Cronista
Avelino de Jesus Economista
Avelino de Jesus Copos e mulheres no pelotão da frente  26.03.2017 Avelino de Jesus
No essencial, as reformas necessárias deixaram de se fazer desde 1992. A retribuição logo chegou (portanto, muito antes da chegada do euro) sob a forma de paralisia no processo de convergência.
Avelino de Jesus Salário mínimo, o euro e a "austeridade" 19.02.2017 Avelino de Jesus
Há mitos e dúvidas sobre o euro e a UE que não têm justificação e, apesar de tudo, continuam a ser destilados.
Avelino de Jesus Investir no consumo - Parte I 15.01.2017 Avelino de Jesus
Não tivemos, nesta crise, nada que se compare com as quebras que ocorreram aquando dos resgates dos anos 1970 e 1980. A Europa e o euro retiraram-nos instrumentos, protegeram-nos muito mais do que aquelas velhas relíquias por que tantos ainda suspiram.
Avelino de Jesus O novo plano de exuberância para a CGD  11.12.2016 Avelino de Jesus
Se dermos crédito ao revelado ficamos a saber que os accionistas da Caixa apostam num insensato regresso ao período de exuberância financeira do período anterior à crise.
Avelino de Jesus O futuro da Caixa 08.11.2016 Avelino de Jesus
O processo de reestruturação e recapitalização da CGD deixou de interessar os media. Em seu lugar temos fartas reportagens sobre os empolgantes temas dos salários e das declarações de rendimentos e patrimónios dos administradores.
Avelino de Jesus Sectores malditos 02.10.2016 Avelino de Jesus
Durante o PREC um ministro e professor de Economia, ademais com grandes responsabilidades educativas, exortou publicamente a população a desprezar o sector do turismo, equiparando-o à actividade de prostituição.
Avelino de Jesus Cuspir na Maçã 11.09.2016 Avelino de Jesus
As reacções em Portugal à recente decisão da Comissão da União Europeia de perseguir o Governo irlandês e a Apple por concessão de vantagens fiscais são uma boa ilustração dos motivos pelos quais a economia portuguesa está condenada há décadas a um miserável crescimento.
Avelino de Jesus Sanções: o último recurso 17.07.2016 Avelino de Jesus
A imposição de sanções pela UE para reprimir o Governo pelo continuado registo de excessivos deficits públicos será, provavelmente, o derradeiro recurso para reverter a saga dos últimos 20 anos de baixo crescimento económico.
Avelino de Jesus Dividir e privatizar. A Caixa. Com certeza  20.06.2016 Avelino de Jesus 34
A substituição, em curso, da administração da CGD veio trazer para a ordem do dia os problemas do maior banco português. O momento é adequado para questionar a natureza estatal do capital da CGD e influenciar a estrutura do conjunto do sector bancário.
Avelino de Jesus A luta pela nota de 500 15.05.2016 Avelino de Jesus
Depois de uma primeira tentativa, frustrada, de acabar, pura e simplesmente, com a nota de 500, o BCE cozinhou - perante várias e fortes reacções negativas - a seguinte solução: a nota deixará de ser fabricada a partir do fim de 2018, mas as notas existentes manterão o seu curso legal "eternamente".
pub