Cronista
Eduardo Cintra Torres
Opinião
[733.] Crédito Pessoal BPI 12.11.2017 Eduardo Cintra Torres
Opinião [732.] Publicidade na internet 02.11.2017 Eduardo Cintra Torres
Opinião [731.] Renault Koleos 26.10.2017 Eduardo Cintra Torres
Opinião [730.] Dove: campanha racista 18.10.2017 Eduardo Cintra Torres
Opinião [728.] Matinal, WTF 27.09.2017 Eduardo Cintra Torres
Opinião [727.] Gaultier, Chanel 20.09.2017 Eduardo Cintra Torres
Opinião [726.] Lidl, El Corte Inglés 13.09.2017 Eduardo Cintra Torres
Opinião [725.] Mercedes-Benz, Škoda, Mitsubishi 06.09.2017 Eduardo Cintra Torres
Opinião [724.] Renault, Fiat 30.08.2017 Eduardo Cintra Torres
Eduardo Cintra Torres [733.] Crédito Pessoal BPI 12.11.2017 Eduardo Cintra Torres
Num anúncio do Crédito Pessoal BPI, a metáfora visual prolonga a frase de acesso, que é um "tour de force" criativo. Diz: "Os meus planos já são uma realidade." Meus, de quem? O anúncio inventa uma personagem e, com ela, uma narrativa.
Eduardo Cintra Torres [732.] Publicidade na internet 02.11.2017 Eduardo Cintra Torres 43
A marca coloca o seu vídeo publicitário no YouTube e vê-o conspurcado por outros anúncios, como um de Renault Koleos com um de Prosegur por cima. Se isto não é irracional, não sei o que é a loucura.
Eduardo Cintra Torres [731.] Renault Koleos 26.10.2017 Eduardo Cintra Torres
Uma das técnicas mais comuns na publicidade televisiva actual é a de montar uma narrativa sem palavras e com tempero musical. É o caso de mais um spot de Renault, desta vez de Koleos.
Eduardo Cintra Torres [730.] Dove: campanha racista 18.10.2017 Eduardo Cintra Torres 38
Mas como é que foi possível? É a única pergunta que ocorre quando uma publicidade de Dove se mostrava claramente imbuída de um preconceito racista.
Eduardo Cintra Torres [729.] Calendário "Ao Serviço da Terra"; Paco Rabanne  11.10.2017 Eduardo Cintra Torres 20
Na sociedade de consumo, o corpo "substitui literalmente a alma" e torna-se uma forma de investimento e, portanto, de capital, como escrevia Jean Baudrillard em 1970.
Eduardo Cintra Torres [728.] Matinal, WTF 27.09.2017 Eduardo Cintra Torres 79
Quando o sotaque das "tias de Cascais" caiu no ridículo, as pessoas que o usavam tiveram de reinventar a sua distinção na forma de falar. E ele aí está, o sotaque fofinho de Lisboa! Principal característica: não se percebe metade. Incluindo nos anúncios.
Eduardo Cintra Torres [727.] Gaultier, Chanel 20.09.2017 Eduardo Cintra Torres
A perfumaria também tem uma época para as novas "colecções", como a roupa: é agora. As campanhas aceleram em todo o mundo, para que os novos produtos sejam conhecidos pelo maior número quando chegarem as compras de Natal.
Eduardo Cintra Torres [726.] Lidl, El Corte Inglés 13.09.2017 Eduardo Cintra Torres 145
A cadeia de supermercados Lidl usou uma fotografia da ilha grega de Santorini nas embalagens de iogurte grego, mas censurou-a: apagou a cruz de Cristo do topo de duas cúpulas azuis da igreja e da torre sineira.
Eduardo Cintra Torres [725.] Mercedes-Benz, Škoda, Mitsubishi 06.09.2017 Eduardo Cintra Torres 21
Continuo com muito andamento — automóvel. Os modelos são novos, mas há anúncios que soam antigos. A Mercedes-Benz bem tentou renovar o velho binómio razão-emoção, mas mesmo com palavras novas a coisa soa a déjà-vu: "Beleza e inteligência, por fim juntas."
Eduardo Cintra Torres [724.] Renault, Fiat 30.08.2017 Eduardo Cintra Torres
Alto e pára o baile! É preciso tempo para tentar compreender a prosa densa dum anúncio de Renault Talisman & Espace. São apenas 48 palavras, mas, caramba!, que profundeza, que sagacidade!