Cronista
João Borges de Assunção Professor Universitário
João Borges Assunção Gerir melhor 17.05.2018 João Borges de Assunção
As empresas que negligenciam os processos de tomada de decisão seguem as modas e a velocidade de execução. Estão fascinadas pelo uso da tecnologia.
João Borges Assunção O Programa de Estabilidade 19.04.2018 João Borges de Assunção 24
Infelizmente, o Governo optou por fazer o exercício meramente formal de preencher os mapas anuais relevantes no horizonte até 2022 sem apresentar nenhuma medida de consolidação orçamental.
João Borges Assunção O nosso momento político 22.02.2018 João Borges de Assunção
Mesmo que o PS venha a mudar de campo outra vez, o que eu gostaria que acontecesse, nada será como antes. O compromisso histórico com a democracia liberal foi colocado na gaveta.
João Borges Assunção O bom momento da Europa 25.01.2018 João Borges de Assunção 41
Para quem vive na Zona Euro sente-se de forma clara a expetativa de um bom ano económico, pelo menos quando comparado com os resultados medíocres da última década.
João Borges Assunção Perspetivas para o próximo ano 28.12.2017 João Borges de Assunção
Este artigo era para ser um artigo otimista. O ano económico de 2017 foi positivo para Portugal, e também para a generalidade dos países europeus e do chamado mundo desenvolvido. Mesmo os países em desenvolvimento tiveram uma evolução genericamente favorável.
João Borges Assunção Um processo orçamental confuso 23.11.2017 João Borges de Assunção 51
A minha perplexidade, provocada por perguntas de amigos que se questionam sobre se é possível repor a progressão das carreiras na função pública, resulta de não perceber as intenções do Governo.
João Borges Assunção Formular problemas 26.10.2017 João Borges de Assunção 27
As recentes tragédias dos incêndios florestais que vitimaram fatalmente mais de cem pessoas entre nós tornaram-se centrais no debate social e político.
João Borges Assunção A eterna consolidação orçamental 31.08.2017 João Borges de Assunção 49
Os bons resultados orçamentais de 2016 foram uma agradável surpresa. E a mera possibilidade de ter durante vários anos consecutivos défices orçamentais globais entre 1% e 2% do PIB é uma alteração qualitativa das finanças públicas portuguesas.
João Borges Assunção Os enganos 03.08.2017 João Borges de Assunção 36
A governação americana, mas também a grega, a portuguesa ou a britânica, apenas para falar em democracias, tem forçado a reflexão sobre o papel do engano e da dissimulação na política.
João Borges Assunção Experimentação "online" 06.07.2017 João Borges de Assunção
O nosso comportamento quotidiano vive hoje uma profunda transformação, sendo a alteração mais óbvia e visível o nosso uso das tecnologias de informação.