Cronista
Fernando Sobral Jornalista

Fernando Sobral é jornalista do Negócios. Tem formação em Direito. Iniciou a sua actividade no DN/Jovem tendo passado por diversos órgãos de comunicação social como o Semanário, O Independente, Se7e e Diário Económico. É autor de diversos livros, como “Os Anos Sócrates” (política), “L-Ville” e “Ela Cantava Fados” (novelas) e co-autor de “Barings, O Banqueiro de Portugal” ou “Os Mais Poderosos da Economia Portuguesa”.  

Fernando Sobral Os oráculos, May e Costa  11.06.2017 Fernando Sobral
Em Delfos, na antiga Grécia, os desejos dos deuses eram determinados pela adivinhação. Mas muitos dos que procuravam as respostas dos oráculos traziam oferendas valiosas na esperança, compreensível, de que os deuses confirmassem o sucesso dos seus sonhos.
Fernando Sobral O Qatar, Trump e o terrorismo 08.06.2017 Fernando Sobral
Não deixa de ser curioso como a Arábia Saudita é o maior aliado dos EUA na "luta contra o terrorismo". O objectivo maior desta acção punitiva face ao Qatar e ao seu jovem emir é mais vasto: o Irão.
Fernando Sobral Smiley e os espiões portugueses 07.06.2017 Fernando Sobral
Quando era novo John Le Carré viu um túnel onde punham os pombos que, largados, serviam os instintos dos atiradores. Aí ficou perplexo: os que escapavam à morte acabavam por regressar ao local de onde tinham partido.
Fernando Sobral A dívida eterna  06.06.2017 Fernando Sobral
Nos tempos de Salazar, criou-se uma lei que proibia que os cidadãos andassem descalços. Quem fosse apanhado a prevaricar tinha de pagar uma multa de 2$50.
Fernando Sobral O cerco ao Qatar 05.06.2017 Fernando Sobral
O corte de relações diplomáticas com o Qatar, decidido pela Arábia Saudita e os seus maiores aliados, arrisca desestabilizar ainda mais o Médio Oriente.
Fernando Sobral Não toquem na minha Alfama 05.06.2017 Fernando Sobral
Em "Zelig", o filme de Woody Allen, o protagonista é alguém extremamente inseguro. Para conseguir passar despercebido transforma-se na pessoa que está ao seu lado.
Fernando Sobral O Sol à volta de Trump 04.06.2017 Fernando Sobral 27
Donald Trump acredita que o Sol gira à volta dos EUA. Ou melhor, que gira em volta da Torre Trump. E como, dentro desta, é possível criar um ambiente artificial, com ar condicionado, isso é igualmente possível em todo o mundo.
Fernando Sobral Portugal: que fazer? 01.06.2017 Fernando Sobral
A globalização tornou-se um jogo de Monopólio. Só há um vencedor. E, neste mundo de hegemonias variadas, há quem tente manter-se à tona de água.
Fernando Sobral A cidade inclusiva 01.06.2017 Fernando Sobral 135
Uma cidade não é um postal ilustrado ou um parque de diversões. É um local onde os cidadãos têm de viver e de trabalhar. Para isso precisam de condições materiais e de qualidade de vida.
Fernando Sobral Timor-Leste: 15 anos de liberdade 29.05.2017 Fernando Sobral
Timor tem uma das maiores taxas de natalidade do mundo - sete nascimentos por mãe, tendo agora 60% da população com menos de 25 anos. Muitos dilemas para o futuro.