Cronista
Fernando Sobral Jornalista

Fernando Sobral é jornalista do Negócios. Tem formação em Direito. Iniciou a sua actividade no DN/Jovem tendo passado por diversos órgãos de comunicação social como o Semanário, O Independente, Se7e e Diário Económico. É autor de diversos livros, como “Os Anos Sócrates” (política), “L-Ville” e “Ela Cantava Fados” (novelas) e co-autor de “Barings, O Banqueiro de Portugal” ou “Os Mais Poderosos da Economia Portuguesa”.  

Fernando Sobral A longa guerra de Donald Trump 21.06.2018 Fernando Sobral
A guerra de Donald Trump (e de quem está por trás dele) não é comercial. É ideológica. É feita através do caos informativo, do dizer e negar ao mesmo tempo, de criar notícias e de saltitar entre opiniões até que algo aconteça.
Fernando Sobral Em busca da magia  20.06.2018 Fernando Sobral
Nesta complexa Disneylândia política de contínuo desgaste, o CDS não descola e não consegue deixar de ser uma mera muleta para as aspirações do PSD.
Fernando Sobral O Orçamento Fred Astaire 19.06.2018 Fernando Sobral
O OE para 2019 vai inspirar-se em Fred Astaire. Vai ser um número de sapateado único. Pena não estarmos em Hollywood, para que isso se torne um filme para audiências globais.
Fernando Sobral O peru e o interior  18.06.2018 Fernando Sobral
Muitos políticos dizem que foram a Pedrógão nos últimos meses. Mas esse gesto de candura não apaga o contínuo desprezo do Terreiro do Paço pelo que vale pouco em termos eleitorais.
Fernando Sobral Jordânia: um equilíbrio instável 18.06.2018 Fernando Sobral
A Jordânia é um país central na questão da migração. Quando há conflitos ou fome, os países vizinhos costumam ser a solução mais óbvia. 
Fernando Sobral A vaca Penka e a UE 17.06.2018 Fernando Sobral 26
No passado mês de Maio, uma simpática vaca búlgara, de nome Penka, decidiu abandonar o seu país natal, mas também a União Europeia. Por razões desconhecidas entrou em território da Sérvia.
Fernando Sobral O momento Coiote da Europa   14.06.2018 Fernando Sobral
Há dias, o antigo presidente da Reserva Federal norte-americana, Ben Bernanke, alertou para a possibilidade de chegar um "momento Coiote", ou seja, acontecer um "crash" económico em 2020.
Fernando Sobral O Mundial do Goldman Sachs  13.06.2018 Fernando Sobral
O polvo Paul, que adivinhava os resultados do Mundial de 2010, só precisava de duas caixas. O banco fica claramente a perder. Mas, mesmo assim, partilha connosco a ideia de que o Brasil vencerá a Alemanha na final e será campeão.
Fernando Sobral O grande jogo da Coreia 11.06.2018 Fernando Sobral
Donald Trump (depois de uma saída pouco airosa do G7, onde conseguiu virar contra ele os seus maiores aliados) precisa de mostrar que sabe negociar internacionalmente e que é um mensageiro da paz.
Fernando Sobral O Céu e o Inferno do G7  11.06.2018 Fernando Sobral
Donald Trump, que governa através de tweets, acredita como uma fé que governa o Céu e que, à sua volta, só há pecadores. Que lhe devem o tributo e que se devem colocar de joelhos. Não distingue aliados de inimigos.