Cronista
Fernando Sobral Jornalista

Fernando Sobral é jornalista do Negócios. Tem formação em Direito. Iniciou a sua actividade no DN/Jovem tendo passado por diversos órgãos de comunicação social como o Semanário, O Independente, Se7e e Diário Económico. É autor de diversos livros, como “Os Anos Sócrates” (política), “L-Ville” e “Ela Cantava Fados” (novelas) e co-autor de “Barings, O Banqueiro de Portugal” ou “Os Mais Poderosos da Economia Portuguesa”.  

Fernando Sobral Muda-se de companhia? 23.01.2018 Fernando Sobral
Entre o óleo de fígado de bacalhau, o óleo de rícino e a poção mágica de Panoramix, que dá poderes extraordinários a Astérix e Obélix, poucos políticos têm dúvidas sobre qual escolher. Todas podem fazer bem, mas algumas sabem mal.
Fernando Sobral A Turquia e o dilema curdo 22.01.2018 Fernando Sobral
Os EUA querem criar uma força fronteiriça entre a Síria e a Turquia. Com forças curdas. Ancara está contra e ataca. Os dois países da NATO estão em rota de colisão.
Fernando Sobral Frankenstein em Davos  22.01.2018 Fernando Sobral
Em Davos, quer descobrir-se um novo equilíbrio a que se chamaria "globalização equitativa". Trump deseja o contrário.
Fernando Sobral O espantalho da justiça 21.01.2018 Fernando Sobral
Muitas vezes a justiça indígena é um espantalho: assusta os portugueses. Noutras, mais remotamente, assusta-se a si própria. Sobretudo nos momentos em que se olha ao espelho e este se desfaz em mil pedaços.
Fernando Sobral A febre de sábado à noite 15.01.2018 Fernando Sobral
Ganhar pode ser perigoso, dizia Johan Cruyff, quando falava de futebol. Ele sabia, como poucos, como é difícil gerir o êxito para que ele se perpetue.
Fernando Sobral A longa marcha de Emmanuel Macron 15.01.2018 Fernando Sobral
Os franceses salientaram a contínua relutância chinesa em abrir os seus mercados a empresas estrangeiras, uma contrapartida vista como desejável em Paris e na Europa.
Fernando Sobral A grande ilusão política 14.01.2018 Fernando Sobral
A política é também ilusão, mas faltam Houdinis para os dias de hoje. E alguns, como Donald Trump, só fazem truques básicos.
Fernando Sobral A modernidade líquida do PSD 11.01.2018 Fernando Sobral
Este é um tempo de transição para o PSD como, lucidamente, Miguel Relvas reconhecia na entrevista de ontem ao "Público": "Vamos ter um líder para dois anos. Se não ganhar, será posto em causa."
Fernando Sobral O martírio de Joana 10.01.2018 Fernando Sobral
Vivemos num tempo em que são fáceis os equívocos. Se os governos e os partidos intrigam e manobram o poder judicial e se as leis não são aplicadas a todos, não há divisão de poderes.
Fernando Sobral Churchill e o PSD 09.01.2018 Fernando Sobral
Para se redimir, o PSD precisa de um líder que não seja como os outros. E que possa prometer vitória a um partido que sempre esteve no centro do poder. É isso que Rui Rio não faz.