Cronista
João Carlos Barradas Jornalista
João Carlos Barradas Brexit: entre o péssimo e o tenebroso 28.03.2017 João Carlos Barradas
O prazo de dois anos para chegar a acordo sobre o Brexit será a primeira ilusão a desabar logo que se tornar clara a insensatez de quem espera que 27 estados da UE apresentem uma posição comum para negociar com Londres.
João Carlos Barradas A Primavera da Crimeia 21.03.2017 João Carlos Barradas
Fanfarras e manifestações de regozijo assinalaram na Crimeia o terceiro aniversário da anexação por Moscovo, enquanto o Kremlin deu novos sinais de pretender aumentar o controlo de regiões em disputa com a Geórgia e a Ucrânia.
João Carlos Barradas Um velho embaraço holandês 14.03.2017 João Carlos Barradas
É fraco consolo que Geert Wilders quede fora da próxima coligação governamental pois a eleição desta quarta-feira prova como o ressentimento xenófobo alastra na Holanda, inquinando uma tradição de tolerância que vale a pena preservar na Europa. 
João Carlos Barradas Acesso restrito de lés a lés 07.03.2017 João Carlos Barradas
Controlo de entradas e restrições crescentes a requerentes de asilo são matéria em que a moral claudica para estados da União Europeia, russos, australianos, sul-africanos, iranianos, israelitas ou chineses censurarem os abusos de Trump.
João Carlos Barradas A ruptura populista 28.02.2017 João Carlos Barradas 23
Os populismos de extrema-direita estão ainda longe de um ataque frontal às instituições democráticas tradicionais ou estabelecidas no pós-guerra e nas transições democráticas das décadas de 70, mas acentuaram já uma guinada racista e xenófoba na Europa ocidental.
João Carlos Barradas França não se recomenda 22.02.2017 João Carlos Barradas 22
É cada vez mais inquietante a incapacidade de Emmanuel Macron ou François Fillon assegurarem uma margem segura para triunfo à segunda volta contra Marine Le Pen nas eleições presidenciais franceses.
João Carlos Barradas A sombra de Nixon paira sobre Trump   15.02.2017 João Carlos Barradas
Agora, os políticos são outros, mas o enredo tem similitudes e basta isso para comprometer de forma muito perigosa a Casa Branca e a capacidade de resposta dos Estados Unidos às crises que se avolumam.
João Carlos Barradas A corrupção lá longe 07.02.2017 João Carlos Barradas
As maiores manifestações antigovernamentais em Bucareste desde a queda de Nicolae Ceausescu no final de 1989 não sustentam de momento alternativas políticas, mas revelam a exasperação de significativa parte da população romena ante a desfaçatez de políticos corruptos.
João Carlos Barradas Agora, Marine Le Pen 31.01.2017 João Carlos Barradas
Nas eleições presidenciais de Abril, em França, Marine Le Pen passará à segunda volta, mas é cada vez mais incerto quem poderá obstar a que a candidata de extrema-direita chegue ao Palácio do Eliseu. 
João Carlos Barradas Trump e os factos alternativos 24.01.2017 João Carlos Barradas
O estilo é o homem e a obsessão de Trump em impor "factos alternativos", na expressão da sua conselheira Kellyanne Conway, é um traço essencial do populismo conservador do Presidente.