Ontem
Tiago Freire O espirro chinês 22.06.2017 Tiago Freire
O tempo esfriou subitamente no início do ano, no quente e expansionista clima empresarial e chinês. Aquilo que seria, há uns anos, um evento local é agora um sinal de alerta em vários mercados, entre eles o português.
Armando Esteves Pereira Pobre país a arder 22.06.2017 Armando Esteves Pereira
Demonizar o eucalipto num país que tem uma indústria tão importante é simplesmente estúpido, mas é fundamental criar corredores ecológicos que sirvam também para travões naturais das chamas.
Camilo Lourenço A surpreendente desorientação de António Costa  22.06.2017 Camilo Lourenço 479
Tudo parecia correr de feição. A economia melhorava, o défice caía, o PDE já era, o desemprego despencava, o investimento subia... enfim, uma passadeira estendida ao Governo.
Bruno Faria Lopes Pedrógão é, também, uma história de finanças públicas 22.06.2017 Bruno Faria Lopes
Só a recomposição da despesa pode abrir espaço orçamental a boas soluções para áreas vitais, como a dos incêndios.
Fernando Ilharco Quando dar o melhor não chega 22.06.2017 Fernando Ilharco
Ninguém duvida de que os profissionais envolvidos no combate aos incêndios na tragédia dos últimos dias, desde os bombeiros e agentes da GNR até aos técnicos das várias entidades e aos muitos voluntários, deram o seu melhor.
Sessão de Abertura Referendo no Reino Unido? Já passou um ano  22.06.2017 Raquel Godinho
Há um ano, os mercados tremiam com o referendo no Reino Unido. Os britânicos decidiam nas urnas a permanência do país na União Europeia. O Brexit foi o desfecho e passou a ser uma expressão diariamente utilizada na linguagem financeira.
Cristina Casalinho Revolução industrial 4.0 22.06.2017 Cristina Casalinho
Elon Musk (Tesla Motors), a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e a Finlândia partilham a apologia do rendimento básico incondicional ou universal.
Economistas Como prevenir a auto-destruição do Reino Unido 22.06.2017 Jim O'Neill
Uma conclusão clara das eleições recentes é que May terá que considerar uma forma "mais suave" de Brexit do que estava disposta a tolerar.
Linhas Cruzadas O mundo da Uber depois do rebelde Kalanick 22.06.2017 Tiago Freire
A Uber não é uma empresa como as outras. Já se tinha percebido, pelo seu rápido sucesso e crescimento, mas também pelos seus "mandamentos", que são ensinados aos funcionários e que não primam exactamente pela candura ("pisar calos" é um exemplo).
Camilo Lourenço Confirma-se: os "ajustamentos" são bons para Portugal  22.06.2017 Camilo Lourenço 508
O Banco de Portugal diz que a economia está a crescer ao ritmo mais elevado desde 2000, puxado pela procura externa. Ou seja, exatamente o oposto do previsto pelo Governo quando apresentou o seu programa (crescimento pelo consumo).
Celso Filipe A árvore e a floresta 22.06.2017 Celso Filipe
O país ainda está a fazer a catarse da tragédia de Pedrógão Grande. A morte, em circunstâncias dantescas e porventura evitáveis, convoca sentimentos como a raiva, a dor, e a impotência. As imagens daquela estrada, salpicada por carros carbonizados, vão ficar na história das catástrofes nacionais, como aconteceu com as do acidente ferroviário de Alcafache ou da queda da ponte de Entre-os-Rios.
Anteontem
Pedro Santana Lopes A região centro  21.06.2017 Pedro Santana Lopes 273
Estou farto de ver as lágrimas de crocodilo ou lágrimas mesmo sentidas por aqueles que acordam sempre depois de as coisas acontecerem.
José M. Brandão de Brito Uma estratégia transformadora para a Europa 21.06.2017 José M. Brandão de Brito
Para a Europa, o sucesso depende da capacidade de se mobilizar em torno de um projeto, que não ferindo o seu âmago identitário, tire partido das novas oportunidades.
António Gomes Mota De novo nomeações 21.06.2017 António Gomes Mota
A recente polémica política que se gerou a partir da indicação pelo Governo das pessoas que irão desempenhar as funções de administradores não executivos da TAP traz de novo à colação a importância de se valorizarem e muscularem os processos de nomeações.
Jorge Marrão Os novos moralistas 21.06.2017 Jorge Marrão 21
Vivemos uma sociedade marcada por episódios, sem desígnio, cínica, em que cada grupo de interesses faz "pela vidinha", mas que se lixem as mudanças que obriguem ao conflito social que naturalmente resultaria das reformas necessárias.
Sessão de Abertura A euforia das tecnológicas em poucos caracteres 21.06.2017 Raquel Godinho
As tecnológicas têm sido as grandes responsáveis pelo bom desempenho de Wall Street. Os ganhos foram tão expressivos que até já tiveram alguns solavancos, depois de o Goldman Sachs ter alertado para as elevadas avaliações.
Eduardo Cintra Torres [714.] Slogans em anúncios de automóveis 21.06.2017 Eduardo Cintra Torres
Com o aumento da venda de carros, devido em primeiro lugar à procura por empresas de aluguer, a publicidade automóvel anima os media. Os publicitários dão voltas à cabeça para inventarem slogans atractivos, mas a retórica das frases atractivas parece ter-se esgotado ao longo dos anos.
pub