Cronista
João Carlos Barradas Jornalista
João Carlos Barradas O caminho de Damasco  17.04.2018 João Carlos Barradas
Na Síria convergem alguns dos mais perigosos confrontos da actualidade e qualquer complacência ante riscos iminentes de guerra é mera irresponsabilidade criminosa. 
João Carlos Barradas Linhas vermelhas no deserto  10.04.2018 João Carlos Barradas
O rublo, empresas dependentes de favores do Kremlin, como a "holding" do magnata do alumínio Oleg Deripaska, entraram em queda com nova vaga de sanções financeiras norte-americanas à Rússia, numa antevisão dos tremores generalizados que a guerra na Síria gera.
João Carlos Barradas Negócios com o inimigo 03.04.2018 João Carlos Barradas
Ao lidar com Putin cumpre ter sempre presentes o desapiedado princípio caro a Lenin de que a política se resume ao "quem pode fazer o quê a quem" e a secular máxima de Maquiavel de que mais facilmente se esquece a morte do pai do que a perda de património.
João Carlos Barradas O cancro, os adubos e os interesses  20.03.2018 João Carlos Barradas 35
A limitação da presença em fertilizantes de cádmio, metal cancerígeno, divide os estados da União Europeia numa demonstração da perversão da política de interesses em detrimento da saúde pública.
João Carlos Barradas Putin: autocracia, ortodoxia, nação 13.03.2018 João Carlos Barradas
Um conflito cada vez mais acentuado com as principais potências ocidentais e escassas perspectivas de crescimento económico para alcandorar a Rússia ao nível dos países de maiores rendimentos marca o início do quarto mandato presidencial de Vladimir Putin.
João Carlos Barradas Um pano encharcado no focinho 06.03.2018 João Carlos Barradas 21
Assim que mar e vento se revelarem propícios, pelo final de Março, vão engrossar as vagas de foragidos a arriscar a travessia da Líbia para a península italiana e ainda por essa altura se discutirá em Roma a formação de governo.
João Carlos Barradas A ameaça síria aos ditosos mercados 27.02.2018 João Carlos Barradas
Dezenas de mercenários russos mortos, outros tantos combatentes de forças pró-Damasco abatidos, nenhuma baixa pelo lado das forças especiais norte-americanas, é o que há a assinalar de uma batalha este mês no Leste da Síria que escapou ao sismógrafo Dow Jones.
João Carlos Barradas A violação das massas pela internet 20.02.2018 João Carlos Barradas
Evgeni Prigojin, empresário da restauração, "catering", propaganda e outras artes, nado, criado e alcandorado a milionário em São Petersburgo, surge como o espírito maléfico por trás da operação de manipulação russa das eleições presidenciais nos Estados Unidos.
João Carlos Barradas Merkel e o seu governo nado-morto  13.02.2018 João Carlos Barradas
Angela Merkel e os sociais-democratas contavam formar governo sem nomearem à partida ministros ou ministras oriundos do Leste, onde a chanceler cresceu e viveu até à reunificação de 1990, numa omissão de palmatória que só por si condenava à nascença a coligação.
João Carlos Barradas O Papa e a quimera da China 06.02.2018 João Carlos Barradas
A expulsão do núncio papal de Pequim em 1951, dois anos após a tomada do poder por Mao Zedong, marcou a ruptura com o regime comunista e esta reaproximação aparenta, desde logo, reconhecer um direito de veto a Pequim quanto a nomeações episcopais.