Cronista
Avelino de Jesus Economista
Avelino de Jesus Os juros, o Estado e a sociedade  22.04.2018 Avelino de Jesus
Já muitos notaram que os juros desempenharam um papel central na redução de deficit público. No Programa de Estabilidade 2018-2022 tal facto é reconhecido, notando-se aí que no fim do período aquela folga tenderá a desaparecer.
Avelino de Jesus O perigoso mito do da convergência regional 18.03.2018 Avelino de Jesus
A questão das diferenças regionais não está entre as mais graves que o país enfrenta. É desproporcional a importância que os media e os actores políticos lhes estão a atribuir.
Avelino de Jesus A queda da qualidade do crédito 26.02.2018 Avelino de Jesus
O ponto mais marcante da qualidade do crédito remete para a proporção deste que é dirigido às empresas, em geral para investimento, por oposição ao atribuído às famílias para consumo e habitação.
Avelino de Jesus A austeridade gerou desigualdade?  14.01.2018 Avelino de Jesus 41
De facto, as políticas ditas de austeridade do pós-crise, em geral, tiveram um efeito de atenuação da desigualdade. Em particular, o efeito foi, em Portugal, dos mais fortes.
Avelino de Jesus A febre do Bitcoin 18.12.2017 Avelino de Jesus
O Bitcoin (BTC) suscitou no presente mês de Dezembro um conjunto de movimentos que o transformou de mera curiosidade tecnológico-financeira num assunto a suscitar real interesse nas mais diversas esferas da sociedade e a obrigar os bancos centrais e os governos a encararem a coisa seriamente.
Avelino de Jesus Os limites do discurso antiausteritário e as greves dos professores  20.11.2017 Avelino de Jesus
Reverter os cortes salariais e os aumentos brutais de impostos, associados ao resgate da troika, está a ser posto à prova com as movimentações dos professores.
Avelino de Jesus A recuperação económica das regiões devastadas pelo fogo  22.10.2017 Avelino de Jesus
Assim, para compensar o aumento de despesas e redução das receitas que implicarão as tragédias de Junho e Outubro, impõe-se reverter as medidas iniciais de redução de receitas e aumento de despesas face ao verificado em 2017.
Avelino de Jesus Alquimias 27.09.2017 Avelino de Jesus
A repercussão elogiosa do estudo é preocupante e não anuncia nada de bom para a economia portuguesa. Todos aplaudem: o lado esquerdo da coligação, os sectores mais sedentos do Governo e o Presidente da República.
Avelino de Jesus Ainda no mau caminho: o descalabro da poupança 21.08.2017 Avelino de Jesus 31
O INE confirmou que no 1º semestre de 2017, o PIB português cresceu 2,8%. Se respigamos a imprensa o que vemos sobre o assunto? O tom geral é esmagador: estamos no bom caminho e ainda podemos melhorar, com mais do mesmo, através de mais despesa pública.
Avelino de Jesus União bancária à italiana 23.07.2017 Avelino de Jesus
Com a solução encontrada, os bancos em dificuldade são oficialmente liquidados. A parte saudável ("banco bom") vai para um grande concorrente por um preço simbólico. A restante parte vai para um "banco mau".