Cronista
Gonçalo Pascoal Economista

Licenciado em economia. Bancário desde 1994, nas áreas dos mercados financeiros e conjuntura económica. É economista chefe do Millennium BCP

Opinião Casa de pais, escola de filhos 15.11.2012 Gonçalo Pascoal
De acordo com as notícias de imprensa, este ano poderá registar-se um dos menores níveis de natalidade de sempre em Portugal. O total de nascimentos poderá ser inferior a 90 mil bebés, o que poderia significar uma redução na ordem de 20% na taxa de fecundidade
Opinião Dois é companhia, três é uma multidão 18.10.2012 Gonçalo Pascoal
Ser capaz de satisfazer as necessidades de financiamento regulares da economia constitui elemento importante para a sustentabilidade da dívida externa portuguesa
Opinião Agradar a gregos e a troianos 13.09.2012 Gonçalo Pascoal
A consolidação dos progressos registados nas contas externas portuguesas persuade a que o crescimento económico seja sobretudo o resultado de capacidade de captação de procura.
Opinião Não há bem que sempre dure nem mal que nunca acabe 16.08.2012 Gonçalo Pascoal
Os indicadores de alerta para a aferição dos desequilíbrios macroeconómicos, nova ferramenta de política económica desenvolvida pela Comissão Europeia1, ajudam na avaliação dos progressos e dos desafios que se colocam a Portugal durante e após o programa de ajustamento em curso
Opinião A União faz a força 19.07.2012 Gonçalo Pascoal
Dada a natureza das propostas que envolve e a história do processo de decisão comunitário, antevê-se alguma dificuldade para uma União Bancária em pleno no início de 2013. O seu contributo imediato (...) para a mitigação da crise da área do euro deverá residir, sobretudo, no compromisso político que poderá significar.
Opinião Este mundo é uma bola, quem anda nela é que se amola 21.06.2012 Gonçalo Pascoal
Nem a transposição da teoria à prática dos acordos firmados nestas cimeiras tende a ser linear, nem estes entendimentos substituem a necessidade de proceder com as reformas estruturais, mas, assumem uma co-responsabilização na trajetória de reequilíbrio.
Opinião Maio 2012 – Muitos poucos fazem muito 24.05.2012 Gonçalo Pascoal
Os níveis de capitalização do sistema bancário retornaram à ordem do dia - as necessidades de capital na banca espanhola, o contágio soberano na Grécia, a reformulação da regulação europeia, a recapitalização dos bancos portugueses.
Opinião Nem tanto ao mar, nem tanto à terra 26.04.2012 Gonçalo Pascoal
Uma das vertentes de ação do programa de assistência financeira (PAEF) a Portugal prende-se com a competitividade. O enfoque exclusivo em medidas padrão usuais, como os custos unitários de trabalho, desfavorece a perceção sobre Portugal, apesar das reconhecidas insuficiências do indicador.
Opinião Quem casa quer casa 22.03.2012 Gonçalo Pascoal
A percentagem de alojamentos vagos em Portugal subiu no decénio 2001-2011. Apesar dos níveis de produção atuais de novos fogos serem apenas 1/3 do que se verificava na transição do milénio, ao atual ritmo de formação de famílias, ainda levará algum tempo até se retomar um equilíbrio estável.
Opinião Contra factos, não há argumentos 23.02.2012 Gonçalo Pascoal
Parte do progresso nas contas externas deriva da "transpiração" na placagem da despesa. Consolidar resultados, mitigar riscos e firmar argumentos carece de maior "inspiração" nas nossas decisões do dia-a-dia, colectivas e individuais.