Cronista
Luís Bettencourt Moniz

Responsável de marketing no SAS Portugal. Docente convidado da Formação Avançada para Executivos da Católica Lisbon Business & Economics, Universidade Europeia e Escola Superior de Comunicação Social.

Vice-presidente da Data Science Portuguese Association. Co-autor do livro "52 Métricas de Marketing e Vendas".

Luís Bettencourt Moniz A panaceia da decisão em tempo real 16.01.2018 Luís Bettencourt Moniz 124
A decisão em tempo real não significa que seja no tempo certo, nem no canal mais importante. Decidir sobre quais os momentos, os canais, os contextos e as crenças dos consumidores e qual o papel no processo de decisão é complexo.
Luís Bettencourt Moniz A revelação do texto 30.05.2017 Luís Bettencourt Moniz 65
Posts, artigos, comentários, reclamações, questionários, relatórios, actas, tudo o que escrevemos em plataformas pode ser escrutinado, analisado e interpretado por algoritmos para retirar valor e perceber o "sentimento" de quem escreveu.
Luís Bettencourt Moniz Antropocêntricos, simples e complexos 02.05.2017 Luís Bettencourt Moniz 177
Inconscientemente não percebemos que tudo isto será substituído por algoritmos, por inteligência artificial e modelos que se encarregarão destas tarefas complicadas e pouco complexas.
Luís Bettencourt Moniz A imprevisibilidade, o divino e os algoritmos 07.03.2017 Luís Bettencourt Moniz 138
Se as componentes analíticas – algoritmos, inteligência artificial, etc – podem aumentar racionalmente o nosso conhecimento e detectar novas opções, logo, diminuímos a imprevisibilidade. Mas só aparentemente.
Luís Bettencourt Moniz Revolução de Maio, privacidade e segredos de polichinelo   07.02.2017 Luís Bettencourt Moniz 70
A revolução tem data marcada: Maio de 2018. O novo regulamento geral sobre a protecção de dados da UE implicará mudanças estruturais nos sistemas de informação e nos processos de marketing das empresas privadas e da administração pública central e local.
Luís Bettencourt Moniz Redes sociais e gerações em 2017 03.01.2017 Luís Bettencourt Moniz 124
São cerca de 2,3 mil milhões de utilizadores mundiais de redes sociais. Diferentes perfis, culturas e idades. Uma audiência apetecível para a publicidade.
Luís Bettencourt Moniz O ano em que o virtual e o artificial mais se ouvirão 06.12.2016 Luís Bettencourt Moniz 127
No próximo ano vamos assistir a alterações profundas no marketing, no digital e nos sistemas analíticos. Novo regulamento da protecção de dados exigirá novas formas de negócio. A realidade virtual vai ser a coqueluche da experiência do consumidor.
Luís Bettencourt Moniz Revolução e cultura analítica 15.11.2016 Luís Bettencourt Moniz 271
Não é o conhecimento operacional dos algoritmos genéticos, de árvores de decisão, de regressões ou de redes neuronais, que é necessário. É a capacidade de perceber as possibilidades e os limites.
Luís Bettencourt Moniz Canais digitais, eficiência e interacções com a marca 01.11.2016 Luís Bettencourt Moniz 104
Perceber quais os canais que geram tráfego e os mais eficientes no ecossistema digital, tanto em termos de conversão como em notoriedade da marca, é um dos temas na agenda dos directores de marketing.
Luís Bettencourt Moniz Experiência de cliente: nada de novo, mas tudo diferente 11.10.2016 Luís Bettencourt Moniz
Não temos dados, ou se temos estão perdidos algures. Temos dados mas não os sabemos analisar e quando sabemos analisar não temos tempo porque não é prioritário. E quando temos tempo e prioridade para analisar não temos tecnologia nem algoritmos.