Cronista
Manuel Falcão Jornalista

Manuel Falcão, jornalista, 54 anos, estudou Medicina, Fotografia, Comunicação, Guionismo e Produção. Fundou o Blitz e o Independente, trabalhou no Expresso, no Sete e na Visão, realizou programas de rádio na RFM, Rádio Clube Português, Antena Um e Antena Dois, foi Director do Centro de Espectáculos do CCB, Presidente do Instituto Português de Cinema, Administrador do Pavilhão Atlântico, Administrador das Ediçõers Valentim de Carvalho, Estúdios Valentim de carvalho e Valentim de Carvalho Televisão, fundador e Presidente da Associação de Produtores Independentes de Televisão, Administrador da EGEAC (empresa municipal de Lisboa na área da gestão de espaços culturais) e Director de Programas do 2º canal da RTP. Actualmente é Director Geral da Nova Expressão-Agência de Meios e trabalha na área de planeamento estratégico de publicidade.  Mantém colaborações regulares na imprensa, nomeadamente no "Jornal de Negócios" e no "Metro".

Manuel Falcão A esquina do Rio 18.05.2018 Manuel Falcão
A rotina portuguesa é esta: não há semana em que não surja um escândalo - seja de corrupção entre os políticos, seja em clubes de futebol.
Manuel Falcão A esquina do Rio 11.05.2018 Manuel Falcão
A maioria das câmaras municipais não tem planos de acção contra tragédias, em particular incêndios florestais ao contrário do previsto, o Governo não penalizou as câmaras sem planos anti-fogos
Manuel Falcão A esquina do Rio 04.05.2018 Manuel Falcão
Na semana passada, dei com esta imagem que aqui se reproduz - um bar londrino afirma-se como o verdadeiro Tinder 3D, que proporciona prováveis acasalamentos ao vivo, em vez de ocorrerem no espaço virtual do digital.
Manuel Falcão A esquina do Rio 27.04.2018 Manuel Falcão
Pouca gente terá reparado que o Governo andou a fazer uma luta surda com a RTP até conseguir o que queria - ter uma palavra a dizer na composição do conselho de administração da empresa concessionária do serviço público de Rádio e Televisão.
Manuel Falcão A esquina do Rio 20.04.2018 Manuel Falcão
Costuma dizer-se que resultados passados não garantem rendimentos futuros. Esta semana percebemos que na Assembleia da República, expoente máximo da política à portuguesa, não é assim.
Manuel Falcão A esquina do Rio 13.04.2018 Manuel Falcão 52
Enquanto Costa andou a evocar a I Guerra Mundial com Marcelo, em França, e, depois, foi saudar Theresa May a Londres, Mário Centeno ficou em Portugal a ser o bombo da festa dos partidos que sustentam o Governo.
Manuel Falcão A esquina do Rio 06.04.2018 Manuel Falcão
Esta semana, o tema dos subsídios à actividade cultural irrompeu de forma estridente. O financiamento da Cultura é sempre um problema, seja qual for o Governo, os candidatos e projectos são sempre acima das verbas disponíveis e as coisas pioram quando há arrogância do poder associada a incompetência
Manuel Falcão A esquina do Rio 29.03.2018 Manuel Falcão 26
Caso ainda não tenham notado, anda meio mundo aflito com o Regulamento Geral de Protecção de Dados, que é suposto entrar em vigor a 25 de Maio próximo.
Manuel Falcão A esquina do Rio 23.03.2018 Manuel Falcão
Soube-se esta semana que o Governo não autorizou o reforço de meios humanos e materiais que lhe foi solicitado em tempo oportuno, e por diversas ocasiões, em relação ao combate aos incêndios, nomeadamente os de Outubro de 2017.
Manuel Falcão A esquina do Rio 16.03.2018 Manuel Falcão
Estamos perigosamente a caminhar para um mundo de fantasia onde o efémero se sobrepõe a qualquer estratégia coerente de salvaguarda do que existe e de desenvolvimento coerente. Vivemos na ilusão da prosperidade com um Estado que só pensa em pagar-se a si próprio sem cuidar das suas funções.