Cronista
Eduardo Cintra Torres
Opinião
[740.] Air France, Thai Airways  17.01.2018 Eduardo Cintra Torres
Opinião [739] Peugeot; publicidade de cosméticos 10.01.2018 Eduardo Cintra Torres
Opinião [737.] Michael Kors; Mercedes-Benz 27.12.2017 Eduardo Cintra Torres
Opinião [736.] DIM, Planta 20.12.2017 Eduardo Cintra Torres
Opinião [735.] Publicidade visual sem som 26.11.2017 Eduardo Cintra Torres
Opinião [733.] Crédito Pessoal BPI 12.11.2017 Eduardo Cintra Torres
Opinião [732.] Publicidade na internet 02.11.2017 Eduardo Cintra Torres
Opinião [731.] Renault Koleos 26.10.2017 Eduardo Cintra Torres
Eduardo Cintra Torres [740.] Air France, Thai Airways  17.01.2018 Eduardo Cintra Torres
Anúncios de companhias aéreas permitem ver o quanto a publicidade constrói um castelo de sonho sobre a realidade dos produtos e serviços realmente prestados.
Eduardo Cintra Torres [739] Peugeot; publicidade de cosméticos 10.01.2018 Eduardo Cintra Torres
Se os anúncios fossem ao psicanalista, veríamos, senão o cérebro, pelo menos a careca dos publicitários. Este reclame de Peugeot dava para pelo menos duas sessões do Doutor Freud.
Eduardo Cintra Torres [738.] CascaiShopping, Alfa Romeo, Volvo, Teka, Super Bock 03.01.2018 Eduardo Cintra Torres 23
Os franceses, há 30 anos, tentaram parar a invasão de anglicismos por decreto. Não serviu de nada, porque, a falar, o povo é quem mais ordena. Não espanta por isso que o slogan - lá está: o slogan, em inglês - do CascaiShopping seja "the next". 
Eduardo Cintra Torres [737.] Michael Kors; Mercedes-Benz 27.12.2017 Eduardo Cintra Torres 20
O perfume serve para a utilizadora se sentir bem consigo mesma, mas principalmente para impressionar quem se aproxima. Para atrair. O nome do novo perfume para mulher de Michael Kors vai direito ao assunto: Sexy Ruby.
Eduardo Cintra Torres [736.] DIM, Planta 20.12.2017 Eduardo Cintra Torres 30
O padrão repete-se: um anúncio de raparigas em cuecas causa inquietação e debate sobre a "mulher-objecto", mas um anúncio dum homem transformado em "pão" com manteiga derrete positivamente as observadoras.
Eduardo Cintra Torres [735] BMW, Dale Wurfel, Suitsupply e um anúncio falso 12.12.2017 Eduardo Cintra Torres 28
Mais um escândalo em viralização: um anúncio de Aston Martin altamente sexista, fazendo da mulher um objecto. Nada de novo a oeste, excepto isto: o anúncio era falso.
Eduardo Cintra Torres [735.] Publicidade visual sem som 26.11.2017 Eduardo Cintra Torres 26
O storytelling publicitário tem uma nova e inesperada alavanca na construção de magníficas narrativas: o regresso do audiovisual mudo, por obra e graça da internet.
Eduardo Cintra Torres [733.] Crédito Pessoal BPI 12.11.2017 Eduardo Cintra Torres
Num anúncio do Crédito Pessoal BPI, a metáfora visual prolonga a frase de acesso, que é um "tour de force" criativo. Diz: "Os meus planos já são uma realidade." Meus, de quem? O anúncio inventa uma personagem e, com ela, uma narrativa.
Eduardo Cintra Torres [732.] Publicidade na internet 02.11.2017 Eduardo Cintra Torres 43
A marca coloca o seu vídeo publicitário no YouTube e vê-o conspurcado por outros anúncios, como um de Renault Koleos com um de Prosegur por cima. Se isto não é irracional, não sei o que é a loucura.
Eduardo Cintra Torres [731.] Renault Koleos 26.10.2017 Eduardo Cintra Torres
Uma das técnicas mais comuns na publicidade televisiva actual é a de montar uma narrativa sem palavras e com tempero musical. É o caso de mais um spot de Renault, desta vez de Koleos.