Cronista
Jorge Fonseca de Almeida Economista

Nome: Jorge Manuel Fernandes Fonseca de Almeida

Data Nascimento: 6 de Dezembro de 1959

Jorge Fonseca de Almeida Guerra comercial e confrontos militares 18.09.2018 Jorge Fonseca de Almeida
A história ensina-nos que as guerras comerciais desembocam não poucas vezes em conflitos armados de grande dimensão.
Jorge Fonseca de Almeida Negacionismo 11.09.2018 Jorge Fonseca de Almeida 123
Para solucionar qualquer problema, por mínimo que seja, é necessário começar por reconhecer que ele existe. Só depois dessa tomada de consciência se pode avançar para a identificação de causas e para a reflexão sobre possíveis remédios ou soluções.
Jorge Fonseca de Almeida A gig economy ou a economia dos biscastes 05.09.2018 Jorge Fonseca de Almeida 62
A gig economy, a economia dos biscates, alastra hoje para indústrias que até há pouco estavam ao abrigo da precarização. Paradoxalmente o nível crescente de escolarização contribui decisivamente para a precarização.
Jorge Fonseca de Almeida Racismo nas empresas 29.08.2018 Jorge Fonseca de Almeida 89
A forte reação dos consumidores mostra que estes não estão mais dispostos a tolerar comentários e atitudes racistas das empresas e dos empresários.
Jorge Fonseca de Almeida Porque não existem clubes de carros em Portugal? 21.08.2018 Jorge Fonseca de Almeida 39
Parece ser o negócio perfeito, ganha o clube, obtendo lucros, ganha o aderente, concretizando poupanças, ganha o Estado, arrecadando os impostos correspondentes, ganha o ambiente, reduzindo-se as emissões de CO2 e ganha a sociedade.
Jorge Fonseca de Almeida A economia como arma política: a Turquia destroçada 14.08.2018 Jorge Fonseca de Almeida 53
Ao duplicar, de um dia para o outro, as tarifas do aço e do alumínio e ao impor sanções ao Irão e à Rússia, parceiros económicos da Turquia, os Estados Unidos criaram uma situação explosiva para a economia turca.
Jorge Fonseca de Almeida Pidjiguiti e a história portuguesa contemporânea 07.08.2018 Jorge Fonseca de Almeida 251
Poucos acontecimentos tiveram uma repercussão tão longa e estrutural na História de Portugal como a revolta e, subsequente, massacre dos trabalhadores negros do porto de Pidjiguiti na Guiné-Bissau.
Jorge Fonseca de Almeida Um supermercado no Reino Unido e as vantagens da União Europeia 31.07.2018 Jorge Fonseca de Almeida 76
Podia agora comprovar os resultados dessa extraordinária visão estratégica de Soares e companhia. Sorri, enchi o peito de orgulho e preparei-me para comprar português em terras de Sua Majestade.
Jorge Fonseca de Almeida À portuguesa – Porque somos um país atrasado 24.07.2018 Jorge Fonseca de Almeida 109
Esta atitude de ignorante soberba, de nada saber mas convencer-se que se tem a solução para tudo, pesa nas nossas empresas e organizações e contribui para o secular atraso português.
Jorge Fonseca de Almeida Um museu contra a Humanidade 17.07.2018 Jorge Fonseca de Almeida 219
A democracia era condenada, o comunismo ilegalizado, o racismo aceite, a perseguição e a liquidação das minorias étnicas uma prática corrente. Assim se definia o espirito do tempo.