Cronista
Francisco Seixas da Costa Embaixador
Francisco Seixas da Costa A diversidade europeia 30.08.2018 Francisco Seixas da Costa
A diversidade tem sido, historicamente, a grande riqueza da Europa. Nenhum espaço geográfico desta dimensão apresentou, até hoje, uma tão grande variedade de expressões culturais, linguísticas e institucionais como o continente europeu.
Francisco Seixas da Costa Que Brasil vem aí? 02.08.2018 Francisco Seixas da Costa
O Brasil de hoje vive marcado pelo fantasma de Lula. Só um milagre poderá possibilitar a sua candidatura. Se acaso viesse a ocorrer, as suas hipóteses de regressar ao Planalto não seriam poucas.
Francisco Seixas da Costa Negócios da China 05.07.2018 Francisco Seixas da Costa
A China, para uma potência da sua dimensão e interesses, surge em geral contida e sóbria na sua afirmação externa, onde é bem patente, por exemplo, a sua intervenção, quase discreta, nas temáticas do Médio Oriente.
Francisco Seixas da Costa Que Espanha vem aí? 07.06.2018 Francisco Seixas da Costa
Lá pela "nossa vizinha Espanha", ou pelos "nuestros hermanos", expressões do jornalismo sem imaginação, há agora um novo governo. É um executivo de oportunidade, no mais puro sentido do termo.
Francisco Seixas da Costa Por onde anda a Europa? 10.05.2018 Francisco Seixas da Costa
Para aquilo que os EUA de hoje definem como seu interesse prioritário, a União Europeia é praticamente irrelevante. E isso enfraquece fortemente a Europa.
Francisco Seixas da Costa A segunda fronteira russa 12.04.2018 Francisco Seixas da Costa
Obama herdou um mundo em que os Estados Unidos vinham a tentar libertar-se do custo político-militar de uma ocupação arbitrária do Iraque, sem mandato internacional, com as desastrosas consequências que isso veio a ter no equilíbrio estratégico da região.
Francisco Seixas da Costa A novela americana 15.03.2018 Francisco Seixas da Costa
Trump ter-se-á cansado de alguém com quem não tinha a menor intimidade, que discordava abertamente de algumas das suas posições em temas internacionais e que, de forma clara, mantinha com ele alguma procurada distância.
Francisco Seixas da Costa Quebrou-se o consenso europeu? 15.02.2018 Francisco Seixas da Costa 29
Mais do que um euroceticismo, prevalece hoje por cá uma espécie de eurocinismo, com o debate raptado por ironias bem-pensantes sobre Bruxelas e as suas instituições.
Francisco Seixas da Costa Para além da língua 18.01.2018 Francisco Seixas da Costa
O fator Trump introduziu um grau de imprevisibilidade na estabilidade do relacionamento entre os EUA e os parceiros europeus que não tem paralelo desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
Francisco Seixas da Costa 2017 - o ano de Trump 21.12.2017 Francisco Seixas da Costa
O mundo mudou por virtude da eleição de Trump? Ou o surgimento de Trump é igualmente consequência do estado do mundo e dos efeitos que isso teve na potência que, no Ocidente, nos habituámos a ver liderá-lo?