AIMMAP: Casa do metal atrai investidores estrangeiros

Associação industrial impulsiona recorde de exportações da metalurgia e metalomecânica e é uma porta de entrada para o investimento.
AIMMAP: Casa do metal atrai investidores estrangeiros
A AIMMAP antecipa novo máximo de 16 mil milhões nas exportações em 2017.
Inês Lourenço
António Larguesa 21 de dezembro de 2017 às 16:36
AIMMAP Prémio Especial do Júri

Qualidade industrial, inovação, tecnologia, qualificação dos trabalhadores, formação, investigação e desenvolvimento. Estes são alguns dos factores de diferenciação da indústria portuguesa de metalurgia e metalomecânica, que deve chegar ao final do ano com exportações no valor de 16 mil milhões de euros e bater assim um novo máximo histórico para o sector.

Se fora de portas é em Espanha, Alemanha, França, Reino Unido e Estados Unidos que estão os maiores clientes, a nível organizativo, a principal congregadora do sector mais exportador da economia nacional é a Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP). Fundada há 60 anos e liderada actualmente por Aníbal Campos, da Silampos, a associação representa os interesses do sector, promove as exportações em feiras internacionais e participa nos centros de formação profissional (CENFIM) e tecnológico (CATIM) do sector.


As empresas do sector vão bater novo máximo de vendas fora do país e estão no radar externo do investimento.


Entre outras atribuições e iniciativas, a AIMMAP também negoceia o acordo colectivo com os sindicatos, tem realizado operações conjuntas de compra de energia e tem actualmente um projecto para listar os fornecedores em compras públicas.

Nos últimos anos, com a consolidação de Portugal como destino de investimento para empresas internacionais que fabricam desde peças para automóveis até sanitários em inox, esta associação com sede no Porto está a servir cada vez mais também como ponto de contacto inicial nesses processos. Só este ano, segundo o vice-presidente, Rafael Campos Pereira, já passaram pela AIMMAP um total de 12 dossiês de investidores estrangeiros.