" que vão ser recomendadas.


400
Financiamento
A YourStyle já obteve três financiamentos do "Portugal 2020" num total de 400 mil euros, para a inovação e para a internacionalização.

2
Línguas
A primeira versão da app vai ter versões em português e em inglês. A próxima deve estar em castelhano, para atacar América Latina.


A francesa La Redoute é a primeira parceira, em exclusivo, já que "é uma forma de associação a uma muito grande para fazer o lançamento e de não haver guerrilhas entre as marcas". Além de uma percentagem da compra feita a partir da app, outra fonte de receitas, que começou por nem estar no plano de negócios, é num formato de "marca branca". A gestora adianta que está a testá-lo com a Loja das Meias e com o El Corte Inglés, que têm os seus próprios produtos, clientes e comunidades, mas podem usar a tecnologia desenvolvida por esta empresa que tem sede em Alcácer do Sal e escritório em Oeiras.

"Interiorizar" o digital

Natural da Madeira, Cláudia Camacho começou a trabalhar aos 16 anos na área da moda. Depois de uma carreira como modelo, geriu uma escola de manequins durante cinco anos e ligou-se à decoração de interiores. "Por incrível que pareça", foi ao querer encaixar as pessoas nesses espaços ornamentados, que detectou uma "grande lacuna" no mercado da consultoria de imagem. Em 2006 criou a YourStyle, numa vertente presencial em que tem como clientes desde gestores de empresas a figuras públicas.


A primeira versão da app YourStyle é dirigida às mulheres, inclui apenas vestuário e da marca La Redoute.


Volvida quase uma década, "como não conseguia escalar o negócio, por muitas consultas e formações que desse", deu uma resposta virtual à questão que colocava: "Qual a melhor maneira de levar isto a mais pessoas e com um preço não tão elevado?". A app foi desenvolvida por uma tecnológica portuguesa, tendo sido a leitura e tradução do formato do corpo para o algoritmo, mais ágil do que a medição manual, o maior desafio. E, agora, "o principal factor de distinção".

Com uma equipa de quatro pessoas, entre elas Jorge Reto, ex-quadro da EMC, Microsoft e SAP, como responsável de operações, a empreendedora lançou este projecto digital com um vale de 20 mil euros do Portugal 2020. Entretanto viu aprovados outros dois (inovação e internacionalização), num financiamento conjunto de 400 mil euros, e está agora à procura de investidores para "incluir novas funcionalidades e desenvolver a app".

raio-x

Mais rápido, mais forte, mais longe 

O lema olímpico pode ser adaptado para descrever a concorrência (e como se diferenciar dela) e o plano internacional da YourStyle.

Ágil a identificar o formato do corpo
 My Shape Stylist, Dress My Body Shape e Body Shape Calculator são os principais concorrentes.
 Estas apps são "menos ágeis" a identificar o formato do corpo, obrigando o utilizador a tirar as medidas a si próprio e a inserir depois os dados.

Tomar a dianteira às imitações
 Este segmento está em crescimento, pelo que a concorrência continuará forte, incluindo de grandes marcas que podem criar as suas próprias apps.
 Cláudia Camacho diz que "se tudo se imita, tudo se pode fazer também cada vez melhor e com ideias novas", para estar sempre à frente das concorrentes.

"Passos firmes" na expansão externa
 Estados Unidos, Inglaterra, Brasil, Itália e Espanha são alguns dos mercados externos com mais potencial para a YourStyle.
 Sem perder de vista este objectivo internacional, a empreendedora quer "ir dando passinhos bem firmes" para garantir o sucesso da expansão.



Perguntas a Cláudia Camacho
CEO da YourStyle

"Americanos ligam muito à aparência"

A componente tecnológica é a mais-valia para entrar na maior economia do mundo.

Qual o potencial do mercado americano nesta área?
Pode parecer que não, mas os americanos ligam muito à aparência. Nos EUA há milhares de consultores de imagem "one-to-one", sem a vertente da tecnologia, para um número muito pequeno de mulheres [interessadas], pelo que é um país-alvo para inserir este tipo de app.

Caso surja algum investidor que queira entrar na empresa, estou disponível para levar o negócio para os Estados Unidos. 

Por outro lado, quais as maiores dificuldades que contam encontrar?
Sinceramente, não sei o que me pode esperar daquele lado. Uma coisa que já me perguntaram foi se, caso surja algum investidor que queira entrar na empresa, estou disponível para levar o negócio para os EUA. Se ele quiser abraçar o negócio da forma que acho correcta, então sim, posso levar a empresa para lá. Nunca esquecendo as raízes portuguesas, claro.

Já houve essa abordagem?
Sim. Candidatei-me e fui uma das escolhidas pela Tarmac SF para passar três meses a tempo inteiro em São Francisco. Gostaram do projecto e vou para lá em Setembro. É um programa de incubação dirigido a jovens empresas femininas na área tecnológica. Eles acabam por dar apoio em todas as dúvidas que tenhamos, a nível tecnológico e mesmo a nível de investidores. 



A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub
pub
pub