Cronista
Manuel Falcão Jornalista

Manuel Falcão, jornalista, 54 anos, estudou Medicina, Fotografia, Comunicação, Guionismo e Produção. Fundou o Blitz e o Independente, trabalhou no Expresso, no Sete e na Visão, realizou programas de rádio na RFM, Rádio Clube Português, Antena Um e Antena Dois, foi Director do Centro de Espectáculos do CCB, Presidente do Instituto Português de Cinema, Administrador do Pavilhão Atlântico, Administrador das Ediçõers Valentim de Carvalho, Estúdios Valentim de carvalho e Valentim de Carvalho Televisão, fundador e Presidente da Associação de Produtores Independentes de Televisão, Administrador da EGEAC (empresa municipal de Lisboa na área da gestão de espaços culturais) e Director de Programas do 2º canal da RTP. Actualmente é Director Geral da Nova Expressão-Agência de Meios e trabalha na área de planeamento estratégico de publicidade.  Mantém colaborações regulares na imprensa, nomeadamente no "Jornal de Negócios" e no "Metro".

Manuel Falcão A esquina do Rio 19.05.2017 Manuel Falcão
Esta semana dei comigo a pensar que vivemos a duas velocidades: o país tem uma política, Lisboa tem outra.
Manuel Falcão A esquina do Rio 12.05.2017 Manuel Falcão 62
Não sei se já repararam, mas depois das obras recentes os grandes cruzamentos da Avenida da República, em Lisboa, já só funcionam com a presença da polícia municipal.
Manuel Falcão A esquina do Rio 05.05.2017 Manuel Falcão 51
Já sabemos que nas próximas autárquicas vamos ter mais candidaturas independentes. Já percebemos que alguns ex-autarcas saíram dos partidos pelos quais foram eleitos e decidiram correr à margem dos aparelhos partidários que lhes deram a primeira encarnação.
Manuel Falcão A esquina do Rio 28.04.2017 Manuel Falcão
A 25 de Abril de 1974, o fotojornalista Alfredo Cunha, então no início da sua carreira, fez uma imagem do capitão Salgueiro Maia que ficou para a História, e que se tornou numa das suas fotografias mais conhecidas.
Manuel Falcão A esquina do Rio 21.04.2017 Manuel Falcão
Em 1578, D.Sebastião foi derrotado em Marrocos, na Batalha de Alcácer-Quibir, terminando aí o período da expansão portuguesa, iniciado com a vitória na Batalha de Aljubarrota.
Manuel Falcão A esquina do Rio 13.04.2017 Manuel Falcão
No meio das celebrações nacionais dos êxitos da geringonça, em Lisboa, Fernando Medina resolveu eleger como seu inimigo principal uma junta de freguesia que é um dos maiores redutos eleitorais do PCP, Carnide.
Manuel Falcão A esquina do Rio 07.04.2017 Manuel Falcão 43
É uma coincidência notável que na mesma semana estreie o filme sobre Paula Rego e seja editada uma nova pérola do arquivo de Amália Rodrigues, desta vez sobre a sua carreira em Itália.
Manuel Falcão A esquina do Rio 31.03.2017 Manuel Falcão
Sábado é dia 1 de Abril e esperam-se as habituais manchetes de jornais com as mentiras que são a tradição da data. Mas o meu palpite é que este ano vamos ter imensos dias da mentira.
Manuel Falcão A esquina do Rio 24.03.2017 Manuel Falcão 75
À medida que se vai desenrolando a meada dos problemas da banca portuguesa, fica-se com uma certeza: durante cerca de uma década, já neste século, instituiu-se um grupo de pessoas e de empresas que concentraram em si um endividamento sistemático que foi rodando de banco para banco
Manuel Falcão A esquina do Rio 17.03.2017 Manuel Falcão
Uma das manifestações da esquizofrenia é a dificuldade em distinguir o que é ou não é real. Quando olho para algumas coisas que se passam neste rectângulo à beira-mar plantado, penso que há aqui um ar esquizofrénico que se traduz em dois discursos
pub