Cronista
Manuela Arcanjo Economista

Professora universitária (ISEG) e investigadora.

Manuela Arcanjo A temperatura vai continuar a subir 07.09.2017 Manuela Arcanjo
Outubro será marcado pela apresentação do Orçamento do Estado ao Parlamento e pelas eleições autárquicas. Adicionalmente, trata-se do penúltimo OE do Governo, negociado com o BE, o PCP e os Verdes.
Manuela Arcanjo A cultura da tolerância 13.07.2017 Manuela Arcanjo
Além de negligência séria da hierarquia militar, a justificação de falta de recursos financeiros para instalar a videovigilância (pouco mais de 90 mil euros) é uma falácia.
Manuela Arcanjo Montepio, Santa Casa e uma ajuda indirecta do Estado 15.06.2017 Manuela Arcanjo 28
Associação Mutualista Montepio Geral, com uma actividade não questionada, é detentora da Caixa Económica Montepio Geral (CE).
Manuela Arcanjo Viver mais e trabalhar mais 18.05.2017 Manuela Arcanjo
O envelhecimento da população e o aumento da esperança de vida aos 65 anos tem sido, e continuará a ser, a principal determinante das reformas dos sistemas europeus de pensões.
Manuela Arcanjo Decisões políticas 13.03.2017 Manuela Arcanjo
A tomada de decisão nas políticas públicas exige uma avaliação cuidadosa das condições de implementação, de eventuais problemas e, não menos importante, de possíveis situações de injustiça.
Manuela Arcanjo Público, privado e social 30.01.2017 Manuela Arcanjo
O argumento do menor custo é, na maioria das vezes, uma falácia. A diferença é que a despesa pública directa é conhecida enquanto as transferências financeiras para os outros dois sectores não tem idêntica transparência.
Manuela Arcanjo Preocupação, irritação e um elogio 05.12.2016 Manuela Arcanjo
Ao contrário do que é habitual não me dedico hoje a uma análise temática. São apenas algumas notas sobre assuntos diversos, a nível externo e interno, que suscitam efeitos que deram origem ao título.
Manuela Arcanjo Muitas medidas e pouca estratégia 03.10.2016 Manuela Arcanjo
As medidas vão surgindo - até para 2018 -, mas parece continuar a faltar uma verdadeira estratégia promotora do crescimento económico.
Manuela Arcanjo Elevada qualificação e baixo salário 05.09.2016 Manuela Arcanjo
Os actores políticos - governos e oposição - referem frequentemente que Portugal nunca teve uma geração tão qualificada, isto é, com formação superior (licenciatura, mestrado e doutoramento). Assim é, de facto.
Manuela Arcanjo Uma Europa desorientada e um país sempre em défice  11.07.2016 Manuela Arcanjo
Comecemos por uma questão formal: nos termos dos tratados, são os Estados-membros (EM) que são avaliados no cumprimento, ou não, dos critérios estabelecidos para avaliação das finanças públicas. É, portanto, Portugal que pode vir a ser sancionado.
pub