Cronista
João Carlos Barradas Jornalista
João Carlos Barradas "Eu Show Trump" e as guerras do negócio   23.01.2018 João Carlos Barradas
A imposição de tarifas aduaneiras a máquinas de lavar e painéis solares, incidindo maioritariamente sobre exportações chinesas e sul-coreanas, é a primeira salva na ofensiva proteccionista com que Trump conta galvanizar o eleitorado para as legislativas intercalares de Novembro.
João Carlos Barradas À bomba chama-lhe um figo 16.01.2018 João Carlos Barradas
O recurso a armas nucleares tácticas em confrontos bélicos ou em retaliação por ataques não convencionais é cada vez mais corrente na doutrina militar, conforme demonstra a recém-divulgada proposta do Pentágono sobre estratégia de segurança.
João Carlos Barradas Centeno e o broche da princesa  09.01.2018 João Carlos Barradas 93
A princesa de Kent teve de tragar o fel pela sua condição, mas Mário Centeno é doutra cepa e em seus trajes de ministro faz alarde arrogante de privilégios pouco conformes à lisura política e à moral republicana.
João Carlos Barradas A instabilidade permanente no Irão  02.01.2018 João Carlos Barradas
Aumento do preço das cebolas, ovos e combustíveis, cortes de subsídios sociais, falência de caixas de crédito popular, disputas quanto ao financiamento de instituições religiosas e um austero orçamento agravado pelos custos das intervenções militares no estrangeiro suscitam uma vaga de protestos no Irão.
João Carlos Barradas A primeira pedra contra a Polónia 26.12.2017 João Carlos Barradas
Ainda antes de chegar a Primavera a Comissão Europeia terá de lidar com um ignominioso fiasco político no processo aberto contra o governo de Varsóvia por violação dos valores do estado de direito.
João Carlos Barradas A Catalunha e o regime 19.12.2017 João Carlos Barradas
Depois da eleição na Catalunha a Espanha terá, fatalmente, de confrontar-se com uma crise de regime que põe em causa a Constituição pós-franquista de 1978 e deslegitima a monarquia.
João Carlos Barradas Theresa May não vai longe 12.12.2017 João Carlos Barradas
A ilusão de soberania total, o estatuto privilegiado no trato com a União Europeia e os ganhos orçamentais substanciais em proveito do Reino Unido diluem-se pouco a pouco entre o eleitorado britânico, mas continua a prevalecer a opção pelo Brexit.
João Carlos Barradas O desespero da guerra de Pearl Harbour a Pyongyang 05.12.2017 João Carlos Barradas
Tal como os imperialistas japoneses, o líder norte-coreano tem de se apressar na tentativa de criar uma situação de facto que force os adversários a aceitar negociações em termos favoráveis a Pyongyang.
João Carlos Barradas Os limites da diplomacia do Papa Francisco  28.11.2017 João Carlos Barradas
Francisco é a última vítima das violências em Myanmar ao escusar-se a apelos públicos contra a perseguição da minoria muçulmana rohingya na primeira visita papal à antiga Birmânia. 
João Carlos Barradas A engenheira, pilha-galinhas e outros mais  21.11.2017 João Carlos Barradas 32
"Há vida além do Estado", assevera, ponderoso, o editorial do Jornal de Angola ao louvar a "veia empresarial" de Isabel dos Santos pela inauguração de uma fábrica cervejeira um dia depois da sua exoneração da Sonangol.