Cronista
Fernando Sobral Jornalista

Fernando Sobral é jornalista do Negócios. Tem formação em Direito. Iniciou a sua actividade no DN/Jovem tendo passado por diversos órgãos de comunicação social como o Semanário, O Independente, Se7e e Diário Económico. É autor de diversos livros, como “Os Anos Sócrates” (política), “L-Ville” e “Ela Cantava Fados” (novelas) e co-autor de “Barings, O Banqueiro de Portugal” ou “Os Mais Poderosos da Economia Portuguesa”.  

Fernando Sobral O IFD ressuscitou 10.09.2017 Fernando Sobral
Como se sabe, os líderes políticos portugueses têm a honrosa reputação de nunca entrarem em pânico excepto em períodos de crise. E isso é sempre consolador para a pacata vida nacional.
Fernando Sobral O tempo das frases ocas 07.09.2017 Fernando Sobral
Nos idos da monarquia constitucional discutia-se com vigor temas que não nos são muito estranhos. Afinal Portugal é um país de ciclos, que funciona como uma espécie de montanha-russa, em altos e baixos vertiginosos, que tiram a respiração e a sensatez a qualquer um.
Fernando Sobral A austeridade é imortal? 06.09.2017 Fernando Sobral
Segundo a lenda, o sábio Empédocles, favorito dos deuses, atirou-se para dentro do Etna para desaparecer e provar a sua imortalidade.
Fernando Sobral O meu aeroporto 05.09.2017 Fernando Sobral
Desde que um candidato a presidente da Câmara Municipal de Coimbra pediu, sem se rir, um aeroporto internacional para a sua cidade que se acredita que tudo é possível em Portugal.
Fernando Sobral O novo boxe 04.09.2017 Fernando Sobral
O presidente francês Emmanuel Macron, que é um mestre na gestão da imagem, deixou-se fotografar com luvas de boxe. O objectivo era promover os Jogos Olímpicos em França em 2024.
Fernando Sobral Coreia do Norte: que fazer? 04.09.2017 Fernando Sobral
A Coreia do Norte tem um regime teatral feito para crianças mas que, nas suas brincadeiras, põe em causa o mundo de todos nós.
Fernando Sobral O soviete da Autoeuropa 30.08.2017 Fernando Sobral
Em 1925, o russo Sergei Eisenstein realizou um filme mudo chamado "Greve", poucos meses antes de ter concluído o seu celebrado "O Couraçado Potemkine". Foi apresentado no Teatro Proletcult, e contava-nos a história de uma greve realizada em 1903.
Fernando Sobral As viagens de balão 29.08.2017 Fernando Sobral
Viajar à borla tornou-se um desporto nacional. Tal como ir ver concertos sem despender um cêntimo (e aqui atire pedras quem nunca pecou). O problema é quando algumas viagens trazem cicuta nos bilhetes de avião e de jogos de futebol.
Fernando Sobral O boxe político 28.08.2017 Fernando Sobral
António Costa e Passos Coelho são lutadores supermosca: só costumam usar golpes da cintura para cima. Raras vezes usam golpes baixos. Poucas vezes conseguem "knockout".
Fernando Sobral A guerra sem fim 28.08.2017 Fernando Sobral
Donald Trump mudou de opinião e vai reforçar o contingente militar americano na infindável guerra do Afeganistão. Mas qual é o seu verdadeiro interesse?