Cronista
Bruno Faria Lopes Jornalista da revista Sábado
Bruno Faria Lopes Um excedente histórico é bom, mas não se distraiam   20.09.2018 Bruno Faria Lopes
Mesmo com os saldos históricos de Centeno – sem dúvida um resultado positivo e que ninguém esperava no arranque deste Governo – a vulnerabilidade das finanças públicas deste pequeno país sobreendividado está por ultrapassar.
Bruno Faria Lopes Especulação imobiliária no País do “Achismo” 13.09.2018 Bruno Faria Lopes 34
O debate sobre a taxa do Bloco ilustra como, perante uma gritante falta de informação concreta sobre o mercado, todos tentam perceber o que se passa no imobiliário “achando” isto ou aquilo.
Bruno Faria Lopes A crise que roubou margem para reagir à próxima crise 06.09.2018 Bruno Faria Lopes
Dez anos depois do Lehman há menos capacidade da política e dos bancos centrais para reagir a choques. O contexto externo degradou-se muito – e traz mais risco para Portugal.
Bruno Faria Lopes Euro: a oportunidade que nunca chegou a sê-lo 28.06.2018 Bruno Faria Lopes
Afinal a oportunidade para ir mais longe nas reformas do euro nunca esteve lá – e, mais preocupante para uma união monetária que terá de suportar choques futuros, talvez não venha a estar.
Bruno Faria Lopes Montepio e o corte cirúrgico do Governo 21.06.2018 Bruno Faria Lopes
O Governo está convencido de que Tomás Correia é um problema e criou uma oportunidade para afastar, com luvas de pelica, o homem que planeava a recandidatura ao cargo.
Bruno Faria Lopes O (falso) drama da perda de influência em Angola  14.06.2018 Bruno Faria Lopes
Dizer que França ou Espanha estão a ocupar o vazio deixado pelo esfriamento da relação com Portugal – discurso que é sempre uma crítica ao escrutínio judicial e mediático sobre a elite angolana em Portugal – é contar menos de metade da história.
Bruno Faria Lopes Uma batalha por mil milhões de euros 07.06.2018 Bruno Faria Lopes
Sem margem para rever as progressões automáticas – a começar pelas dos professores – o governo fica a meio da ponte e trava os ímpetos sindicais. Politicamente ninguém tem armas, hoje, para encostar o primeiro-ministro à parede nesta frente.
Bruno Faria Lopes A crise em Itália e a política portuguesa 31.05.2018 Bruno Faria Lopes
Os sinais de que a maré externa pode ficar mais picada são um factor de pressão sobre a política orçamental do Governo – e sobre a política futura de alianças do PS.
Bruno Faria Lopes A EDP e o grande bónus da influência  24.05.2018 Bruno Faria Lopes 46
O controlo de uma empresa tão ligada ao regime como a EDP confirmará o Partido Comunista da China como o grande novo poder em Portugal.
Bruno Faria Lopes O brunismo choca no muro financeiro 17.05.2018 Bruno Faria Lopes 33
Bruno de Carvalho tornou-se, por sua iniciativa, num activo tóxico. Se a falta de condições no plano moral não chegava para lhe tirar a arma das mãos, o dinheiro é o muro contra o qual iria sempre esbarrar.