Cronista
Avelino de Jesus Economista
Avelino de Jesus A recuperação económica das regiões devastadas pelo fogo  22.10.2017 Avelino de Jesus
Assim, para compensar o aumento de despesas e redução das receitas que implicarão as tragédias de Junho e Outubro, impõe-se reverter as medidas iniciais de redução de receitas e aumento de despesas face ao verificado em 2017.
Avelino de Jesus Alquimias 27.09.2017 Avelino de Jesus
A repercussão elogiosa do estudo é preocupante e não anuncia nada de bom para a economia portuguesa. Todos aplaudem: o lado esquerdo da coligação, os sectores mais sedentos do Governo e o Presidente da República.
Avelino de Jesus Ainda no mau caminho: o descalabro da poupança 21.08.2017 Avelino de Jesus 31
O INE confirmou que no 1º semestre de 2017, o PIB português cresceu 2,8%. Se respigamos a imprensa o que vemos sobre o assunto? O tom geral é esmagador: estamos no bom caminho e ainda podemos melhorar, com mais do mesmo, através de mais despesa pública.
Avelino de Jesus União bancária à italiana 23.07.2017 Avelino de Jesus
Com a solução encontrada, os bancos em dificuldade são oficialmente liquidados. A parte saudável ("banco bom") vai para um grande concorrente por um preço simbólico. A restante parte vai para um "banco mau".
Avelino de Jesus Como fazer mais portugueses 27.06.2017 Avelino de Jesus 29
O senhor Presidente da República não se cansa de repetir - por tudo e por nada - que nós, os portugueses, somos os melhores do mundo. Talvez. Mas, de certeza, seremos cada vez menos numerosos, se não se tomarem medidas sérias e rapidamente.
Avelino de Jesus Crescimento: aparição ou visão? 22.05.2017 Avelino de Jesus 23
A 15 de Maio o INE revelou que a economia portuguesa terá crescido 2,8% no 1.º trimestre. No dia seguinte, o Eurostat divulgou a informação para o conjunto da UE. Com 2,8% temos dois países: Portugal e Holanda.
Avelino de Jesus Salário mínimo, o euro e a "austeridade" 16.04.2017 Avelino de Jesus
Há mitos e dúvidas sobre o euro e a UE que não têm justificação e, apesar de tudo, continuam a ser destilados. A elite dominante, mesmo quando não propõe abertamente a descrença nas instituições europeias, insinua que a periferia do Sul está a perder com o seu funcionamento "deficiente".
Avelino de Jesus Copos e mulheres no pelotão da frente  26.03.2017 Avelino de Jesus 35
No essencial, as reformas necessárias deixaram de se fazer desde 1992. A retribuição logo chegou (portanto, muito antes da chegada do euro) sob a forma de paralisia no processo de convergência.
Avelino de Jesus Salário mínimo, o euro e a "austeridade" 19.02.2017 Avelino de Jesus
Há mitos e dúvidas sobre o euro e a UE que não têm justificação e, apesar de tudo, continuam a ser destilados.
Avelino de Jesus Investir no consumo - Parte I 15.01.2017 Avelino de Jesus
Não tivemos, nesta crise, nada que se compare com as quebras que ocorreram aquando dos resgates dos anos 1970 e 1980. A Europa e o euro retiraram-nos instrumentos, protegeram-nos muito mais do que aquelas velhas relíquias por que tantos ainda suspiram.