Cronista
Fernando Sobral Jornalista

Fernando Sobral é jornalista do Negócios. Tem formação em Direito. Iniciou a sua actividade no DN/Jovem tendo passado por diversos órgãos de comunicação social como o Semanário, O Independente, Se7e e Diário Económico. É autor de diversos livros, como “Os Anos Sócrates” (política), “L-Ville” e “Ela Cantava Fados” (novelas) e co-autor de “Barings, O Banqueiro de Portugal” ou “Os Mais Poderosos da Economia Portuguesa”.  

Fernando Sobral O isolamento americano e a Europa 16.11.2017 Fernando Sobral
Durante milhares de anos os mandarins chineses praticaram a arte de agradar aos imperadores. Sabiam criar o ambiente para a hospitabilidade perfeita para que os visitantes se sentissem bem.
Fernando Sobral A lição do futebol italiano 15.11.2017 Fernando Sobral
Itália, estilhaçada pela política tribal, encontrou mais um motivo para ser atendida no divã do doutor Freud. A sua selecção não vai estar no Mundial de futebol. Não é um pesadelo. São todos os círculos do Inferno de Dante juntos.
Fernando Sobral Venha a Nós! 14.11.2017 Fernando Sobral
No seu fascinante livro "Payback", a escritora Margaret Atwood discorre sobre o tema da dívida, esse tema desconhecido para o PCP e para o BE quando se fala de OE.
Fernando Sobral Que futuro para o Líbano? 13.11.2017 Fernando Sobral
Até prova real em contrário, o primeiro-ministro Saad Hariri, está detido em Riade. Qual é então a estratégia de Mohammed bin Salman, o homem-forte da Arábia Saudita?
Fernando Sobral A indignação nacional  13.11.2017 Fernando Sobral
Parte do país está indignada pelo uso do Panteão Nacional para um piquenicão nocturno dos homens que efectivamente mandam no Web Summit.
Fernando Sobral Da geringonça à passarola 12.11.2017 Fernando Sobral 145
A temível geringonça fez agora dois anos. A designação, usada para definir aquilo que parecia ser uma disforme máquina voadora, e que, na opinião dos seus detractores, acabaria por se desintegrar no pó, continua a voar.
Fernando Sobral O sufrágio tecnológico 09.11.2017 Fernando Sobral
Vivemos num tempo de fascínio tecnológico (isso é evidente em Portugal) e a própria Web Summit tornou-se uma espécie de dogma religioso nacional, com o que de bem e de mal tem isso.
Fernando Sobral O país dos Mínimos 08.11.2017 Fernando Sobral
Ficamos muitas vezes a pensar que são os Mínimos que governam os destinos de Portugal. Que aqueles seres amarelos, com forma de comprimido, que foram criados para ser o exército sujo do vilão Gru, o Maldisposto, tomaram conta do país.
Fernando Sobral O labirinto 07.11.2017 Fernando Sobral
De défice em défice, de dívida em dívida, de culpa em culpa, avançámos para a descrença nacional. É um processo longo em que os portugueses se sentem abandonados pelo destino e entregues a uma sorte alheia.
Fernando Sobral A encruzilhada saudita 06.11.2017 Fernando Sobral
A demissão de vários ministros e a prisão de vários príncipes da Arábia Saudita coincidem com a próxima OPV da Saudi Aramco. Donald Trump quer que a petrolífera esteja na bolsa americana.