Negócios num minuto  Os temas da semana explicados em vídeo pelo Negócios

Os temas da semana explicados em vídeo pelo Negócios

Esta semana o Negócios escolheu sete temas para explicar em poucas palavras. Reveja os vídeos.
Negócios 30 de maio de 2015 às 00:01
O Negócios escolheu sete temas, durante esta semana, para explicar em poucas palavras. Reveja, agora, as explicações de alguns dos temas que marcaram a semana.

A recondução pretendida pelo Governo do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, marcou, a semana. Se a recondução foi oficializada no conselho de ministros de quinta-feira, já desde o fim-de-semana se noticiava essa intenção. E Maria João Gago, redactora principal do Negócios, explicou os contornos dessa nomeação. 

Na semana de mercados, o Negócios questionou analistas e economistas sobre a subida das acções e obrigações. E levantou a questão. Está a haver uma bolha nos mercados? Patrícia Abreu, jornalista do Negócios, explica os contornos da subida e o que se poderá antecipar.

Ainda em bolsa, a Semapa anunciou a intenção de trocar acções da Portucel para ficar com os títulos dos accionistas minoritários na "holding". Paulo Moutinho, editor de Mercados do Negócios, responde à pergunta sobre se vale a pena trocar Semapa por Portucel. 

André Veríssimo, director-adjunto do Negócios, comentou o caso BES e ainda a falta de informação financeira sobre o "banco mau". Para o director-adjunto do Negócios "os investidores do BES têm direito a saber com o que ficaram".

No rescaldo do fim-de-semana e da polémica declaração de Maria Luís Albuquerque, ministra das Finanças, que admitiu corte nas pensões, o PSD e o CDS-PP demarcaram-se. Manuel Esteves, editor de Economia, explicou o caso. 

Também de impostos se falou durante a semana e da obrigatoriedade de entrega, juntamente com a declaração do IRS dos trabalhadores independentes, do anexo SS. Elisabete Miranda, redactora principal do Negócios, explica o que é o anexo SS e o que deve fazer se entretanto já entregou a sua declaração.

Mesmo a fechar a semana, o Instituto Nacional de Estatística (INE) comunicou a subida do PIB no primeiro trimestre de 1,5%. Rui Peres Jorge, jornalista, fala-nos dos números divulgados e conta o que levou a este arranque do ano em termos económicos.










A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Já agora 30.05.2015

O que é que une P.Sousa P.Costa l.Vieira l.Fruta J.Mendes Ar.Vr Foot

pub
pub
pub
pub