Cronista
João Carlos Barradas Jornalista
João Carlos Barradas A miragem de abastança 19.06.2018 João Carlos Barradas
A actual vaga migratória da Primavera/Verão, ainda que inferior aos picos registados em 2015, é, de resto, suficiente para num contexto político de crescente intolerância à aceitação de refugiados e emigrantes económicos desencadear crises políticas de alto risco.
João Carlos Barradas Macron, Merkel e suas ilusões estivais  05.06.2018 João Carlos Barradas
Elitismo tecnocrático de pendor antidemocrático é o que ressalta dos discursos gradiloquentes de Emmanuel Macron e das considerações de Angela Merkel sobre reforma das instituições da União Europeia em vésperas de mais uma cimeira estival.
João Carlos Barradas Outra Guerra Fria 29.05.2018 João Carlos Barradas
A Segunda Esquadra norte-americana retomará a protecção da costa leste e do Atlântico Norte para conter eventuais ameaças da Rússia, anunciou este mês o almirante John Richardson, e deixou o tom de Guerra Fria a pairar no ar.
João Carlos Barradas Os terroristas de Alcochete 22.05.2018 João Carlos Barradas 42
Os brutos de Alcochete arriscam ser os primeiros condenados em Portugal ao abrigo da lei de combate ao terrorismo, promulgada em 2003, em companhia de Abdesselam Tazi, alegado recrutador do Daesh, detido na prisão de alta segurança de Monsanto.
João Carlos Barradas Sanções e geopolítica de viés  15.05.2018 João Carlos Barradas
Trump não será muito dado às tragédias de Shakespeare, mas a sua loucura tem algo de metódico e não é mansa, nem totalmente desvairada.
João Carlos Barradas A confissão de Gina 08.05.2018 João Carlos Barradas
O programa de tortura da CIA foi cancelado em 2009, sem que responsáveis ou operacionais da agência fossem levados a tribunal. 
João Carlos Barradas Gente descartável 01.05.2018 João Carlos Barradas
"O chicote estará na mão do preto" dentro de 15 ou 20 anos se continuarem a entrar no Reino Unido emigrantes da Commonwealth, advertia Enoch Powell, em Abril de 1968, seus compatriotas brancos num discurso virulento e marcante.
João Carlos Barradas O caminho de Damasco  17.04.2018 João Carlos Barradas
Na Síria convergem alguns dos mais perigosos confrontos da actualidade e qualquer complacência ante riscos iminentes de guerra é mera irresponsabilidade criminosa. 
João Carlos Barradas Linhas vermelhas no deserto  10.04.2018 João Carlos Barradas
O rublo, empresas dependentes de favores do Kremlin, como a "holding" do magnata do alumínio Oleg Deripaska, entraram em queda com nova vaga de sanções financeiras norte-americanas à Rússia, numa antevisão dos tremores generalizados que a guerra na Síria gera.
João Carlos Barradas Negócios com o inimigo 03.04.2018 João Carlos Barradas
Ao lidar com Putin cumpre ter sempre presentes o desapiedado princípio caro a Lenin de que a política se resume ao "quem pode fazer o quê a quem" e a secular máxima de Maquiavel de que mais facilmente se esquece a morte do pai do que a perda de património.