Cronista
Francisco Veloso Diretor da Católica-Lisbon School of Business & Economics
Francisco Veloso A "geringonça," o Reino Unido e a Europa 11.06.2017 Francisco Veloso 52
Theresa May e os conservadores, apesar de terem sido a força política mais votada, foram os grandes derrotados nas eleições de quinta-feira passada, tendo perdido a maioria parlamentar que detinham até então.
Francisco Veloso As cidades inteligentes e o poder dos cidadãos 07.05.2017 Francisco Veloso 915
Na freguesia da Estrela, em Lisboa, qualquer cidadão que encontre um problema não urgente pode tirar uma fotografia com o seu telemóvel e reportar o mesmo através de uma ferramenta de georreferenciação, apelidada de forma natural como GeoEstrela.
Francisco Veloso Mercados indiferentes aos 2,1% 26.03.2017 Francisco Veloso 292
É possível que o Governo alegue esquizofrenia e miopia dos mercados face a este resultado do défice, mas porventura seria útil ao Executivo pensar em que medida é que a esquizofrenia não está sobretudo na sua própria atuação.
Francisco Veloso O email tem os dias contados 26.02.2017 Francisco Veloso 3444
Sentimos a necessidade de o verificar constantemente, passamos horas a responder-lhe, tememos a sua avalanche quando estamos um dia fora do escritório, recebemos notas desagradáveis quando nos atrasamos ou deixamos passar um deles.
Francisco Veloso Quem disse que empresa antiga não aprende com start-ups? 29.01.2017 Francisco Veloso 83
No ano passado, a Ford adquiriu a Chariot, uma start-up de transporte em que toda a interação com o cliente é realizada através de dispositivos móveis, como na Uber, mas em que o transporte é coletivo, através de carrinhas, com as rotas determinadas pelos clientes através de "crowdsourcing".
Francisco Veloso As taxas de juro da dívida e o (des)governo de Portugal 08.01.2017 Francisco Veloso 438
Na passada quinta-feira, as "yields" das Obrigações do Tesouro a 10 anos no mercado secundário da dívida subiram acima dos 4%, tendo continuado a ser transacionadas a esse nível durante a sessão de sexta-feira.
Francisco Veloso Brexit, Trump, populismo e autarcia: desafios que adquirem maioridade em 2016 15.12.2016 Francisco Veloso 49
Qualquer indicador que possamos encontrar mostra de forma clara que o rendimento tem aumentado em todo o mundo, e que os níveis de pobreza diminuíram substancialmente um pouco por todo o globo.
Francisco Veloso Os "rankings" e a exportação do ensino superior 05.12.2016 Francisco Veloso 145
Foi conhecido hoje o resultado do "ranking" do Financial Times para as Top European Business Schools 2016. As escolas nacionais consolidam a sua posição, obtendo o melhor resultado de sempre.
Francisco Veloso O "hype" do Web Summit 06.11.2016 Francisco Veloso 221
Ao longo dos últimos anos, as notícias sobre Portugal na imprensa internacional têm variado entre a preocupação e o pessimismo face à nossa situação e perspetiva económica.
Francisco Veloso Um orçamento possível mas pouco plausível 17.10.2016 Francisco Veloso 44
Foi apresentado na sexta-feira pelo Governo o Orçamento do Estado para 2017. Encontramos aumentos de rendimento para uns, incrementos de impostos para quase todos, e um quadro de crescimento sombrio e muito incerto; mas também uma surpresa.