Cronista
Carlos Bastardo
Carlos Bastardo Finalmente, a Europa aproxima-se dos EUA no crescimento do PIB  01.08.2017 Carlos Bastardo
Dado que alguns fatores favoráveis ao crescimento do PIB em Portugal são cíclicos, seria bom que o país aproveitasse esta fase pós-crise para continuar a reduzir o défice público.
Carlos Bastardo Custo da dívida pública baixa, mas o "spread" continua elevado 19.06.2017 Carlos Bastardo
Recentemente, o IGCP realizou uma emissão de dívida pública portuguesa nas maturidades de cinco e de 10 anos, aproveitando a baixa das "yields" da dívida pública portuguesa nos últimos dois meses.
Carlos Bastardo Saída do PDE é positiva, mas… 07.06.2017 Carlos Bastardo
A saída do Procedimento por Défice Excessivo (PDE) é positiva. Mas fundamental será não voltarmos ao mesmo. Quando me lembro que desde a revolução o país já teve três resgates, todos os cuidados são poucos.
Carlos Bastardo Gerir a CGD: tarefa "hercúlea" 18.12.2016 Carlos Bastardo
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) tem estado novamente em foco nas últimas semanas/meses, mas por razões negativas, o que já vai sendo habitual nos últimos anos, desde que começou a crise financeira.
Carlos Bastardo Coitada da poupança! 09.10.2016 Carlos Bastardo
Num país habituado a gastar mais do que produz, a palavra poupança perdeu terreno ao longo dos anos para o crédito. Os resultados estão à vista!
Carlos Bastardo Os bancos continuam a enfrentar tempos difíceis!   13.09.2016 Carlos Bastardo 41
Analisando a performance do primeiro semestre dos principais bancos portugueses, CGD, BCP, Novo Banco (NB), BPI e Montepio Geral (MG), verifica-se que de uma forma geral, à exceção do BPI, continuam a ter dificuldades para apresentar um nível de rendibilidade satisfatório.
Carlos Bastardo Mas não há outros problemas que urge resolver na UE? 02.08.2016 Carlos Bastardo
O tempo de antena que o tema das sanções a Portugal e Espanha tem ocupado os responsáveis europeus e que tem sido excessivamente relatado pelos órgãos de comunicação social portugueses só revela a incapacidade em atacar de frente os grandes problemas da Europa.
Carlos Bastardo Será que vamos ter um Reino (des)Unido? 05.07.2016 Carlos Bastardo
Na votação do referendo no Reino Unido (RU), apenas 36% dos cidadãos que poderiam votar o fizeram pelo Brexit. Logicamente que os cidadãos que votaram não têm culpa da ausência dos que decidiram não votar.
Carlos Bastardo Oi, tudo bem? Não, tudo mal! 23.06.2016 Carlos Bastardo
As últimas notícias da Oi, a empresa de telecomunicações brasileira, que dão conta de um pedido de restruturação da sua dívida, para muitos não são uma surpresa.
Carlos Bastardo Otimismo ou irrealismo, eis a questão! 07.06.2016 Carlos Bastardo
O défice público estimado pela OCDE em 2016 é de 2,9% (2,6% em 2017), muito perto da fasquia dos 3%, o que significa que ao mínimo revés, o país irá incumprir.
pub