Cronista
Fernando Sobral Jornalista

Fernando Sobral é jornalista do Negócios. Tem formação em Direito. Iniciou a sua actividade no DN/Jovem tendo passado por diversos órgãos de comunicação social como o Semanário, O Independente, Se7e e Diário Económico. É autor de diversos livros, como “Os Anos Sócrates” (política), “L-Ville” e “Ela Cantava Fados” (novelas) e co-autor de “Barings, O Banqueiro de Portugal” ou “Os Mais Poderosos da Economia Portuguesa”.  

Fernando Sobral O país ilusório 25.04.2018 Fernando Sobral
A história é a política passada e a política é a história presente. Era E. A. Freeman quem escrevia isto com convicção e quando se olha para o Portugal actual há essa sensação.
Fernando Sobral A superioridade moral 23.04.2018 Fernando Sobral
Quando se deixa de confiar nos sacerdotes da democracia, o que sobra das instituições? A sua superioridade moral, a confiança, torna-os suspeitos aos olhos dos cidadãos.
Fernando Sobral A opção global chinesa 23.04.2018 Fernando Sobral
O China Evergrande Group, um dos maiores grupos imobiliários chineses, vai investir milhões de dólares na indústria "high-tech", na biotecnologia e na inteligência artificial, no seguimento das teses de Xi Jinping.  
Fernando Sobral O adeus de Arsène Wenger 22.04.2018 Fernando Sobral
O anunciado adeus de Arsène Wenger como treinador do Arsenal, que liderava há 22 anos, parece ser o encerrar de uma era. Sinal dessa mutação fora a saída de Alex Ferguson do Manchester United.
Fernando Sobral As novas cidades 19.04.2018 Fernando Sobral
Os centros das cidades estão a ser ocupados por quem tem dinheiro para investir e isso vai conduzir à desertificação dos cidadãos locais.
Fernando Sobral O "Casablanca" do PS 18.04.2018 Fernando Sobral
Costa, neste momento, parece escrever o guião e realizar o filme que se vai projectar em 2019. Tem um PSD corroído pela crise interna, como é evidente na ruptura entre Rio e Santana Lopes.
Fernando Sobral Arrufos de pombos 17.04.2018 Fernando Sobral
Nos últimos dias, a classe política parece um Don Juan anedótico. A sua paixão pela dama Função Pública é semelhante à de Tarzan por Jane, quando aquele, devido ao ritmo do coração, se esqueceu de agarrar numa liana e caiu no solo.
Fernando Sobral O rigor orçamental 16.04.2018 Fernando Sobral
Por estes dias, Mário Centeno está a ser entronizado como uma espécie de Jean-Baptiste Colbert, o ministro das Finanças de Luís XIV ou, mais modestamente, como o Vítor Gaspar de António Costa.
Fernando Sobral Socorro, democracia! 08.04.2018 Fernando Sobral
Se tivesse sobrevivido ao Lava Jato, Lula talvez ganhasse as próximas eleições. Mas o problema é que quase toda a classe política brasileira está contaminada pelo vírus da corrupção.
Fernando Sobral O destino de Lisboa 05.04.2018 Fernando Sobral 82
Lisboa já foi "menina e moça", quando José Carlos Ary dos Santos escreveu esse poema em que falava ainda de uma cidade onde os bairros eram os seus pulmões, cercando um Terreiro do Paço poderoso.