Cronista
Cristina Casalinho Economista
Cristina Casalinho Investidores e emitentes face a face 23.03.2017 Cristina Casalinho
Após um longo período de queda de taxas de juro, 2017 oferece uma visão diferente do ciclo, apontando na direção da sua elevação pela batuta da Reserva Federal e justificada pela melhoria do ambiente económico global.
Cristina Casalinho Aproveite a viagem! 26.01.2017 Cristina Casalinho
No início de cada ano, avaliam-se as possíveis tendências dominantes no mercado de capitais. Este ano, tomando o pulso às principais preocupações dos investidores, podemos defrontarmo-nos com doze meses peculiares.
Cristina Casalinho Cinco passas para o Ano Novo   03.01.2017 Cristina Casalinho 27
Como economias mais fortes que a portuguesa provam, torna-se difícil assegurar ritmos de crescimento sustentável superiores a 1% com taxas de natalidade reduzidas quando não compensadas por saldos migratórios positivos.
Cristina Casalinho 2016: Investidores e emitentes face a face 13.12.2016 Cristina Casalinho
Os mercados de dívida pública assistiram a mais um ano de queda de taxas de juro e aumento de maturidade média. Menos visíveis foram as alterações surgidas na sua estrutura.
Cristina Casalinho "Será que os androides sonham com ovelhas elétricas?" 08.12.2016 Cristina Casalinho 32
Um dos temas económicos mais polémicos dos últimos anos é o abrandamento do crescimento económico. Existem vários campos: uns situam a desaceleração económica na estagnação secular, caracterizada por insuficiência de procura, designadamente de investimento.
Cristina Casalinho E agora: que soluções? 03.11.2016 Cristina Casalinho
O resultado do referendo no Reino Unido foi surpreendente, mas existem razões históricas e acontecimentos passados que nos deveriam ter preparado para este desenlace.
Cristina Casalinho Benção ou maldição 16.09.2016 Cristina Casalinho
A condução da política monetária enveredou por territórios inexplorados: consideráveis programas de compra de ativos e taxas de juro negativas, suscitando alguma polémica. A experiência de taxas de juro negativas tem-se estendido a vários países com destaque para a Europa.
Cristina Casalinho O cromo mais desejado 11.08.2016 Cristina Casalinho 36
Recentemente, o Financial Times dedicou vários artigos à problemática do crescimento económico nas economias desenvolvidas: crescimento modesto e perspetivas futuras pessimistas. Destaco o artigo de Martin Wolf.
Cristina Casalinho União em progresso 14.07.2016 Cristina Casalinho
O setor bancário anda nas bocas do mundo na Europa. Em Itália, tenta-se solucionar o problema dos ativos problemáticos.
Cristina Casalinho Na hora da despedida 26.06.2016 Cristina Casalinho
O resultado do referendo no Reino Unido foi surpreendente e faltam boas ideias sobre as suas consequências. Existem razões históricas e acontecimentos passados que nos deveriam ter preparado para este desenlace. Casos em que temas europeus foram referendados, os resultados nunca foram inequivocamente favoráveis a avanços do projeto europeu.
pub