Cronista
João Carlos Barradas Jornalista
João Carlos Barradas Trump e o proselitismo do bem 24.05.2017 João Carlos Barradas
Um rol de equívocos marcou a passagem de Trump por Riade, Telavive, Jerusalém e Belém na promoção de uma Santa Aliança sunita contra o Irão e o "terrorismo islamita".
João Carlos Barradas O privilégio nacional 16.05.2017 João Carlos Barradas
Ao confirmar o princípio de soberania nacional e regional na ratificação de acordos comerciais, o Tribunal Europeu de Justiça (TEJ) travou veleidades federalistas e demarcou os limites de integração política.
João Carlos Barradas Outro Presidente no fio da navalha 09.05.2017 João Carlos Barradas
Aplacar Pequim, entender-se com Washington e evitar uma guerra com Pyongyang são desafios imediatos que escassa margem de manobra deixam ao novo Presidente da Coreia do Sul.
João Carlos Barradas Macron e o marco fraco    02.05.2017 João Carlos Barradas
Harmonizar a carga fiscal sobre as empresas na eurozona, impor tarifas "antidumping" para obviar à concorrência desleal de chineses ou indianos, reexaminar os termos do "Tratado Económico e Comercial com o Canadá", são algumas das promessas de Macron na recta final da campanha.
João Carlos Barradas França: a litania dos fracassos 25.04.2017 João Carlos Barradas
Jean-Marie Le Pen somou 5,5 milhões de votos, 18% dos sufrágios, na disputa contra Jacques Chirac na segunda volta das presidenciais em Maio de 2002, e Marine parte para o confronto com Emmanuel Macron contando com 7,8 milhões de apoiantes, 21% dos votantes - nisto se resume a degradação da Quinta República.
João Carlos Barradas O Brexit de May, a legítima 18.04.2017 João Carlos Barradas
Cedo ou tarde Theresa May teria de legitimar em eleições antecipadas a sua liderança para promover o Brexit a que se resignara ao ascender à chefia dos conservadores após o referendo de Junho.
João Carlos Barradas Síria: a guerra na agenda 11.04.2017 João Carlos Barradas
Putin só aceitará a saída de cena de Bashar al-Assad mediante concessões que Trump é incapaz de garantir, sendo de excluir qualquer possibilidade de cessar-fogo na Síria.
João Carlos Barradas Trump face à China sem Twitter que lhe valha 04.04.2017 João Carlos Barradas
Desde 2006, a Coreia do Norte é potência nuclear militar e o regime nunca abdicará do seu arsenal atómico.
João Carlos Barradas Brexit: entre o péssimo e o tenebroso 28.03.2017 João Carlos Barradas 24
O prazo de dois anos para chegar a acordo sobre o Brexit será a primeira ilusão a desabar logo que se tornar clara a insensatez de quem espera que 27 estados da UE apresentem uma posição comum para negociar com Londres.
João Carlos Barradas A Primavera da Crimeia 21.03.2017 João Carlos Barradas
Fanfarras e manifestações de regozijo assinalaram na Crimeia o terceiro aniversário da anexação por Moscovo, enquanto o Kremlin deu novos sinais de pretender aumentar o controlo de regiões em disputa com a Geórgia e a Ucrânia.