Cronista
Luís Pais Antunes Advogado

• Licenciado em Direito e Diplomado em Estudos Europeus pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
• Diplomado pelo Instituto Europeu de Altos Estudos Internacionais.
• Advogado. Sócio da sociedade de advogados PLMJ (que integra desde 1997).
• Director-executivo do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais, desde 2008.
• Professor auxiliar convidado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde lecciona as disciplinas de “Administração Pública Europeia” (Mestrado de Administração Pública) e “Direito Europeu I” (Curso de Estudos Europeus).
• Lecciona também na Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto (“Direito das Comunicações”) e na Pós-Graduação em Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
• Presidente da Comissão Permanente de Avaliação e Acompanhamento do Código das Boas Práticas Comerciais (1997-2002 e 2009- ….).
• Integra, na qualidade de Árbitro Presidente, o Colégio Arbitral em sede da arbitragem obrigatória e da arbitragem necessária previstas no Código do Trabalho.

• Foi Secretário de Estado no Ministério da Segurança Social e do Trabalho e no Ministério das Actividades Económicas e do Trabalho (XV e XVI Governos Constitucionais) entre 2002 e 2005.
• Foi Deputado à Assembleia da República e Vice-Presidente da respectiva Comissão de Assuntos Europeus, entre 2005 e 2009.
• Foi Director-Geral de Concorrência e Preços, Membro do Comité de Política da Concorrência da OCDE e Membro do Conselho Económico e Social entre 1994 e 1996.
• Foi Assessor e Chefe de gabinete do Presidente do Tribunal de Primeira Instância das Comunidades Europeias entre 1989 e 1994.
• Foi Membro do Serviço Jurídico da Comissão Europeia entre 1986 e 1989.
• Foi professor auxiliar convidado da Universidade Lusíada (1994-2000). Orientou vários seminários e cursos no Instituto Nacional de Administração (INA), no Instituto Europeu de Administração Pública (Maastricht) e no Colégio da Europa (Bruges).
• Tem publicados vários artigos e trabalhos de investigação nos domínios da Integração Europeia, do Direito Comunitário e do Direito Económico em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Brasil, Holanda, Alemanha, Itália, Inglaterra, Estados-Unidos, países nos quais tem igualmente proferido conferências em instituições universitárias e outras instituições profissionais e jurídicas.

Luís Pais Antunes Desconcertação Social 16.07.2018 Luís Pais Antunes 23
A legislação laboral sempre foi um terreno difícil em que não raras vezes se extremam posições. Portugal não é exceção, como o não é também a generalidade das democracias.
Luís Pais Antunes A verdade dos números 23.04.2018 Luís Pais Antunes
Dizia Voltaire que a arte da medicina consiste em distrair o paciente enquanto a natureza cura a doença. Aparentemente, também na política portuguesa há quem adote o mesmo princípio. Mas ambos estão enganados: até a natureza tem os seus limites…
Luís Pais Antunes Uma guinada na direção errada 26.03.2018 Luís Pais Antunes
Boa ou má, a precariedade não se combate por decreto, nem com taxas acrescidas, seja em Portugal, seja em qualquer outra parte do mundo.
Luís Pais Antunes O diabo - take 2 15.01.2018 Luís Pais Antunes
Navegar à vista, aproveitando os bons ventos que sopram de fora, e distribuir prebendas pelas clientelas instaladas é fácil e rende no curto prazo. Mas não dura muito, como temos a obrigação de saber por experiência própria.
Luís Pais Antunes Brincar aos milhões 11.12.2017 Luís Pais Antunes
Regularmente, os blocos noticiosos dão eco a manifestações de insatisfação e de perplexidade perante a desfaçatez de quem tanto prometeu e tão pouco cumpriu.
Luís Pais Antunes A falta de vergonha devia pagar imposto 17.10.2017 Luís Pais Antunes 60
Aparentemente ninguém antecipava uma tragédia como aquela que ocorreu em Pedrógão, fez ontem exatamente quatro meses. Disse-se então tudo e o seu contrário, prometeram-se análises, relatórios e uma completa identificação dos responsáveis.
Luís Pais Antunes O ministério da verdade 28.08.2017 Luís Pais Antunes 55
Infelizmente, não se trata de um episódio isolado ou de um facto típico da "silly season" estival. Repete-se numa cadência em ritmo crescente, invariavelmente sob a capa de princípios e valores de adesão fácil.
Luís Pais Antunes Estados de graça 25.07.2017 Luís Pais Antunes
Nada permite concluir que a "macromania" que varreu a paisagem política francesa, fazendo praticamente desaparecer o Partido Socialista do mapa e infligindo uma derrota inesperada à direita, foi apenas mais um daqueles aguaceiros de verão que rapidamente se esquecem.
Luís Pais Antunes Falhas secas 26.06.2017 Luís Pais Antunes
A seu tempo saberemos (?) o que esteve mal, o que deveria ter funcionado e não funcionou e quem não fez o que devia ter feito.
Luís Pais Antunes A embriaguez 23.05.2017 Luís Pais Antunes
O nosso país tem sido, felizmente, poupado ao rasto de terror e destruição que nos chega pelas notícias. Temos, claro, outros problemas e dificuldades. Mas as nossas "coisas más" são, na maioria dos casos, apenas desagradáveis e inconvenientes.