Cronista
Fernando Sobral Jornalista

Fernando Sobral é jornalista do Negócios. Tem formação em Direito. Iniciou a sua actividade no DN/Jovem tendo passado por diversos órgãos de comunicação social como o Semanário, O Independente, Se7e e Diário Económico. É autor de diversos livros, como “Os Anos Sócrates” (política), “L-Ville” e “Ela Cantava Fados” (novelas) e co-autor de “Barings, O Banqueiro de Portugal” ou “Os Mais Poderosos da Economia Portuguesa”.  

Fernando Sobral A postos para as autárquicas 20.07.2017 Fernando Sobral
Começam a limpar-se as armas para a grande contenda de Outubro. Não é, como nos tempos bolcheviques, uma tomada de diferentes Palácios de Inverno, mas assemelha-se em termos de lógica de poder.
Fernando Sobral Muitas venturas? 19.07.2017 Fernando Sobral 47
Ou seja, Passos Coelho abre a porta ao populismo como mantra do seu novo PSD. Vale tudo para conquistar o poder?
Fernando Sobral Uma guerra entre tronos   18.07.2017 Fernando Sobral
Porque só as almas amenas comem a farinha 33 de que apareceu ali um camião que levou de uns paióis distantes da rede cortada algum material militar. Esta narrativa não aguentaria para um filme de 007.
Fernando Sobral Turquia, um ano depois do golpe 18.07.2017 Fernando Sobral
Passou agora um ano sobre a tentativa de golpe de Estado na Turquia. Desde então, Erdogan reforçou o seu poder e os apoiantes de Gülen foram afastados. Que nova Turquia é esta?
Fernando Sobral O futebol e a cegueira 17.07.2017 Fernando Sobral
Não é um "gesto técnico" habitual dos futebolistas. Antes do jogo com o Valência, o jogador do Sporting, Francisco Geraldes, foi apanhado a ler no banco "O Ensaio sobre a Cegueira" de José Saramago.
Fernando Sobral A remodelação e a paciência  16.07.2017 Fernando Sobral
Nestes tempos muito rápidos de exigências curtas e respostas rápidas, a paciência, na política, é uma virtude escassa. Os desafios obrigam a respostas velozes e claras. Estilo Speedy Gonzalez.
Fernando Sobral O glutão da Amazon 13.07.2017 Fernando Sobral
Vivemos num mundo de redes sociais onde se vive uma verdadeira guerra civil. O discurso do ódio que permeia o Facebook e o Twitter começa já a fazer estragos irreparáveis na sua reputação.
Fernando Sobral O estágio da nação 12.07.2017 Fernando Sobral 23
O debate do estado da nação é, para que ninguém fique com uma crise de urticária, um cardápio inalterado de ataques, emboscadas e iniquidades várias. Normalmente é uma inexistência andante.
Fernando Sobral Manobras militares 11.07.2017 Fernando Sobral
Clausewitz dizia que a guerra era muito parecida com um jogo de cartas. Para ele, ninguém iniciava uma guerra sem ter uma ideia clara sobre o que pretende alcançar e como deve fazê-lo.
Fernando Sobral A guerra do gás natural 11.07.2017 Fernando Sobral 20
O Qatar, dizendo não ao ultimato, respondeu anunciando que vai aumentar a sua produção de gás natural em cerca de 30%. Isto torná-lo-á o maior exportador mundial de LNG.