Cronista
Bruno Faria Lopes Jornalista da revista Sábado
Opinião Em Portugal não há assédio sexual 04.01.2018 Bruno Faria Lopes
Opinião O impacto do presidente Centeno 06.12.2017 Bruno Faria Lopes
Opinião O novo (sub)ciclo político 29.11.2017 Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes No passo da Gulbenkian cabe a mudança do mundo 15.02.2018 Bruno Faria Lopes
Gulbenkian soube ler como poucos os sinais de mudança no seu tempo, acabando por modelar o desenvolvimento da indústria de petróleo no Médio Oriente. É por isso apropriado que o passo dado pela fundação que Gulbenkian legou, vender o negócio do petróleo, nos faça ver como está a mudar o mundo – na energia, na finança e na geopolítica.
Bruno Faria Lopes Ainda temos o BCE (mas o minicrash foi um aviso)   08.02.2018 Bruno Faria Lopes 60
Em semana de mini-crash nos Estados Unidos, a dívida portuguesa e dos países periféricos foi vista como refúgio. Esta extraordinária mudança de percepção vai manter-se enquanto durar o desfasamento entre a política monetária na Europa e nos EUA – a seguir virá um caminho perigoso e nunca antes trilhado.
Bruno Faria Lopes Quem não tem filhos devia pagar mais impostos? 01.02.2018 Bruno Faria Lopes 2038
Se assumimos a urgência do problema e o benefício público dado pelo trabalho individual dos pais, precisamos de tornar a decisão de ter filhos o mais neutra possível – e de assumir escolhas difíceis.
Bruno Faria Lopes De PIGS a nórdicos do Sul em 5,3 segundos 25.01.2018 Bruno Faria Lopes 408
A irritante onda mediática que se formou subitamente sobre Portugal tem o valor das aparências – e deve ser surfada com estilo enquanto durar.
Bruno Faria Lopes O discurso do medo quando se fala de Angola  18.01.2018 Bruno Faria Lopes 49
Entender o risco alto do mercado angolano e o equilíbrio de forças na relação entre os dois países é importante para pôr em perspectiva um discurso de medo, que serve sobretudo a agenda de quem o faz.
Bruno Faria Lopes Em Portugal não há assédio sexual 04.01.2018 Bruno Faria Lopes 250
O silêncio relativo com que acolhemos os casos revelados com estrondo lá fora ilustra o quanto ainda temos que andar para subverter uma cultura de abuso, exercido tipicamente sobre as mulheres.
Bruno Faria Lopes O resgate público encapotado do Montepio 21.12.2017 Bruno Faria Lopes 761
Por que razão haveria a Santa Casa de concentrar um investimento significativo numa participação sobrevalorizada num banco que provavelmente precisará de mais capital? 
Bruno Faria Lopes A guerrilha na Autoeuropa explicada às crianças 14.12.2017 Bruno Faria Lopes 166
O conflito na fábrica que pesa 1% do PIB é por mais do que o trabalho aos sábados: o objectivo é matar o elogiado "modelo alemão" de relações laborais e substituir a comissão de trabalhadores pelos sindicatos.
Bruno Faria Lopes O impacto do presidente Centeno 06.12.2017 Bruno Faria Lopes
A eleição para a presidência do Eurogrupo, uma boa notícia para Portugal, tem um impacto muito maior na política doméstica do que na europeia.
Bruno Faria Lopes O novo (sub)ciclo político 29.11.2017 Bruno Faria Lopes
Este novo subciclo, que não é uma originalidade desta aliança parlamentar, não significa necessariamente o fim prematuro do Governo. Mas a viagem vai ser muito mais atribulada.