Cronista
Bruno Faria Lopes Jornalista da revista Sábado
Opinião #CentenoéCosta 12.04.2018 Bruno Faria Lopes
Opinião Como mentir bem no currículo 22.03.2018 Bruno Faria Lopes
Opinião Breve cronologia do desespero no SNS  01.03.2018 Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes O défice e a política portuguesa: um quizz   19.04.2018 Bruno Faria Lopes
Ainda acha que consegue distinguir quem diz o quê quando se fala de política orçamental? Faça o teste.
Bruno Faria Lopes #CentenoéCosta 12.04.2018 Bruno Faria Lopes
O debate sobre o poder do ministro das Finanças está cheio de equívocos: sobre a consolidação, a situação financeira do país e o papel do primeiro-ministro.
Bruno Faria Lopes Estamos no escuro sobre os novos donos disto tudo 05.04.2018 Bruno Faria Lopes 43
O poder cada vez maior dos investidores chineses em Portugal, públicos e "privados", emana de um contexto interno muito difícil de perscrutar e de antever.
Bruno Faria Lopes O segredo do défice de 0,9% é que não há segredo 28.03.2018 Bruno Faria Lopes 32
O reporte enviado a Bruxelas ilustra como com uma economia a favor é possível fazer um brilharete no défice sem cortes ou mais impostos – e como se consegue baralhar a percepção política sobre as escolhas do Governo.
Bruno Faria Lopes Como mentir bem no currículo 22.03.2018 Bruno Faria Lopes 21
Nem todos inventam com Berkeley, mas é fácil imaginar a quantidade de pessoas que revisitam mentalmente as suas omissões, mentirinhas ou mentiraças no CV durante a defenestração de um Barreiras Duarte.
Bruno Faria Lopes Notas sobre o resgate à mutualista Montepio 15.03.2018 Bruno Faria Lopes 20
A situação da Mutualista é muito frágil: junta um problema financeiro a um problema de reputação da sua liderança. A cosmética opaca compra tempo, mas está longe de resolver o problema de fundo.
Bruno Faria Lopes O elogio de Mário Centeno a Passos Coelho 08.03.2018 Bruno Faria Lopes 650
As lições que Centeno deu aos gregos esta semana sobre "ownership" da austeridade são o principal elogio público que Passos lê ao sair da vida política.
Bruno Faria Lopes Breve cronologia do desespero no SNS  01.03.2018 Bruno Faria Lopes 135
As notícias dos últimos anos contradizem o ministro Adalberto Campos Fernandes, que esta semana classificou de "pontuais" as demissões de directores de serviço em Faro. Não são pontuais. São um reflexo, mais um, dos problemas de subfinanciamento e de organização que têm vindo a acumular-se há anos – e a minar o Serviço Nacional de Saúde.
Bruno Faria Lopes A escolha difícil de António Costa em 2019 22.02.2018 Bruno Faria Lopes
As regras da relação entre economia e política sugerem que Costa vence as legislativas, mas sem maioria absoluta. O PS será partido charneira em posição de maioria. Para onde irá virar? A resposta é tudo menos evidente.
Bruno Faria Lopes No passo da Gulbenkian cabe a mudança do mundo 15.02.2018 Bruno Faria Lopes
Gulbenkian soube ler como poucos os sinais de mudança no seu tempo, acabando por modelar o desenvolvimento da indústria de petróleo no Médio Oriente. É por isso apropriado que o passo dado pela fundação que Gulbenkian legou, vender o negócio do petróleo, nos faça ver como está a mudar o mundo – na energia, na finança e na geopolítica.