Cronista
Luís Pais Antunes Advogado

• Licenciado em Direito e Diplomado em Estudos Europeus pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
• Diplomado pelo Instituto Europeu de Altos Estudos Internacionais.
• Advogado. Sócio da sociedade de advogados PLMJ (que integra desde 1997).
• Director-executivo do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais, desde 2008.
• Professor auxiliar convidado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde lecciona as disciplinas de “Administração Pública Europeia” (Mestrado de Administração Pública) e “Direito Europeu I” (Curso de Estudos Europeus).
• Lecciona também na Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto (“Direito das Comunicações”) e na Pós-Graduação em Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
• Presidente da Comissão Permanente de Avaliação e Acompanhamento do Código das Boas Práticas Comerciais (1997-2002 e 2009- ….).
• Integra, na qualidade de Árbitro Presidente, o Colégio Arbitral em sede da arbitragem obrigatória e da arbitragem necessária previstas no Código do Trabalho.

• Foi Secretário de Estado no Ministério da Segurança Social e do Trabalho e no Ministério das Actividades Económicas e do Trabalho (XV e XVI Governos Constitucionais) entre 2002 e 2005.
• Foi Deputado à Assembleia da República e Vice-Presidente da respectiva Comissão de Assuntos Europeus, entre 2005 e 2009.
• Foi Director-Geral de Concorrência e Preços, Membro do Comité de Política da Concorrência da OCDE e Membro do Conselho Económico e Social entre 1994 e 1996.
• Foi Assessor e Chefe de gabinete do Presidente do Tribunal de Primeira Instância das Comunidades Europeias entre 1989 e 1994.
• Foi Membro do Serviço Jurídico da Comissão Europeia entre 1986 e 1989.
• Foi professor auxiliar convidado da Universidade Lusíada (1994-2000). Orientou vários seminários e cursos no Instituto Nacional de Administração (INA), no Instituto Europeu de Administração Pública (Maastricht) e no Colégio da Europa (Bruges).
• Tem publicados vários artigos e trabalhos de investigação nos domínios da Integração Europeia, do Direito Comunitário e do Direito Económico em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Brasil, Holanda, Alemanha, Itália, Inglaterra, Estados-Unidos, países nos quais tem igualmente proferido conferências em instituições universitárias e outras instituições profissionais e jurídicas.

Luís Pais Antunes Estados de graça 25.07.2017 Luís Pais Antunes
Nada permite concluir que a "macromania" que varreu a paisagem política francesa, fazendo praticamente desaparecer o Partido Socialista do mapa e infligindo uma derrota inesperada à direita, foi apenas mais um daqueles aguaceiros de verão que rapidamente se esquecem.
Luís Pais Antunes Falhas secas 26.06.2017 Luís Pais Antunes
A seu tempo saberemos (?) o que esteve mal, o que deveria ter funcionado e não funcionou e quem não fez o que devia ter feito.
Luís Pais Antunes A embriaguez 23.05.2017 Luís Pais Antunes
O nosso país tem sido, felizmente, poupado ao rasto de terror e destruição que nos chega pelas notícias. Temos, claro, outros problemas e dificuldades. Mas as nossas "coisas más" são, na maioria dos casos, apenas desagradáveis e inconvenientes.
Luís Pais Antunes As 50 sombras de May 30.03.2017 Luís Pais Antunes 62
Para os Estados-membros "abandonados" o despeito inicial irá reforçar o propósito de união e a posição de muito pouca margem negocial.
Luís Pais Antunes Percepções e outras inquietações 16.02.2017 Luís Pais Antunes
Os erros de percepção - sejam eles mútuos, colectivos ou individuais - parecem multiplicar-se um pouco por todo o lado e ameaçam desmentir todos aqueles que diziam termos entrado num novo mundo dominado pela pós-verdade e pelos factos alternativos.
Luís Pais Antunes Desconcertados 19.01.2017 Luís Pais Antunes
Por que razão deveria a oposição - afastada do poder por uma estranha aliança que elegeu como política reverter as principais decisões do anterior governo - suprir a falta de entendimento entre as forças políticas que sustentam o atual Governo?
Luís Pais Antunes 2016: O ano em que o mundo começou a mudar 16.12.2016 Luís Pais Antunes 26
É quase um lugar-comum dizer que 2016 não foi um ano como os outros, tal a sucessão de acontecimentos julgados tão inesperados quanto improváveis.
Luís Pais Antunes Admirável mundo novo 17.11.2016 Luís Pais Antunes
As preocupações e as angústias das pessoas podem não ser tão diferentes assim. Mas a forma, o conteúdo e a rapidez das respostas que lhes são oferecidas são. E esse é o grande desafio que se coloca às organizações, sejam elas grandes ou pequenas.
Luís Pais Antunes As escolhas de António Costa 13.10.2016 Luís Pais Antunes
Se "o país tem de fazer escolhas" - como afirmava António Costa numa recente entrevista a propósito do Orçamento do Estado cuja proposta é hoje conhecida - ninguém mais do que o próprio primeiro-ministro as tem de fazer.
Luís Pais Antunes Um cocktail explosivo 01.09.2016 Luís Pais Antunes 518
Não há investidor que não pense dez vezes e faça contas outras vinte antes de arriscar um euro numa aventura que tem tudo para acabar mal…
pub