Cronista
Fernando Sobral Jornalista

Fernando Sobral é jornalista do Negócios. Tem formação em Direito. Iniciou a sua actividade no DN/Jovem tendo passado por diversos órgãos de comunicação social como o Semanário, O Independente, Se7e e Diário Económico. É autor de diversos livros, como “Os Anos Sócrates” (política), “L-Ville” e “Ela Cantava Fados” (novelas) e co-autor de “Barings, O Banqueiro de Portugal” ou “Os Mais Poderosos da Economia Portuguesa”.  

Fernando Sobral O adeus de Arsène Wenger 22.04.2018 Fernando Sobral
O anunciado adeus de Arsène Wenger como treinador do Arsenal, que liderava há 22 anos, parece ser o encerrar de uma era. Sinal dessa mutação fora a saída de Alex Ferguson do Manchester United.
Fernando Sobral As novas cidades 19.04.2018 Fernando Sobral
Os centros das cidades estão a ser ocupados por quem tem dinheiro para investir e isso vai conduzir à desertificação dos cidadãos locais.
Fernando Sobral O "Casablanca" do PS 18.04.2018 Fernando Sobral
Costa, neste momento, parece escrever o guião e realizar o filme que se vai projectar em 2019. Tem um PSD corroído pela crise interna, como é evidente na ruptura entre Rio e Santana Lopes.
Fernando Sobral Arrufos de pombos 17.04.2018 Fernando Sobral
Nos últimos dias, a classe política parece um Don Juan anedótico. A sua paixão pela dama Função Pública é semelhante à de Tarzan por Jane, quando aquele, devido ao ritmo do coração, se esqueceu de agarrar numa liana e caiu no solo.
Fernando Sobral O rigor orçamental 16.04.2018 Fernando Sobral
Por estes dias, Mário Centeno está a ser entronizado como uma espécie de Jean-Baptiste Colbert, o ministro das Finanças de Luís XIV ou, mais modestamente, como o Vítor Gaspar de António Costa.
Fernando Sobral Socorro, democracia! 08.04.2018 Fernando Sobral
Se tivesse sobrevivido ao Lava Jato, Lula talvez ganhasse as próximas eleições. Mas o problema é que quase toda a classe política brasileira está contaminada pelo vírus da corrupção.
Fernando Sobral O destino de Lisboa 05.04.2018 Fernando Sobral
Lisboa já foi "menina e moça", quando José Carlos Ary dos Santos escreveu esse poema em que falava ainda de uma cidade onde os bairros eram os seus pulmões, cercando um Terreiro do Paço poderoso.
Fernando Sobral Um país espantoso 04.04.2018 Fernando Sobral
Toda a política nacional é um espanto. O PSD, nestes dias de turbulência cultural, inaugurou a sua nova era. Recuperou, como estratégia política, a ideia dos planos quinquenais soviéticos.
Fernando Sobral Centeno, o herói 03.04.2018 Fernando Sobral
O cândido ministro da Saúde, num momento de romantismo exacerbado, veio garantir que no Governo actual "todos são Centeno". Ou seja, o seu coração não toma decisões.
Fernando Sobral Um novo passo para a CPLP 02.04.2018 Fernando Sobral
A CPLP fez, ao longo dos anos, um importante trabalho de coordenação e integração de uma comunidade dispersa pelo mundo e que tem como grande denominador comum uma língua que é das mais faladas no planeta.