Cronista
Fernando Sobral Jornalista

Fernando Sobral é jornalista do Negócios. Tem formação em Direito. Iniciou a sua actividade no DN/Jovem tendo passado por diversos órgãos de comunicação social como o Semanário, O Independente, Se7e e Diário Económico. É autor de diversos livros, como “Os Anos Sócrates” (política), “L-Ville” e “Ela Cantava Fados” (novelas) e co-autor de “Barings, O Banqueiro de Portugal” ou “Os Mais Poderosos da Economia Portuguesa”.  

Fernando Sobral A minha Manchester 18:52 Fernando Sobral
Manchester é hoje uma cidade de dor. E de relativa alegria, pela vitória do Manchester United na Liga Europa. Para mim Manchester é muito mais. Representa a cidade industrial que se soube reinventar.
Fernando Sobral O país dos Ronaldos 24.05.2017 Fernando Sobral
Segundo parece, o ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, classificou Mário Centeno, como o "Ronaldo do Ecofin".
Fernando Sobral Madonna e o mundo material  23.05.2017 Fernando Sobral
Enquanto o país se comove com a telenovela da possível aquisição de uma quinta, de um apartamento ou de um tuk-tuk por Madonna, a Europa ofereceu a Lisboa uma canção pop: podes dançar, mas o ritmo é escolhido por mim.
Fernando Sobral A redenção nacional 22.05.2017 Fernando Sobral
De vez em quando, depois de anos em que se perdeu na floresta dos equívocos, Portugal descobre o caminho para a redenção. Vivemos um desses tempos. Tudo parece correr bem.
Fernando Sobral O Irão na expectativa 22.05.2017 Fernando Sobral
A reeleição do Presidente iraniano Rouhani coincidiu com a estadia de Donald Trump na Arábia Saudita onde reactivou a velha aliança entre Washington e Riade. Que irá acontecer?
Fernando Sobral Alien, o passageiro perdido  22.05.2017 Fernando Sobral
A saga de Alien, o 8.º passageiro, o monstro que, com o seu poder de destruição, arrasa a tripulação da nave "Nostromo", tornou-se um clássico.
Fernando Sobral As autárquicas e o mal menor 18.05.2017 Fernando Sobral
As eleições autárquicas, especialmente em Lisboa e Porto, prometem ser o grande acontecimento político da "rentrée". Uma espécie de Festival da Eurovisão à escala local.
Fernando Sobral No país optimista 17.05.2017 Fernando Sobral
Durante muitos anos os portugueses viveram dependentes do que os outros espirravam sobre nós. Essa ideologia ainda é muito cara a alguns sectores da sociedade nacional.
Fernando Sobral Comédia à portuguesa 16.05.2017 Fernando Sobral
Numa das mais divertidas comédias de Blake Edwards surge um Peter Sellers hindu que entra, por erro, numa festa e acaba por a destruir em poucos minutos.
Fernando Sobral Um novo Portugal? 16.05.2017 Fernando Sobral
Ciclicamente Portugal vive à espera de alguém que surja vestido de D. Sebastião. Nada de admirar para um povo que passa a vida a ter de procurar fora deste país a possibilidade de sobreviver por incapacidade de as suas elites tornarem este sítio um local decente para viver.