Cronista
Manuela Arcanjo Economista

Professora universitária (ISEG) e investigadora.

Manuela Arcanjo O segundo órgão de soberania 04.01.2018 Manuela Arcanjo
A democracia tem custos a que nenhum português se opõe, mas importa que sob a capa democrática não se estejam a permitir aplicações ilegais de fundos obscuros.
Manuela Arcanjo Descongelamento de carreiras   29.11.2017 Manuela Arcanjo
Conseguimos imaginar que numa grande empresa privada, os trabalhadores de um determinado departamento tivessem um tratamento de privilégio face a todos os outros? Claro que não.
Manuela Arcanjo Linhas vermelhas 02.11.2017 Manuela Arcanjo 26
Ouvir, sem sair da sala, o tom e as ameaças de um antiquíssimo presidente da Associação Nacional de Bombeiros é um mau sinal. O PM é forte em conter as emoções, mas deixa de o ser ao não fixar qualquer linha vermelha.
Manuela Arcanjo A temperatura vai continuar a subir 07.09.2017 Manuela Arcanjo
Outubro será marcado pela apresentação do Orçamento do Estado ao Parlamento e pelas eleições autárquicas. Adicionalmente, trata-se do penúltimo OE do Governo, negociado com o BE, o PCP e os Verdes.
Manuela Arcanjo A cultura da tolerância 13.07.2017 Manuela Arcanjo
Além de negligência séria da hierarquia militar, a justificação de falta de recursos financeiros para instalar a videovigilância (pouco mais de 90 mil euros) é uma falácia.
Manuela Arcanjo Montepio, Santa Casa e uma ajuda indirecta do Estado 15.06.2017 Manuela Arcanjo 28
Associação Mutualista Montepio Geral, com uma actividade não questionada, é detentora da Caixa Económica Montepio Geral (CE).
Manuela Arcanjo Viver mais e trabalhar mais 18.05.2017 Manuela Arcanjo
O envelhecimento da população e o aumento da esperança de vida aos 65 anos tem sido, e continuará a ser, a principal determinante das reformas dos sistemas europeus de pensões.
Manuela Arcanjo Decisões políticas 13.03.2017 Manuela Arcanjo
A tomada de decisão nas políticas públicas exige uma avaliação cuidadosa das condições de implementação, de eventuais problemas e, não menos importante, de possíveis situações de injustiça.
Manuela Arcanjo Público, privado e social 30.01.2017 Manuela Arcanjo
O argumento do menor custo é, na maioria das vezes, uma falácia. A diferença é que a despesa pública directa é conhecida enquanto as transferências financeiras para os outros dois sectores não tem idêntica transparência.
Manuela Arcanjo Preocupação, irritação e um elogio 05.12.2016 Manuela Arcanjo
Ao contrário do que é habitual não me dedico hoje a uma análise temática. São apenas algumas notas sobre assuntos diversos, a nível externo e interno, que suscitam efeitos que deram origem ao título.