08:06
Bolsa nacional regressa às quedas penalizada pela PT
A bolsa nacional iniciou a sessão em queda, penalizada pela descida de quase 3% da PT SGPS. Entre os restantes índices europeus a tendência é igualmente de quedas moderadas.
08:00
Coface melhora avaliação de risco de Portugal
A seguradora de crédito Coface anunciou esta terça-feira a melhoria da classificação de risco das empresas portuguesas, passando-o de B para B+, o que sinaliza a proximidade de uma subida.
08:00
Coface: "Com ou sem Syriza, a dívida grega não é sustentável"
Quem o diz é Yves Zlotowski, economista-chefe da Coface, que durante a apresentação do relatório de risco mundial da seguradora de créditos, fez alguns comentários às eleições gregas de domingo.
07:58
Obrigacionistas da Oi aprovam venda da PT Portugal
Os detentores de obrigações da Oi estiveram reunidos na segunda-feira, tendo aprovado a venda da PT Portugal à Altice. A brasileira compromete-se a pagar dívida e/ou a usar o dinheiro gerado com esta operação na consolidação do mercado no Brasil, tal como já tinha sido revelado.
07:45
S&P corta “rating” da Rússia para “lixo”
A agência de notação financeira Standard & Poor’s reduziu a notação de crédito da Rússia para “lixo”. Agência de “rating” justifica decisão com o facto de o país enfrentar dificuldades para impulsionar o crescimento económico devido às sanções económicas impostas devido à crise na Ucrânia e devido à quebra nos preços do petróleo.
07:41
Fidel Castro diz "não ter confiança" nos EUA mas apoia "solução pacífica"
O antigo presidente cubano Fidel Castro afirmou "não ter confiança nos Estados Unidos", numa mensagem dirigida aos estudantes da Universidade de Havana, transmitida pela televisão estatal, apesar de apoiar a "solução pacífica" e "negociada".
00:01
Apoiantes do Syriza festejam os resultados eleitorais
O Syriza ganhou as eleições prometendo subir salários e reformas e obter, ao mesmo tempo, um perdão sobre os empréstimos concedidos ao país. As primeiras reacções dos governantes europeus sugerem que esta é uma promessa provavelmente condenada a ser metida na gaveta.
00:01
Europa disposta a aliviar factura grega mas sem perdoar dívida
De Berlim, passando por Paris, Bruxelas, Dublin e Lisboa a mensagem foi semelhante: o Syriza é o novo parceiro em Atenas, mas não pode exigir soluções que signifiquem menos encargos para os gregos e mais para os outros povos europeus.
00:01
O Syriza ganhou as eleições. Perdeu o medo e os que fizeram dele arma política. A Grécia mudou. Mas os foguetes ainda vão no ar. Será quando caírem no chão, no embate com a realidade, que vamos saber o quão mudou a Europa.
00:01
Dívida privada portuguesa terá de ser reestruturada
O economista-chefe da Coface está optimista em relação a Portugal, mas identifica um risco significativo: a enorme dívida das empresas nacionais. E para este problema não vê outra solução que não seja a reestruturação.
00:01
Alexis Tsipras: militância política desde a juventude
Alexis Tsipras nasceu no seio de uma família de classe média, pouco politizada, e cedo se inicia na actividade política. Dos protestos estudantis ao cargo de primeiro--ministro, a ascensão foi rápida.
00:01
Grécia já tem primeiro-ministro, agora só falta o Governo
Sem demoras, Alexis Tsipras tornou-se o novo primeiro-ministro grego. Falta agora conhecer a formação do Governo que chefiará. E saber que peso poderão os Gregos Independentes assumir num Executivo de coligação.
00:01
Ministros ainda não pagaram um tostão pela multa da A26
Assunção Cristas e Álvaro Santos Pereira foram condenados em 2013 a uma multa diária de 43,65 euros. Passou mais de um ano, mas ainda não pagaram nada porque o tribunal ainda não conseguiu calcular a multa. Desfecho é conhecido esta semana.
00:01
ATM: Henrique Granadeiro pode passar de réu a testemunha
A associação de minoritários, ATM, que apoiou uma acção contra a anterior administração da PT SGPS admite estar a estudar a hipótese de convocar Henrique Granadeiro como testemunha na nova acção que pretende suspender a venda da PT Portugal.
pub